As principais faculdades de medicina em MG

As principais faculdades de medicina em MG

Ô Minas Gerais, quem te conhece, não esquece jamais! Já ouviu essa música? Ela é das antigas, mas é considerada uma grande homenagem a esse estado. E não é para menos, afinal, MG é uma região riquíssima culturalmente, algo que se reflete em suas universidades de excelência.

As faculdades de Medicina em MG também se destacam! As instituições são não só referências em infraestrutura, mas também em corpo docente, pesquisa e muito mais. E então? O que você está esperando para fazer parte dessa história?

Nós, do Stoodi, estamos aqui para ajudá-lo a realizar o seu sonho. E, se ele envolve passar em Medicina, é com a gente mesmo. Continue a leitura e veja quais são as faculdades da região de Minas Gerais e saiba um pouquinho mais sobre cada uma delas.

Quais são as principais faculdades de Medicina em MG?

Veja, a seguir, alguns dos grandes nomes que representam o estado de Minas Gerais quando o assunto é faculdades de Medicina. Vamos lá?

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais é uma das instituições mais importantes de todo o Brasil. Fundada em 1911, ela carrega uma longa tradição e infraestrutura que a colocam em posição de destaque em todo o país.

Para você ter uma ideia, duas personalidades que se formaram por aqui foram Guimarães Rosa e Juscelino Kubistchek. Nada mal, né? A faculdade forma mais de 300 médicos anualmente e ocupa o 3º lugar no Ranking Universitário Folha (RUF) de 2019.

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Uberlândia é uma cidade interiorana, localizada a cerca de 500 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Mas isso não quer dizer que ela não tenha toda a infraestrutura necessária para fazer da sua vida universitária um sucesso!

O curso de Medicina da UFU tem, entre os seus destaques, detalhes com convênios com instituições do exterior e um hospital próprio, que é referência no atendimento da região. Ela ocupa a 21ª posição do RUF.

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Ocupando o 31º lugar do RUF, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro tem, como um dos seus focos, o incentivo à pesquisa. Por isso, é uma instituição que se destaca no setor científico.

O campus de Medicina está localizado em Uberaba, uma cidade que também está a cerca de 500 km de distância de Belo Horizonte. Ou seja: há possibilidades de ensino de qualidade em diversos pontos do (grande) estado de Minas Gerais.

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)

Agora, voltamos a Belo Horizonte com a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Ela ocupa a 50ª posição do RUF e representa as instituições privadas em nossa lista. Ela surgiu da iniciativa de profissionais da UFMG, com o objetivo de levar assistência médica a regiões não atendidas de MG.

Os alunos têm acesso a vários laboratórios e realizam as suas atividades práticas em instituições parceiras.

Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)

Também em Belo Horizonte, temos a UNIFENAS, que ocupa a 51ª posição no RUF e também é uma instituição privada. 

Dentre os diferenciais da faculdade, temos a preocupação com a prática dos estudantes desde o primeiro período. Além disso, o foco está em prestação de atendimento à comunidade, realizando um belo trabalho de humanização.

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Criada nos anos 50, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora é uma das grandes instituições tradicionais do estado. 

Ela se localiza, como o nome diz, em Juiz de Fora, cidade que fica a cerca de 300 km de Belo Horizonte. Oferece 180 vagas anualmente para a formação de novos médicos e ocupa a 93ª posição do RUF 2019.

Universidade Federal de Lavras (Ufla)

Lavras está localizada a 200 km de Belo Horizonte e tem um dos cursos mais recentes dessa lista. Por conta disso, boa parte da sua infraestrutura ainda está em construção, mas isso não impede a instituição de oferecer um ensino de altíssima qualidade aos seus estudantes.

Ela ocupa a 120ª posição do RUF e traz diferenciais como o atendimento e suporte à comunidade, a implementação de uma metodologia eficaz e muito mais.

Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Para fechar a nossa lista, nada melhor do que falar sobre a grande Universidade Federal de Ouro Preto. Essa instituição é conhecida por transformar a pequena cidade histórica em um dos maiores municípios universitários do Brasil.

A UFOP ocupa a 95ª posição do RUF e também é um curso relativamente novo. Ele foi inaugurado em 2007 e já figura entre os mais importantes do Brasil.

Como escolher uma boa faculdade de Medicina em MG?

Com tantos grandes nomes, fica difícil escolher a melhor opção, não é mesmo? 

Todas as faculdades mencionadas em nossa lista são conhecidas por sua excelência no ensino. Então, pode se jogar sem medo. Mas, de qualquer forma, é importante falar sobre alguns pontos que devem ser considerados na sua tomada de decisão:

  • o corpo docente da instituição;
  • a sua infraestrutura (laboratórios, clínicas, hospitais próprios, entre outros);
  • a metodologia de ensino;
  • as parcerias com instituições internacionais, que aumentam as chances de intercâmbios e certificados em outros países;
  • a localização do campus;
  • a nota da instituição no MEC (Ministério da Saúde), em que serão avaliados aspectos como a pontuação dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e muito mais.

Escolher uma faculdade é algo muito sério e, por isso, é importante que você tome uma decisão cautelosa e calculada. Além disso, pode ser interessante tentar entrar em mais de uma instituição — assim, você aumenta as suas chances de conquistar a sua vaga em Medicina!

Gostou de saber mais sobre as faculdades de Medicina em MG? E aí, já sabe quais vestibulares vai fazer? E não se esqueça, também, do Enem. Ele é uma ótima chance para ingresso em diversas instituições da região mineira. 

Aproveitando, confira o Plano de Estudos do Stoodi! Nós também contamos com o StoodiMed, um plano dedicado exclusivamente aos vestibulandos que pretendem prestar Medicina, independentemente de qual seja a região do país. Estamos aqui para ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *