Um dos grandes desafios dos alunos do Ensino Médio é conseguir criar uma estratégia de estudo personalizado, tornando sua preparação mais estratégica. Todo ponto importa e quanto melhor for sua preparação, maiores as chances de superar o ponto de corte e conquistar a sua vaga.
Mas como alcançar esse ponto? Vem com a gente! Vamos trazer as principais técnicas de estudo, dicas de organização e tudo que você precisa para sair do Ensino Médio direto para seu sonhado curso no Ensino Superior. Boa leitura!
Um dos primeiros pontos que vai ajudar a organizar o seu estudo é ter um cronograma de estudos personalizado para sua rotina. Muitas pessoas buscam modelos online e depois não conseguem cumpri-lo.
Afinal, como você pode seguir o mesmo modelo adotado por outra pessoa, sendo que vocês possuem rotinas, rendimentos e preferências de estudo diferentes uns dos outros, além de quererem passar em cursos diferentes?
Por isso, contar com um cronograma de estudos personalizado, feito para sua rotina, é um diferencial importante para sua estratégia de estudo. E se puder ter isso de forma fácil, sem precisar quebrar a cabeça para montar esse plano, melhor ainda.O cronograma de estudos deve ir além da grade de horários que você dedicará ao longo da semana, mas também pensar em quais conteúdos serão estudados naquele dia. Isso ajudará a ter certeza de que conseguirá estudar todo o edital até o dia da prova.
Como você organiza o seu espaço quando vai estudar? Deixar tudo preparado para poder se concentrar e ter o melhor rendimento pode ser fundamental.
Isso ajuda para que seu cérebro entenda: aquele momento é o dedicado aos estudos e o foco no aprendizado deve ser total. Além disso, o planejamento permite a gerenciar as distrações (como colocar o celular no modo avião, comunicar à família para não interromper você naquele momento, ir para um lugar mais tranquilo, entre outros).
E, também, analisar se as suas conexões de rede estão funcionando ou se vale a pena ir para outro espaço (como centros de estudo, bibliotecas, cafés, entre outros), já que muito provavelmente você utilizará recursos educacionais online para sua jornada.
Algumas dicas de estudo que ajudam a ter um melhor planejamento e organização são:
Ainda que você poder rever um conteúdo enquanto está esperando um evento (como uma consulta médica, antes de uma aula), preso no trânsito ou no transporte público, é muito importante ter um momento dedicado para seus estudos, com toda a preparação que listamos anteriormente.
Você já pensou em como as técnicas de estudo podem influenciar em seus resultados? Se a resposta for “não”, ou se não conhece os principais métodos que podem ser adotados, continue lendo, que apresentaremos aqueles que vão proporcionar bons resultados na prova e sua aprovação.
Você tende a fazer um blocão de estudos sobre um determinado tema no seu dia? Saiba que há outra forma de fazer isso mais eficientemente.
Em vez de estudar 4 horas seguidas, tente estudar 2 horas, faça uma pausa (por exemplo, pratique uma atividade física nesse momento) e depois faça outro bloco de 2 horas.
Isso ajuda a sua cabeça a descansar, arejar e evita aquela sensação de cansaço que bate ao final de um longo período de estudos.
Faça exercícios e simulados para testar, na prática, se realmente entendeu um conteúdo ou se aconteceu algum ruído. Muitas vezes, achamos que entendemos 100% algo, mas algo ficou sem entender e podemos errar na hora da prova.
Fazer os exercícios antes da prova ajuda nesse ponto. Afinal, o momento de falhar é durante o treino – no jogo, é preciso ter o melhor aproveitamento possível.
Além disso, é uma forma de ter maior contato já com a dinâmica da prova, evitando um baque no dia do exame. Insira momentos de teste prático na sua rotina.
Outra técnica interessante de estudo é treinar a autoexplicação. Pegue um tema que você acabou de estudar e experimente explicar para si mesmo o que acabou de ver. Isso ajuda a gerar ótimos resultados.
Isso porque é outra forma de lidar com o conteúdo, além de ser uma espécie de processo de “ensinar”, mas está fazendo isso para você. Os resultados podem ser incríveis.
Se você tem a tendência de estudar apenas uma matéria por dia, é hora de mudar isso! Outra técnica importante é realizar a alternância de disciplinas após um determinado tempo.
Vamos a um exemplo prático: se em um dia, seu planejamento é estudar 2 horas, intercale duas matérias (por exemplo, matemática e história). Isso pode proporcionar melhores resultados.
Você já pensou em como um simples “por quê?” pode ajudar na compreensão de um tema? Quando sabemos responder a essas questões, torna-se muito mais fácil assimilar um conteúdo.
Quer ver um exemplo prático disso? Tente explicar, para você mesmo, agora, a resposta dessa pergunta: “Por que a Grécia é considerada o berço da democracia ocidental?”.
Quando você começar a articular essa explicação, vai perceber quais são as questões que domina sobre o tema e o que não está tão claro e precisa de revisão. Isso pode ajudar, inclusive, na revisão para redação.Também vale para saber responder questões discursivas, que também estão presentes em alguns vestibulares específicos de determinadas instituições.
Dentro de todos os métodos que listamos anteriormente, pode surgir algum momento de dúvida, no qual você gostaria de poder conversar com alguém para entender melhor alguma questão. A tutoria virtual se torna sua maior aliada e é um dos recursos educacionais mais revolucionários para quem está se preparando para o Enem.
Essa plataforma, baseada em Inteligência Artificial, consegue entender a sua pergunta e oferece a melhor resposta possível para a questão. Se ainda tiver ficado alguma dúvida, sem problemas: explique isso e a plataforma apresentará uma nova forma de falar, que poderá ser mais didática.
Além disso, a tutoria online permite perguntar como se resolve uma questão na qual você está perdido. Terminou sua lista de exercícios fornecida pelo cursinho online EaD? Peça mais para a tutoria virtual!Com isso, você estará sempre aperfeiçoando seus estudos! Conte com essa plataforma como um suporte interessante para sua jornada.
Você provavelmente nunca aprendeu sobre como organizar seu tempo na hora da prova, não é mesmo? E acredite, esse é um ponto que pode impulsionar seus resultados no exame.
Por ser um conhecimento tão importante, separamos um tópico aqui para ajudá-lo a adotar isso em sua rotina.
Em primeiro lugar, seu tempo para estudos precisa ser realista. Não adianta pensar, por exemplo, em 8 horas por dia, se você faz atividades físicas, pratica esportes, estuda e ainda tem outras atividades no seu dia a dia.
Isso só trará maior frustração e impactará sua saúde emocional. E o resultado poderá ser menos produtividade. Nada bom, não é mesmo?
Seja para seus estudos ou, até mesmo, durante a prova, o Pomodoro é um grande aliado para manter-se concentrado e ter períodos de descanso ao mesmo tempo. Nessa técnica, você estuda em ciclos:
Isso forma um ciclo. Após 4 ciclos, você pode fazer uma pausa maior (por exemplo, de 30 minutos). Assim, você evita o esgotamento durante seus estudos e pode ser adotado, também, durante a prova, sabia?
Você não pode utilizar relógio nos vestibulares e Enem, mas os fiscais são obrigados a avisar a cada 30 minutos. Com isso, a cada aviso, faça uma pequena pausa (por exemplo, indo ao banheiro ou parando por um tempo).
Um hábito que tendemos a fazer é aproveitar as pausas dos estudos para visitar as redes sociais ou responder os amigos. Evite fazer isso!
Em primeiro lugar, as redes sociais não são um descanso em si, porque elas geram outros tipos de estímulo em seu cérebro com o volume de informações. O ideal é desacelerar, levantar e tomar uma água, respirar ou alongar.
O bom dos simulados é a possibilidade de fazer uma prova com a estrutura do Enem como teste. E isso inclui, também, o gerenciamento de tempo. Isso porque o tempo médio para resolver cada questão é de 3 minutos.
Ao treinar com um modelo semelhante ao da prova original, é possível identificar quanto tempo gasta por questão e pensar em estratégias que ajudarão a evitar descontrole do tempo durante a prova.
A Inteligência Artificial também pode fazer parte da sua rotina de estudos, sabia? Usando-a da melhor forma, ela pode ajudar a turbinar seus resultados. Mas como isso pode ser feito? Vamos trazer alguns exemplos a seguir:
A hora de se preparar para o Enem e vestibulares é agora! E com a Inteligência Artificial, você terá um up nos seus estudos. Conheça o Tutor IA, o tutor online do Stoodi.
Com ele, você terá todo o suporte que um tutor pode proporcionar, mas 24 horas por dia, 7 dias por semana, com feedback imediato! Aproveite essa novidade e experimente!
Teste e faça sua pergunta – o Tutor IA é gratuito para assinantes Stoodi!
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…