Vestibulares de medicina no nordeste que utilizam a prova tradicional

Vestibulares de medicina no nordeste que utilizam a prova tradicional

Você é do nordeste do Brasil ou está pensando em se mudar para lá? Além disso, tem o sonho de fazer Medicina? Então, este post é especialmente para você. Não mude de página, hein?

Foi pensando nos futuros médicos nordestinos que criamos este conteúdo. Ele é uma lista com algumas das principais instituições de ensino superior que ofertam o curso de Medicina na região nordeste. E um spoiler: todas são top de linha!

E então, quer saber mais sobre os vestibulares de Medicina no nordeste e começar, assim, a se organizar para as provas que estão por vir? Prepare o papel e caneta ou o bloco de notas e continue a leitura para descobrir alguns nomes de respeito. Vamos lá!

Quais são os principais vestibulares de Medicina no nordeste?

Logo de cara, vamos descobrir quais são alguns dos vestibulares tradicionais mais famosos da região nordeste!

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Conhecida carinhosamente como a “Bahiana”, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública é uma instituição particular e, também, uma das mais tradicionais do estado da Bahia. 

Fundada em 1952, há duas unidades na capital baiana, Salvador. A faculdade conta também com outros cursos na área da saúde — como Enfermagem e Odontologia — e também algumas pós-graduações.

Faculdade Pernambucana de Saúde

A FPS é outra instituição privada muito tradicional da região nordeste. Localizada em Recife, capital de Pernambuco, ela foi fundada em 2005 a partir da união entre algumas entidades de saúde e educação.

A Faculdade Pernambucana de Saúde utiliza uma metodologia de ensino que prepara os estudantes a lidarem com casos clínicos desde o começo do curso, sendo esse um dos seus grandes diferenciais.

UNIFACS 

A Universidade de Salvador também está localizada na capital da Bahia e tem como foco a oferta de uma educação de qualidade, com foco na inovação e na humanização dos processos de saúde.

É um curso integral, o que significa que há uma carga horária bem ampla e muitas oportunidades de aprendizado por parte dos estudantes.

UEMASUL

O curso de Medicina da UEMASUL (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão) é ministrado em um campus localizado em Imperatriz, a 600 km da capital do estado, São Luís.

É uma graduação jovem, que começou a funcionar entre 2019 e 2020. Por isso, ainda não conta com uma turma formada, mas conta com infraestrutura adequada para as aulas e tem tudo para se tornar um dos grandes cursos da região nordeste!

Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

A nossa representante paraibana na lista é a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, mais uma instituição privada. Um dos pilares dessa faculdade está no ensinamento das diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), promovendo uma educação cidadã e com foco na comunidade.

Ela está localizada na capital do estado, João Pessoa, e foi fundada em 2002. Um curso jovem, porém cheio de histórias para contar!

UECE

Localizado na capital do estado (Fortaleza), o curso de Medicina da UECE (Universidade Estadual do Ceará) é um dos mais tradicionais do Brasil. Por ser uma instituição pública, você também pode ingressar por outros meios, como falaremos mais à frente.

O vestibular da UECE é dividido em duas fases, sendo ambas com questões objetivas. Vale a pena tentar! 

Faculdade AGES

Por fim, temos o curso de Medicina da Faculdade AGES, também localizado no estado da Bahia. Essa instituição de ensino é famosa por seus cursos na área da saúde, que estão entre os melhores da região.

Os campi de Medicina estão localizados nas cidades de Jacobina e Irecê, levando uma educação de qualidade a algumas das regiões mais remotas do estado.

Há outra maneira de entrar em uma faculdade de Medicina no nordeste?

Claro que sim! 

Outra possibilidade de ingresso em muitas faculdades de Medicina da região nordeste é a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Essa prova — que é aplicada em dois dias e tem 180 questões objetivas, além de uma redação — tem a sua nota utilizada para duas finalidades: o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade para Todos).

O primeiro oferece vagas em instituições públicas federais e estaduais — mas nem todas as faculdades desse tipo aderiram ao Sisu e algumas continuam com os seus vestibulares próprios.

O Prouni, por sua vez, é um programa que contempla as faculdades particulares, concedendo bolsas de estudo de 50% ou 100% para estudantes que se enquadrem nos requisitos.

Há, ainda, uma terceira opção: o uso da nota do Enem como ingresso direto em faculdades privadas. Algumas substituem o seu vestibular tradicional com essa pontuação e, por isso, pode ser interessante fazer a prova e tentar a conquista de uma vaga por esses meios!

Como conquistar uma vaga em Medicina no nordeste?

Medicina no nordeste

Seja pelo Enem ou pela realização de vestibulares próprios, uma coisa é certa: você precisa estudar muito para conseguir a sua vaga em uma faculdade de Medicina. A concorrência é muito alta e a maioria delas não oferece tantas colocações assim anualmente. É um curso para poucos!

Então, para garantir que o seu nome estará na lista de aprovados, algumas recomendações são:

  • ter um cronograma de estudos;
  • fazer simulados e provas antigas;
  • resolver muitos exercícios;
  • fazer revisões;
  • treinar a redação e muito mais!

Para finalizar, uma dica que não pode ser deixada de lado: a ajuda de um cursinho pré-vestibular nesse processo. Com o Stoodi, que é totalmente online, você tem acesso a recursos muito valiosos para a sua preparação. E a notícia mais bacana é que contamos com um plano especial para os vestibulandos de Medicina, o StoodiMed

E aí, gostou de conhecer essas opções de vestibulares de Medicina no nordeste? Tomara que sim! Esperamos que a lista tenha deixado você bem inspirado para dar o pontapé inicial em seus estudos e iniciar uma nova e empolgante fase da sua vida.

Aproveite o embalo e, então, conheça o Plano de Estudos do Stoodi! Saiba como ele funciona, quais são as suas vantagens e porque é uma ideia interessante fazer parte desse cursinho online que é referência em todo o Brasil. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *