10 Melhores universidades da América Latina
As melhores universidades da América Latina possuem grandes representantes brasileiros, mas também de outros países, como o Chile, Peru e Colômbia. Nosso guia foi montado de acordo com o ranking Times Higher Education (THE), conhecido e respeitado em todo o mundo.
Portanto, abaixo você conhecerá aquelas que são consideradas como as melhores universidades da América Latina, de acordo com o ranking THE, além de também conferir as posições das universidades brasileiras no Ranking Universitário Folha, o RUF, aqui mesmo do Brasil.
Confira!
O que é o Times Higher Education?
Antes mesmo de conferirmos o guia com as 10 melhores universidades de toda a América Latina, é interessante que entenda o que é e como funciona o ranking que usaremos como base para elencar as instituições.
Times Higher Education (THE), anteriormente The Times Higher Education Supplement (The Thes), é uma revista britânica que relata especificamente notícias e questões relacionadas ao ensino superior.
O ranking é construído por meio de 10 milhões de pontos, com dados de 2.500 instituições de 93 países, formando então uma lista com as melhores universidades do mundo.
Os critérios utilizados para criar o ranking são:
Teaching (ensino)
A métrica “Teaching” é medida por cinco indicadores de desempenho: pesquisa de reputação, proporção de funcionários por alunos, proporção de alunos de doutorado por alunos de graduação, número de doutorados concedidos por corpo docente e receita institucional.
Research (Pesquisa científica)
A métrica “Research” é medida por uma pesquisa de reputação, que mostra como a pesquisa universitária é percebida pelos pares acadêmicos; receita de pesquisa, que indica a importância e a qualidade da pesquisa; e produtividade da pesquisa, que indica quanta pesquisa de alta qualidade é publicada pelos acadêmicos da instituição.
Citations (Citações)
É medido pelo número de vezes que o trabalho de um acadêmico daquela universidade é citado por outro acadêmico.
Industry income (Renda da indústria)
Indica o impacto comercial da pesquisa de uma instituição, que é em si um reflexo do valor industrial da pesquisa.
International outlook (Perspectiva/procura internacional)
É medido por três indicadores: proporção de alunos internacionais para nacionais, proporção de funcionários internacionais para domésticos e a proporção de pesquisas que envolvem colaboração internacional.
Quais são as 10 melhores universidades da América Latina?
Agora, está na hora de conhecer as melhores universidades da América Latina, de acordo com o ranking THE e também com ajuda do ranking brasileiro RUF. Como mencionado, as representantes são do Brasil, Chile, Colômbia e Peru. Confira:
10. UPCH – Universidad Peruana Cayetano Heredia (601-800)
Começando nossa lista de 10 melhores universidades da América Latina, temos a Universidad Peruana Cayetano Heredia. Trata-se de uma instituição privada, fundada em 1961, localizada em Lima, no Peru. Ela figura entre as posições 601 e 800 do ranking THE.
Possui foco principal nas ciências da saúde, principalmente medicina, com uma estrutura representada por 8 faculdades, 3 institutos e 2 escolas.
Entre as 8 faculdades e escolas, estão a Faculdade de Medicina, de Ciências e Filosofia, de Estomatologia, de Educação, de Enfermagem, de Psicologia, de Medicina Veterinária e Zootecnia, além das escolas de Saúde Pública e Administração, e de Tecnologia Médica.
Confira os resultados nos itens avaliados pelo ranking THE:
- Overall (pontuação geral): 34.0-39.2;
- Teaching (ensino): 21.6;
- Research (pesquisa científica): 19.3;
- Citations (citações usadas em trabalhos ao redor do mundo): 73.5;
- Industry income (impacto econômico das pesquisas na indústria): 41.9;
- International outlook (perspectiva/procura internacional): 46.0.
9. Universidad Icesi (601-800)
Em nono lugar da nossa lista de melhores universidades da América Latina, temos a representante colombiana Icesi University, que também figura entre as posições de 601 e 800 do ranking THE.
Localizada em Cali, na Colômbia, foi fundada em 1979, com cursos diversos que variam entre engenharias, ciências da saúde e estudo jurídico. Ao todo, são 13 programas de estudo, totalizando 29 cursos de graduação, 25 de mestrado, 1 doutorado e 21 especializações na área médico-cirúrgica.
Confira os resultados no ranking:
- Overall (pontuação geral): 34.0-39.2;
- Teaching (ensino): 19.1;
- Research (pesquisa científica): 9.1;
- Citations (citações usadas em trabalhos ao redor do mundo): 86.0;
- Industry income (impacto econômico das pesquisas na indústria): 37.4;
- International outlook (perspectiva/procura internacional): 37.3.
8. UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo (601-800)
A primeira representante brasileira da lista das melhores universidades da América Latina, é uma federal, a Universidade Federal de São Paulo, ou somente “UNIFESP”. Fica entre as posições 601 e 800 do THE.
Esses são seus resultados no ranking internacional:
- Overall (pontuação geral): 34.0-39.2;
- Teaching (ensino): 29.6;
- Research (pesquisa científica): 21.4;
- Citations (citações usadas em trabalhos ao redor do mundo): 55.4;
- Industry income (impacto econômico das pesquisas na indústria): 37.3;
- International outlook (perspectiva/procura internacional): 30.5.
Fundada em 1933, possui 7 campus espalhados pelo estado, sendo em Diadema, Guarulhos, Osasco, Santos, São José dos Campos, e dois campos na sede em São Paulo. Conta com 43 cursos de graduação, além de vários programas de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Segundo o Ranking Universitário Folha, produzido pela Folha de São Paulo, possui o melhor curso de Medicina do Brasil.
O RUF avalia critérios como o “Ensino”, “Pesquisa científica”, “Mercado”, “Inovação” e “Internacionalização”, gerando assim uma nota geral. A instituição ocupa a 14ª posição geral na lista nacional, além destes resultados por critério de pesquisa do RUF:
- Ensino: 10ª posição;
- Pesquisa científica: 4ª posição;
- Mercado: 88ª posição;
- Inovação: 28ª posição;
- Internacionalização: 15ª posição;
- Nota geral de 0 a 100: 86,73.
7. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (601-800)
Em sétimo lugar da nossa lista de melhores universidades da América Latina, temos mais uma federal, dessa vez a UFRGS, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que também está entre as posições 601 e 800 do Times Higher Education.
Esses são os seus resultados no THE:
- Overall (pontuação geral): 34.0-39.2;
- Teaching (ensino): 32.1;
- Research (pesquisa científica): 21.9;
- Citations (citações usadas em trabalhos ao redor do mundo): 50.8;
- Industry income (impacto econômico das pesquisas na indústria): 39.8;
- International outlook (perspectiva/procura internacional): 28.7.
Fundada no ano de 1934, possui sede na capital gaúcha, sendo reconhecida pelo MEC em 2019 como a melhor universidade federal do Brasil. Detalhe: o título foi o 8º consecutivo.
Conta com 84 cursos de graduação, 74 cursos de mestrado acadêmico e 9 de mestrado profissional, além de 71 cursos de doutorado. Veja as notas da primeira colocada gaúcha e 5ª melhor universidade nacional de acordo com o RUF:
- Ensino: 3ª posição geral em todo o país;
- Pesquisa científica: 2ª posição;
- Mercado: 12ª posição;
- Inovação: 14ª posição;
- Internacionalização: 10ª posição;
- Nota geral de 0 a 100: 95,68.
6. UDD – University of Desarrollo (601-800)
Saindo um pouco do Brasil, vamos a um dos únicos (junto ao Equador), países que não fazem divisa com nossa nação na América do Sul, o Chile.
A Universidad del Desarrollo, localizada em Concepción, foi fundada em 1990, possui 26 cursos de graduação, 22 cursos de mestrado e 4 cursos de doutorado.
Apesar de estar entre as posições 601 e 800 do Times Higher Education, foi considerada a 15ª melhor do Chile pelo QS World University Rankings de 2022, e 8ª melhor pelo SCImago Institutions Rankings de 2021, e ocupa a sexta posição no ranking das melhores universidades da América Latina.
Confira seus resultados no THE:
- Overall (pontuação geral): 34.0-39.2;
- Teaching (ensino): 15.0;
- Research (pesquisa científica): 10.1;
- Citations (citações usadas em trabalhos ao redor do mundo): 73.8;
- Industry income (impacto econômico das pesquisas na indústria): 39.6;
- International outlook (perspectiva/procura internacional): 50.6.
5. UCR – Universidad de Costa Rica (601-800)
Subindo um pouco no mapa, agora mais especificamente na América Central, temos a Universidad de Costa Rica, também entre as posições 601 e 800 do ranking THE.
Conta com 39 mil estudantes entre cursos diversos das áreas de artes e letras; ciências sociais, básicas, agroalimentares; engenharias e cursos de saúde. Confira seus resultados:
- Overall (pontuação geral): 34.0-39.2;
- Teaching (ensino): 18.2;
- Research (pesquisa científica): 9.0;
- Citations (citações usadas em trabalhos ao redor do mundo): 71.2;
- Industry income (impacto econômico das pesquisas na indústria): 36.9;
- International outlook (perspectiva/procura internacional): 48.1.
4. UA – Universidad de Antofagasta (601-800)
Voltando ao Chile, temos a Universidad de Antofagasta como a quarta dentre as melhores universidades da América Latina, também posicionada entre as colocações 601 e 800 do ranking THE. Mais uma universidade pública, tem sede na cidade de Antofagasta, fundada em 1981. Confira seus resultados no ranking:
- Overall (pontuação geral): 34.0-39.2;
- Teaching (ensino): 14.8;
- Research (pesquisa científica): 9.5;
- Citations (citações usadas em trabalhos ao redor do mundo): 81.0;
- Industry income (impacto econômico das pesquisas na indústria): 36.9;
- International outlook (perspectiva/procura internacional): 52.4.
3. PUC – Pontifícia Universidad Católica de Chile (401-500)
Ainda no Chile, temos a “PUC” dos chilenos como a primeira em nosso top 3 das melhores universidades da América Latina. Trata-se da Pontifícia Universidad Católica de Chile, melhor localizada no ranking em relação às anteriores, entre as posições 401 e 500.
Fundada em 1988, possui sede em Santiago, onde possui quatro campus, além de mais um campus na cidade de Villarrica.
Conta com 63 cursos de graduação, programas de pós-graduação, mestrado e doutorado. Foi classificada como a melhor universidade da América Latina segundo o QS World University Rankings 6 vezes, entre os anos de 2018 e 2023.
Veja seus resultados no THE:
- Overall (pontuação geral): 42.1-44.9;
- Teaching (ensino): 24.2;
- Research (pesquisa científica): 31.9;
- Citations (citações usadas em trabalhos ao redor do mundo): 66.2;
- Industry income (impacto econômico das pesquisas na indústria): 70.3;
- International outlook (perspectiva/procura internacional): 56.2.
2. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (401-500)
Chegando ao nosso top 2, temos mais uma brasileira, a Universidade Estadual de Campinas, ou “UNICAMP”. No ranking THE, figura como a segunda dentre as 10 melhores universidades da América Latina, ficando entre as posições 401 e 500 no ranking mundial.
Estes são os resultados para a universidade brasileira no Times Higher Education:
- Overall (pontuação geral): 42.1-44.9;
- Teaching (ensino): 47.9;
- Research (pesquisa científica): 46.7;
- Citations (citações usadas em trabalhos ao redor do mundo): 38.4;
- Industry income (impacto econômico das pesquisas na indústria): 44.4;
- International outlook (perspectiva/procura internacional): 34.1.
Fundada em 1962, conta com 70 cursos de graduação e 153 de pós-graduação divididos entre lato sensu e stricto sensu (mestrados e doutorados). Segundo o QS World University Rankings a UNICAMP é a 195ª melhor universidade do mundo, 24ª melhor do grupo BRICS e 11ª melhor com menos de 50 anos de existência.
Segundo o Ranking Universitário Folha, o RUF, é a 2ª melhor do país, com estes resultados:
- Ensino: 2ª posição;
- Pesquisa científica: 2ª posição;
- Mercado: 10ª posição;
- Inovação: 2ª posição;
- Internacionalização: 9ª posição;
- Nota geral de 0 a 100: 97,09.
1. USP – Universidade de São Paulo (201-250)
Finalizando nossa lista sobre as melhores universidades da América Latina, temos também a única considerada pelo ranking Times Higher Education entre as 250 melhores do mundo: a USP, Universidade de São Paulo.
Confira os resultados da USP no ranking:
- Overall (pontuação geral): 51.2-54.3;
- Teaching (ensino): 54.5;
- Research (pesquisa científica): 61.5;
- Citations (citações usadas em trabalhos ao redor do mundo): 43.3;
- Industry income (impacto econômico das pesquisas na indústria): 43.0;
- International outlook (perspectiva/procura internacional): 37.2.
Fundada em 1827 como Academia de Direito e tornada uma universidade em 1934, é a melhor universidade de toda a América Latina e uma das mais importantes do mundo lusófono.
Com sede em São Paulo, possui 10 campus distribuídos entre 8 cidades, com 42 unidades construídas. Ao todo, são 246 cursos de graduação, 229 de pós-graduação, além de vários programas de mestrado e doutorado.
Segundo o SIR World Report da SCImago Institutions Rankings, é a 26º melhor universidade do planeta. Segundo o Ranking Universitário Folha, o RUF, é a melhor do Brasil, com os seguintes resultados:
- Ensino: 4ª posição;
- Pesquisa científica: 1ª posição;
- Mercado: 1ª posição;
- Inovação: 7ª posição;
- Internacionalização: 2ª posição;
- Nota geral de 0 a 100: 98,02.
Quer estudar nas melhores universidades? Vem para o Stoodi!
E então, o que achou da nossa lista? Tem vontade de estudar em alguma das melhores universidades da América Latina, como a UNICAMP ou USP? Então se prepare para o vestibular com o cursinho que mais aprova, o Stoodi.
O melhor curso preparatório do país, pode garantir a você uma vaga entre as melhores universidades da América Latina. Com uma metodologia exclusiva, benefícios e ferramentas especiais, eleva o potencial dos seus estudos para conquistar o melhor resultado no Enem e vestibulares. Com certeza o Stoodi tem o plano ideal para te ajudar com os estudos!
Agora que você já sabe mais sobre as melhores universidades da América Latina, conte com o melhor cursinho online, para garantir sua vaga. Vem com a gente!
Fale com um dos nossos especialistas, e comece a preparação para as provas dos vestibulares o quanto antes.
Até a próxima!