Entenda o que a redação da UERJ espera de você
Conheça a estrutura da prova e confira os últimos 5 temas
Faltando apenas 11 dias para o exame discursivo da UERJ – a segunda fase do vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – o aluno deve se preparar para fazer uma prova com muita interpretação de texto e redação. Isso porque essa é a única obrigatoriedade para todos os candidatos. Veja como fazer uma boa redação.
Nessa segunda fase, realizada no dia 29 de novembro, o aluno fará três provas. A primeira delas é a chamada “Língua Portuguesa Instrumental” – é nesse caderno que estão as questões de interpretação e o tema para a redação. As outras duas provas são de disciplinas específicas e variam de acordo com a escolha de curso e área de interesse. Por exemplo, pode ser uma prova de matemática e outra de física.
Para a redação, os alunos devem escrever um texto argumentativo, com título e tamanho entre 20 e 30 linhas. De acordo com a instituição, a escolha por esse tipo de estrutura textual foi feita com o objetivo de avaliar a capacidade dos alunos ao sustentar um ponto de vista, para a seleção de candidatos críticos.
A compreensão do tema de redação deve ser realizada por meio da leitura dos textos base. Em sua maioria, a UERJ pede aos candidatos que respondam alguma pergunta para garantir o posicionamento do aluno na redação.
A professora Marina realizará uma monitoria de redação ao vivo na segunda-feira, dia 23 de novembro, às 17 horas, para tirar todas as dúvidas referentes à prova de redação desse vestibular. O acesso é através do link: https://goo.gl/j2Zily
Confira o tema dos últimos 5 vestibulares:
2011 – “A ocorrência, ou não, de um empobrecimento das formas atuais de comunicação entre as pessoas”
2012 – Relação do homem, especialmente a juventude, com o futuro. Responder a questão “É possível, para a juventude de hoje, alterar o futuro?”
2013 – “Tempo é dinheiro, porque deve ser empregado em produzir riqueza, ou não pode ser resumido ao dinheiro, porque isso é uma brutalidade?”
2014 – “ A necessidade de que a sociedade conheça e debata as motivações, interesses e usos das pesquisas científicas”
2015 – “É preciso levar em conta a leitura de literatura para avaliar a formação e os valores de uma pessoa?”