Como se preparar para o Vestibular medicina da USP Bauru

Como se preparar para o Vestibular medicina da USP Bauru

O curso de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) é um dos mais tradicionais de todo o Brasil e do mundo. Frequentemente, ele figura entre as melhores graduações da área médica, seja em listas nacionais ou em levantamentos feitos no exterior. Mas o que poucas pessoas sabem é que há mais de uma chance de entrar nessa faculdade!

Além do campus de Pinheiros (São Paulo/SP), os candidatos podem concorrer às vagas nos campi de Ribeirão Preto e Bauru. Este, por sinal, é o tema da nossa conversa de hoje! É uma graduação relativamente nova — que foi aberta em 2018 —, mas que já tem mostrado a que veio.

E então, que tal entender como passar no vestibular de Medicina na USP Bauru? Confira como funciona a prova, quais são os métodos de ingresso e veja algumas dicas para que a sua aprovação fique ainda mais próxima. Boa leitura!

Como é a prova do vestibular de Medicina da USP Bauru?

O ingresso para o curso de Medicina na USP Bauru pode ser feito de duas maneiras.

A primeira, e mais tradicional, é a partir do vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). Essa prova acontece uma vez ao ano e é composta de duas fases.

Na primeira, o estudante precisará responder 90 questões objetivas sobre os conteúdos vistos no ensino médio (ou seja, todas as matérias). A prova tem duração de 5 horas e é aplicada em um único dia.

Na segunda fase, é hora do candidato responder às questões dissertativas. Aqui, a prova é feita em dois dias, sendo o primeiro dedicado às Linguagens — com 10 questões de Língua Portuguesa e Literatura, além de uma redação argumentativa — e o segundo, às matérias específicas.

Em Medicina, o estudante precisará responder 12 questões das disciplinas Biologia, Química e Física. Elas também são dissertativas. 

A segunda forma de ingressar nessa faculdade é por meio da realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A USP libera, todos os anos, algumas vagas para cotas e ampla concorrência via Sisu (Sistema de Seleção Unificado). Ou seja: você tem duas chances de conseguir a sua colocação!

Como passar no vestibular de Medicina da USP Bauru?

Agora, é hora de conferir como ingressar nessa faculdade. Dê atenção às dicas e capriche em sua preparação!

Leia o edital com atenção

Conferir o edital com atenção é um dos principais pontos para quem deseja passar no vestibular. A ideia é que você compreenda todas as regras do processo seletivo, saiba como funcionam as provas e descubra as datas de toda a jornada que está por vir.

A recomendação é anotar as informações mais importantes. Desse modo, você não precisa ficar voltando para o documento toda vez que tiver alguma dúvida.

Tenha um local para estudar

A organização de um bom cantinho dos estudos é outro ponto essencial para a sua preparação. E nem sempre ele precisa ser em casa! Há pessoas que estudam em parques, praças, cafeterias, bibliotecas… tudo depende das suas necessidades, possibilidades e preferências.

Lembrando que bloquear o ruído é possível com o uso de abafadores ou fones de ouvido, desde que você escute algo instrumental e sem qualquer letra.

Siga um cronograma

O cronograma de estudos é o seu melhor amigo na preparação para o vestibular. Ele ajuda na organização das suas matérias ao longo da semana e evita um grande problema: a procrastinação.

Por isso, organize um bom cronograma e o siga sempre que possível. Aproveite, também, e deixe algumas lacunas em sua semana, para caso surja algum imprevisto.

Faça muitos exercícios

Resolver exercícios é algo que todos os vestibulandos devem fazer. A dica é priorizar aqueles que são dos vestibulares que você vai prestar. Assim, você vai se habituando com o estilo da prova.

Os exercícios são excelentes para ajudá-lo a aprender, fixar e revisar os conteúdos. Ou seja: não os deixe de lado!

Treine as redações

No caso da USP Bauru, você tem duas redações que pode fazer para mandar bem. A primeira é a do Enem, cheia de nuances e competências. A segunda, a que é aplicada na segunda fase da Fuvest.

Primeiro, dê um foco maior à do Enem. Mais para o final do ano, comece a treinar também a da Fuvest.

Faça simulados

Os simulados feitos também devem abordar as duas provas. A dica é intercalar, fazendo um dia um simulado do Enem e, no outro, um da primeira fase da Fuvest.

Deixe os da segunda fase mais para a frente, mas já vá incluindo algumas questões dissertativas em sua preparação ao longo do ano.

Cuide de si mesmo

Cuidar de si mesmo também é fundamental para que você possa aguentar a jornada árdua que está por vir. O vestibular não é nada fácil e exige muito comprometimento e força, seja ela física ou mental.

Então, se possível, capriche na prática de exercícios, se alimente equilibradamente e se divirta. Tirar um tempo para descansar é essencial.

medicina da usp bauru

Conte com a ajuda de um bom cursinho

Por fim, nada de encarar um desafio como entrar na USP sem contar com o apoio de um bom cursinho pré-vestibular. A boa notícia é que ele pode ser feito online, à distância e ainda ser exclusivo para Medicina!

É o caso do StoodiMed, o plano para mediciners do Stoodi. Com ele, você tem acesso a vantagens exclusivas e pode se preparar com os melhores profissionais do ramo, otimizando as suas chances de aprovação.

Gostou de conhecer essas dicas para entrar de uma vez por todas em uma boa faculdade e passar no vestibular de Medicina da USP Bauru? Esperamos que sim! Agora, é hora de colocá-las em prática e obter todos os benefícios de uma preparação bem-feita.

Como vimos, a ajuda de um bom cursinho pré-vestibular é indispensável em sua jornada. Então, se tiver dúvidas, fique à vontade para tirá-las ao entrar em contato com a equipe Stoodi! Estamos à disposição para ajudá-lo a conquistar o seu sonho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *