Medicina PUC SP: Como se preparar

Medicina PUC SP: Como se preparar

Prepara-se para o vestibular de Medicina PUC SP é, para muitos jovens, um momento divisor de águas. Afinal, além da preparação mental e emocional, é preciso dar o gás nos estudos, conhecer todos os pontos fortes e fracos do exame e ser capaz de lidar com qualquer assunto não especificado no edital do processo que será cobrado nas questões.

Por isso, trouxemos um post que vai ajudar nesse momento de pré-vestibular para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Continue lendo e anote tudo!

Como é o vestibular de Medicina PUC SP?

O vestibular da PUC SP tem duas edições anuais. A primeira e mais importante é a de verão, realizada logo no início do primeiro semestre. É ela que disponibiliza as vagas para a formação em Medicina, além de outros cursos das áreas da saúde, educação, ciências sociais, ciências humanas etc.

Já a versão de inverno, que acontece um pouco antes do segundo semestre, oferta vagas para um menor número de graduações. A edição de 2022, por exemplo, contemplava apenas Direito, Design de Interação, Relações Internacionais, Administração, Ciências Econômicas e Jornalismo.

Outro diferencial dela é que o vestibulando pode escolher concorrer a essas vagas pela prova tradicional ou se prefere utilizar a nota obtida no Enem.

O que posso esperar das provas?

Tradicionalmente, o vestibular de verão da PUC SP tem apenas uma prova que traz 81 questões sobre conteúdos de conhecimentos gerais. Ela é toda objetiva e dura cinco horas. A outra parte do vestibular é a redação — que se trata de um texto dissertativo-argumentativo.

No entanto, nos anos de 2021 e 2022 o exame da instituição foi feito de forma virtual por conta da pandemia de Covid-19. Ele se manteve com questões discursivas, mas com uma quantidade resumida de perguntas: apenas 50. Portanto, não estranhe ao encontrar essas provas ou os gabaritos delas na internet. Agora você já sabe o motivo da diferença!

Qual o programa das matérias no vestibular de Medicina da PUC SP?

A prova do vestibular de Medicina PUC SP, seja a da edição verão, seja a da edição inverno, traz questões objetivas sobre os seguintes conteúdos:

  • Matemática: Funções, Conjuntos, Geometrias (Analítica, Plana e Espacial), Estatística, Matrizes, Sistemas Lineares, Equações Algébricas, Determinantes, Contagem e Probabilidade;
  • Português: competências sobre compreensão de tipos e gêneros textuais, conhecimento de mundo, linguística e regras de construção de sentido na língua;
  • Inglês: competências de leitura, percepção verbal e não-verbal e marcadores linguísticos;
  • Geografia: Geografia Mundial e Geografia Brasileira;
  • Química: Química (Geral e Orgânica) e Físico-Química;
  • Biologia: Genética, Biologia Celular, Evolução, Ecologia, Seres Vivos e Saúde Humana;
  • Literatura: questões sobre duas ou mais obras escolhidas no edital do vestibular;
  • Física: Grandezas Físicas, Mecânica e Calor, Eletricidade, Magnetismo, Física Moderna, Ondas, Acústica e Ótica; e
  • História: História do Brasil, História da América, História do Oriente Médio, História da África e História da Europa.

Um ponto importante que você deve saber é que, além dessas matérias, há perguntas específicas voltadas para conhecimentos de atualidades. O objetivo delas é conferir o quanto os candidatos acompanham os acontecimentos no Brasil e no mundo e como eles se refletem na sociedade, na cultura, na política, na economia etc.

Quais os critérios de pontuação no exame da PUC SP?

O vestibular de Medicina PUC SP é decidido a partir da sua pontuação. Mas para chegar até ela, a instituição leva em conta os pesos que as questões das matérias terão em cada um dos três grupo de cursos: humanidades, ciências médicas e da saúde e ciências exatas e tecnologia. Abaixo, você confere os pesos adotados na edição de 2022:

  • Matemática: 0,5 em humanidades, 1 em ciências exatas e tecnologia e 1 em ciências médicas e da saúde;
  • Português: 1 ponto em todos os três grupos;
  • Inglês: 1 ponto em todos os três grupos;
  • Geografia: 1 em humanidades, 0,5 em ciências exatas e da tecnologia e 0,5 em ciências médicas e da saúde;
  • Química: 0,5 em humanidades, 1 em ciências exatas e tecnologia e 1 em ciências médicas e da saúde;
  • Biologia: 0,5 em humanidades, 0,5 em ciências exatas e da tecnologia e 1 em ciências médicas e da saúde;
  • Física: 0,5 em humanidades, 1 em ciências exatas e tecnologia e 0,5 em ciências médicas e da saúde;
  • Literatura: 1 em em humanidades, 0,5 em ciências exatas e da tecnologia e 0,5 em ciências médicas e da saúde;
  • História: 1 em humanidades, 0,5 em ciências exatas e da tecnologia e 0,5 em ciências médicas e da saúde;
  • Atualidades: 1 ponto em todos os três grupos;
  • Redação: 2 pontos em todos os três grupos.

Qual a relação de candidatos por vaga em Medicina?

Assim como outras universidades, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo divulga a média de candidatos que se inscreveram para o vestibular e o principal: qual curso eles querem. Uma informação importante para você acompanhar!

Na edição de verão 2021, por exemplo, o levantamento da instituição mostrou que 2.214 estudantes tentaram obter uma das 100 vagas para Medicina. Isso fez com que a graduação tivesse a maior relação de candidatos para vaga entre todas as disponíveis no exame — na proporção de 22,14 pessoas por vaga.

Já na edição de verão de 2022, o resultado da Medicina ficou muito próximo ao do ano anterior, apresentando apenas uma leve queda. O informe da PUC SP indicou que para a mesma quantidade de vagas disponíveis (100) se inscreveram 2.114, o que deixou a formação com uma média de 21,14 pessoas por vaga.

Como me preparar melhor para o vestibular de Medicina PUC SP?

Uma dúvida de muitos jovens é como se preparar para o vestibular de Medicina? Afinal, com uma concorrência puxada, é preciso mandar bem na redação e estar preparado para lidar com todo tipo de questão envolvendo o programa curricular da PUC SP. Por isso, trouxemos algumas sugestões para lhe ajudar. Confira:

  • pratique o máximo possível de simulados para você se habituar com antecedência quanto ao formato da prova e à quantidade de questões cobradas nela;
  • tenha um cronograma para ler as obras de literatura e listar os principais acontecimentos do ano a fim de de se aprofundar neles;
  • mantenha um ambiente de estudo apropriado onde você possa se concentrar, ter os materiais didáticos que precisa e se sentir confortável, sem aperreios ou distrações;
  • converse com pessoas que já passaram pelo vestibular na PUC SP para saber o que ajudou elas no processo de preparação para o exame, absorvendo e adotando as melhores estratégias na sua rotina.

Como mostrado, quanto mais você conhece sobre o vestibular de Medicina PUC SP, com mais foco e preparação você fica para o dia do exame. Por isso, siga as nossas dicas de estudo e conte com a Stoodi. Afinal, contamos com um acervo atual e completo de exercícios, videoaulas, resumos teóricos e materiais didáticos que vão ampliar o seu aprendizado.

Entre em contato com a gente e veja mais sobre os diferenciais que só a Stoodi disponibiliza para os vestibulandos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *