Acupuntura reduz nervosismo em estudantes, afirma especialista
Patrícia Prieto mostra alguns pontos da técnica que são importantes para o estudante
Foto: Reprodução/Divulgação
Esta é a vida do vestibulando: uma pressão tanto externa, quanto interna, além daquela correria para seguir o cronograma. Com uma rotina dessas, a chance ficar exausto é muito grande e isso pode influenciar diretamente nos seus estudos.
“A fase pré-vestibular é um momento em que o jovem passa por um período difícil de estresse, podendo aparecer dores e baixar a imunidade. A acupuntura pode ajudar tanto a controlar o nervosismo na hora da prova, quanto no dia a dia do estudante”, diz Patrícia Prieto, especialista em acupuntura.
De acordo com ela, muitas pessoas relacionam a prática da acupuntura apenas aos benefícios físicos, como o tratamento de dores. Mas ela também pode ajudar na concentração, na memória e no nervosismo.
– Hmm, que interessante. Mas o que é “acupuntura”?
A acupuntura é uma técnica da medicina oriental que busca equilibrar as energias do organismo. Por meio de agulhas ou sementes, os acupunturistas pressionam alguns pontos do nosso corpo para evitar a estagnação dessa energia.
Patrícia afirma que existem pontos interessantes para se trabalhar com os estudantes. “O ponto do baço ajuda a melhorar a concentração. Já o ponto do rim influencia a memória recente no dia a dia”, explica. Ela conta também que o ponto do estômago está muito ligado às nossas preocupações.
Diminuindo o nervosismo, o estudante conseguirá assimilar o conteúdo de forma mais efetiva, sem precisar repassar diversas vezes pela mesma matéria. Além disso, seu aproveitamento será refletido até na hora de dormir, com um sono mais tranquilo.