Como se preparar para o Vestibular Santa Casa Medicina
Se você tem o sonho de se tornar um estudante de Medicina, é bem provável que já tenha ouvido falar sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), não é mesmo? Essa é uma das instituições mais tradicionais do estado paulista e, na verdade, de todo o Brasil.
A Santa Casa, como é carinhosamente chamada, é uma faculdade privada que oferece, anualmente, 180 vagas para o curso de Medicina. Além disso, oferta outros cursos na área da saúde, como Enfermagem e Fonoaudiologia.
E então, pronto para descobrir como passar no vestibular de Medicina da Santa Casa? Continue a leitura, saiba mais detalhes sobre essa prova e aprenda algumas dicas importantíssimas para o seu sucesso nos exames. Vamos lá!
Como é o vestibular de Medicina da Santa Casa (SP)?
Ao contrário de outras faculdades particulares, a Santa Casa não oferece a opção de ingresso com o uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Então, o que vale aqui é o vestibular próprio da instituição.
Ele já foi organizado pela Fuvest (Fundação Universitária Para o Vestibular), mesma banca que ministra o vestibular da USP (Universidade de São Paulo). No entanto, agora é de responsabilidade da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista), que faz as provas da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo).
A prova da Santa Casa é feita em dois dias. No primeiro, o candidato faz 80 questões objetivas, destinadas aos conhecimentos gerais. São exercícios de todas as matérias que vemos normalmente no ensino médio.
No segundo dia, é hora de fazer as questões dissertativas exclusivas para o curso de Medicina. Ao todo, são 8 exercícios de Biologia, 4 de Química, 4 de Física e 4 de Língua Portuguesa.
Achou que acabou? Nada disso. No segundo dia, o candidato também deverá fazer uma redação, em modelo argumentativo-dissertativo. Os temas, aqui, costumam ser bem atuais e trazer aspectos do cotidiano.
Como passar no vestibular de Medicina da Santa Casa?
Agora, confira algumas dicas para melhorar a sua preparação para o vestibular de Medicina na FCMSCSP!
Leia o edital
Nada de começar a jornada no vestibular sem ler, cuidadosamente, todos os editais das provas que você vai prestar.
A nossa dica é que você anote os pontos mais importantes do documento e deixe essas informações em um local de fácil acesso. Assim, em caso de dúvidas, fica mais fácil dar uma olhadinha.
Tenha um cronograma de estudos
O cronograma de estudos também é muito importante nessa trajetória. Ele ajuda na organização das matérias e evita a procrastinação.
A dica, nesse caso, é deixar sempre alguns espaços livres em sua rotina de estudos. Assim, em caso de imprevistos, a sua matéria não fica tão atrasada.
Conheça a prova
Entender o que a prova exige de você é outro detalhe importante para a preparação. Afinal, cada vestibular tem a sua própria cara e suas demandas exclusivas.
Você só vai conseguir essa compreensão fazendo muitos exercícios.
Faça exercícios preparatórios
A realização de muitos exercícios, de diversas instituições, ajudará na diferenciação do estilo de provas diferentes.
No entanto, a recomendação é que você foque mais naqueles das provas que você vai prestar. Isso não quer dizer que deva abandonar os outros, mas deixá-los em segundo plano.
Simule o dia do exame
Na hora de fazer provas antigas (algo que não pode ficar de fora da sua programação!), não deixe de também simular o que vai acontecer no dia da prova.
Coloque um relógio, se afaste do celular, prepare o seu lanchinho e finja que está fazendo o vestibular de Medicina da Santa Casa. Isso será determinante para que você aprenda a lidar com o tempo e o nervosismo.
Capriche na concentração
A concentração é uma das melhores amigas do vestibulando, mas nem sempre firmar esses laços com ela é uma tarefa tão simples.
A dica é ser sincero consigo mesmo. Identifique o que está minando o seu foco e elimine esses elementos da hora do seu estudo.
Organize o espaço de estudos
Outra maneira de garantir uma maior concentração é organizar o seu cantinho de estudos. É importante que ele seja confortável, silencioso e que possibilite o seu aprendizado sem cansá-lo.
Caso não consiga ter silêncio na hora de estudar, opte por abafadores de ouvido ou tente estudar com música instrumental ou ruídos brancos. Isso costuma ajudar!
Revise o conteúdo
A revisão do conteúdo é outro ponto de extrema importância para o vestibulando. A boa notícia é que não é tão difícil revisar!
Isso pode ser feito com a leitura de resumos antigos ou, simplesmente, a resolução de exercícios ou provas passadas.
Treine a redação
Treinar a redação também é indispensável. Afinal, ela representa uma grande parcela da sua nota no vestibular.
A recomendação é de que as redações sejam feitas, pelo menos, semanalmente. No entanto, sabemos que isso pode ser complicado, então tente fazer o máximo que conseguir!
Cuide da saúde
Não deixe, também, de cuidar da sua saúde. E isso vale tanto para a física, quanto para a mental!
Tire um tempinho para descansar sempre que necessário, faça exercícios físicos e cuide da alimentação. Além disso, não se isole e tenha em mente que estudar deve ser a sua prioridade, mas não o seu mundo todo.
Conte com o apoio de um cursinho pré-vestibular
Por fim, não deixe de contar com o apoio de um cursinho. Com ele, você ganha em organização, foco e ainda tem acesso aos macetes que apenas professores experientes podem te passar.
O Stoodi, por exemplo, agora conta com o StoodiMed, um plano exclusivo para vestibulandos de Medicina e cheio de diferenciais incríveis para esse grupo. Clique no link ao lado e confira todos os benefícios de vir estudar com a gente!
E aí, curtiu as dicas para passar no vestibular de Medicina da Santa Casa? Esperamos que sim! Agora, é hora de colocá-las em prática, né? Assim, você dá um grande passo rumo à sua tão sonhada e esperada aprovação!
Em caso de dúvidas sobre o funcionamento do cursinho Stoodi, não perca tempo e entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para responder aos seus questionamentos e ajudá-lo como for possível!