Próximos vestibulares de medicina: conheça os 6 principais

Próximos vestibulares de medicina: conheça os 6 principais

É um vestibulando de Medicina? Então, você já deve saber que organização é um dos pilares da sua preparação, seja você um marinheiro de primeira viagem ou alguém já mais experiente no assunto.

Então, agora, chegou a hora de descobrir quais são os próximos vestibulares de Medicina e começar a se organizar para não perder nenhuma data de inscrição e, claro, a fazer as suas pesquisas sobre o funcionamento de cada prova.

Tudo pronto? Então, pegue o seu papel e caneta e se prepare para fazer algumas anotações sobre alguns dos vestibulares de Medicina mais populares do Brasil — e que estão prestes a começar um novo ciclo!

Quais são os próximos vestibulares de Medicina?

Agora, é hora de você conhecer alguns dos vestibulares de Medicina que estão se aproximando. Vamos lá!

Próximos vestibulares de medicina

1. Enem

Começaremos pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o maior vestibular do Brasil! Essa prova oferece vagas em Medicina em todas as instituições federais do Brasil, além de algumas faculdades estaduais também.

A prova funciona da seguinte maneira: são dois domingos seguidos de aplicação, com duração média de 5 horas em cada dia. No primeiro domingo, são aplicadas as provas de Ciências Humanas, Língua Portuguesa e Redação. No segundo, é hora de Ciências da Natureza e Matemática.

A prova é composta, ao todo, por 180 questões e o seu calendário para 2022/2023 é:

  • data de inscrições: 9 a 20 de maio de 2022;
  • data das provas: 13 e 20 de novembro de 2022.

2. Fuvest

Depois, temos a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), a prova que seleciona estudantes para a USP (Universidade de São Paulo). Esse exame concede vagas para os campi de Medicina de São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. 

A prova é dividida em duas fases. A primeira é aplicada em um único dia (4 de dezembro de 2022), com 90 questões de todas as matérias. A segunda fase é feita em dois dias (8 e 9 de janeiro de 2023). O primeiro dia é dedicado à redação e às questões (dissertativas) de Língua Portuguesa. No segundo, o candidato responderá questões de Física, Química e Biologia. As inscrições para o vestibular 2022/2023 começam dia 15 de agosto!

3. Unesp

O vestibular da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) também está chegando, embora ainda não tenha divulgado as suas próximas datas. Essa prova também tem 5 horas de duração e seleciona estudantes para o campus de Botucatu.

A primeira fase tem 90 questões objetivas. Na segunda, são aplicadas 60 questões (também de múltipla escolha) e uma redação. Fique de olho para garantir a sua aprovação em um dos melhores cursos de todo o país!

4. Unicamp

Depois, temos a Unicamp, ou seja, a Universidade de Campinas. Essa é outra instituição muito renomada e com grande concorrência quando o assunto é o curso de Medicina. As inscrições começam em 1 de agosto, então fique esperto!

A prova da Unicamp também é dividida em duas fases. A primeira é composta por 90 questões de múltipla escolha. A segunda, aplicada em dois dias, tem questões dissertativas e duas redações (que costumam ser bem diferentes das quais estamos acostumados). É uma prova única e cheia de características marcantes.

5. FAMERP

A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) também ainda não divulgou o seu calendário de provas para a temporada 2022/2023, mas fique de olho que o grande dia está chegando!

Essa prova é dividida em dois dias. No primeiro, o candidato responde 80 questões objetivas, como em uma primeira fase. No segundo, são feitas questões de Física, Biologia e Química e a redação. Normalmente, os exames são aplicados em dezembro e, por isso, as inscrições devem começar no segundo semestre.

6. FAMEMA

Por fim, temos a Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), outra importante instituição para quem seguir carreira na área médica. Com muita tradição e respeito, ainda não há datas definidas para o calendário de provas e inscrições do próximo ano. Mais uma vez, é importante ficar atento às novidades.

A prova é composta de uma fase, mas é aplicada em 3 dias. No primeiro, há os testes de Química e Biologia, com questões dissertativas. No segundo, 40 questões objetivas sobre Matemática, Português, Inglês, História, Geografia e Física. Por fim, há uma data dedicada exclusivamente para a redação.

Essas são as únicas opções?

É claro que não!

Há, também, as opções de vestibulares de instituições particulares. É provável que exista uma alternativa boa perto de você. Por isso, é importante se informar também em sua região e lembre-se: muitas dessas faculdades aceitam o Prouni (Programa Universidade para Todos) ou o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) como alternativas para ingresso.

Como me preparar para o vestibular de Medicina?

A preparação para o vestibular de Medicina depende de muitos fatores. É preciso que você se organize, foque e ainda assim, descanse e viva a sua vida. O equilíbrio é o melhor caminho para que você seja constante e não acabe desistindo no meio do percurso.

De qualquer forma, considere fazer um investimento em um cursinho pré-vestibular. Ele pode até mesmo ser online, como é o caso do Stoodi! Assim, você economiza tanto nas mensalidades, quanto com transporte e com o seu tempo.

Nos cursinhos, você verá toda a matéria de maneira direcionada, sem enrolação. E ainda contará com apoio de professores que realmente entendem sobre vestibular. No Stoodi, você estuda quando quiser e tem acesso à correção de redações, um Plano de Estudos personalizado e muito mais. Não perca tempo!

E então, gostou de saber mais sobre os próximos vestibulares de Medicina? Agora, é hora de você começar a sua organização para a maratona de provas que está por vir. Não deixe isso para depois, hein?

Se quiser continuar se informando sobre as datas das provas que ainda não foram divulgadas ou qualquer outra novidade, curta a página do Stoodi no Facebook e fique por dentro de tudo sobre o mundo dos vestibulares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *