Como eu faço para acabar com a insônia?

A alimentação pode ajudar muito no combate à ansiedade do vestibulando. Veja como:

Como eu faço para acabar com a insônia?

A alimentação pode ajudar muito no combate à ansiedade do vestibulando. Veja como:                        

Foto: reprodução Brasil Post
 

Muitos estudantes sofrem de um mal chamado insônia. Além de estarem cansados por conta do esforço mental (e as muitas horas de dedicação aos estudos), eles acabam se privando de uma boa noite de descanso por não conseguirem dormir.

E não pensem que é falta de sono. Na maioria das vezes, as pessoas encontram-se muito cansadas, porém, simplesmente não conseguem “desligar”.

Isso tudo tem uma explicação: esse processo pode acontecer porque a insônia é o fator ansiedade agindo no momento em que vamos dormir. Esse sentimento prolonga a dificuldade de relaxar e o estudante depara-se com o incômodo.   

“A alimentação exerce um papel fundamental no combate ao estresse, que rapidamente esgota o suprimento de glicose, principal combustível do corpo”, explica a nutricionista Paula Silva.

De acordo com a especialista em Terapia Alimentar, as comidas podem ser fortes aliadas para quem quer acabar com a insônia. Ela separou uma lista com os alimentos que devemos evitar e revelou o que devemos consumir para ter uma noite de sono tranquilo.  

 

Alimentos que devemos evitar:

De acordo com Paula, a cafeína está proibida durante a noite, pois a substância “apresenta potente ação estimulante sobre o sistema nervoso central”. Ou seja, quanto maior for o consumo de cafeína, pior a qualidade de sono.

Café
Refrigerantes
Chocolates (os achocolatados também devem ser evitados antes de dormir)
Alguns chás (principalmente o chá preto, o chá verde e o chá mate).

 

Alimentos que podem ajudar no combate à insônia:

A nutricionista conta que nesse caso, os alimentos mais indicados são as proteínas que contém triptofano – um aminoácido que pode provocar a sensação de tranquilidade e sonolência. São eles:

Carnes magras
Peixes
Leite e iogurtes (desnatados são os mais indicados)
Queijo branco
Nozes
Legumes

 

*Paula Silva é nutricionista, especializada em Terapia Alimentar. Além disso, ela atua na área da Auriculoterapia, Terapias Orientais e Terapias Energéticas. CRN 3: 13802

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *