6 perguntas para direcionar o estudo de sociologia para o Enem
Conheça os principais teóricos e descubra como a matéria costuma ser abordada pelo exame
Estudar sociologia é fundamental para o estudante mandar bem no ENEM. É muito comum alguns alunos comentarem que não sabem por onde devem começar. Se esse é o seu caso: relaxe!
O professor Braian revelou várias dicas que vão nos dar um norte. Ele mostrou como a matéria costuma ser abordada no exame, quais são os teóricos que aparecem com mais frequência e arriscou o palpite de alguns temas que podem cair.
Confira o nosso bate-papo e veja como organizar os seus estudos:
Em primeiro lugar, o que é a Sociologia?
“A Sociologia é a ciência que estuda a sociedade”, comenta Braian. O professor explica que ela é considerada uma ciência porque possui um método, um objetivo e uma área de atuação específica.
Vale ressaltar que existem várias linhas de sociologia, mas todas têm o mesmo objeto de estudo: a sociedade.
Quais são os tipos de sociologia abordados pelo ENEM?
Quando falamos de ENEM é preciso diferenciar a Sociologia Brasileira da Sociologia em Geral.
“O ENEM costuma abordar mais a Sociologia Brasileira”, conta o professor. Para se ter uma ideia, quase metade da prova é composta por questões relacionadas aos pesquisadores brasileiros.
“É justamente por isso que a maioria das aulas gravadas de sociologia estão num bloco extenso de Sociologia do Brasil”, explica Braian.
Ou seja, se querem uma dica: foquem nas principais pesquisas do Brasil e reservem um tempo maior para ver e rever os sociólogos brasileiros – mesmo porque o ENEM é uma prova que adora falar de temas nacionais.
Quais são os principais nomes da sociologia que devemos estudar para o ENEM?
Quando falamos em sociologia, logo associamos à Sociologia em Geral (aquela que surgiu na Europa). Nesse contexto temos três destaques: Marx, Weber e Durkheim. Eles são considerados os “Pais da Sociologia”.
Já em relação à Sociologia Brasileira, devemos nos atentar a alguns historiadores como Sérgio Buarque de Holanda, Roberto DaMatta, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes e Gilberto Freyre.
“Sérgio Buarque caiu nas últimas edições do ENEM e pode ser que caia de novo”, alerta o professor.
Existe algum tema mais recorrente?
Tem os temas clássicos como o trabalho, política e alguns contrastes sociais – já que o Brasil é um país cheio de contrastes na sociedade. “O ENEM e os vestibulares sempre dão um jeitinho de abordar esses temas”, declara Braian.
Agora, qual é a abordagem: é uma caixa de surpresa.
O ENEM costuma pedir aos alunos que eles relacionem as atualidades com os conceitos da sociologia? Como são formuladas as questões?
“Geralmente os temas mais atuais vêm na redação. O que costuma aparecer em vestibular e em ENEM são temas mais clássicos”, explica o professor.
Braian explica que eles pegam nomes consagrados como Marx ou Sérgio Buarque e até podem fazer um paralelo com assuntos atuais, mas a questão vai exigir um conhecimento do aluno sobre aquele sociólogo e suas teorias.
Por fim, uma curiosidade: por que Durkheim é o Pai da Sociologia?
Ele é considerado o pai da sociologia porque foi o primeiro estudioso a formular e aplicar a sociologia.
Na verdade, quem formulou a ideia de sociologia foi o Auguste Comte, mas ele não é um sociólogo. Quem realmente colocou em prática a atividade sociológica como uma ciência foi o Durkheim.