O que preciso saber para mandar bem no vestibular?
Por Marcelo Santos
Olá, galerinha!
Inglês é aquela prova que muita gente não gosta pois “cai tudo e não cai nada ao mesmo tempo”. Você não tem exatamente uma lista de matérias específicas para estudar (aprendendo ou decorando teoremas) e mandar bem. Mas há detalhes que você precisa saber para tal. Vamos nessa?
VOCÊ PRECISA SABER QUE…
1. A maioria das questões envolve interpretação de texto
Ao contrário da maioria das outras matérias, a prova de inglês não traz conteúdos específicos. Em vez disso, segue por uma linha geral, baseada em compreensão de textos. Então você não vai conseguir simplesmente pegar uma parte da matéria e estuda-la toda uma noite naquela correria (algo nada recomendável, mas bem comum, pode confessar).
Já falei com vocês em colunas anteriores sobre a importância da leitura constante, para aumento do vocabulário. Se ainda não começou, já está passando da hora de começar, hein?
Importante também você perceber que, se a prova é de interpretação e não de conteúdos, o tempo que você gastaria em outras provas resolvendo fórmulas e afins deverá ser aplicado em inglês na localização de respostas erradas nas questões. Sim, você leu certo! Um dos grandes segredos para o sucesso em uma prova de inglês está em localizar as alternativas erradas e fazer com que a certa sobre no final. Grife os erros – e você verá que eles se repetem ao longo das questões.
A busca pela resposta correta pode fazer com que você não veja algum erro bobo na alternativa (como a troca de um “mais” por um “menos”), tirando pontos preciosos seus. Por isso analiso com vocês diversas provas do país todo dentro das nossas aulas no Stoodi – para que você veja os tipos de erros mais frequentes. Ninguém merece perder pontos por desatenção em uma prova que não tem conteúdo, não é mesmo?
2. As palavras mais complexas quase nunca são úteis na resolução
Outra grande verdade. As bancas examinadoras não esperam que os candidatos sejam dicionários ambulantes, com domínio de um vasto vocabulário em inglês. A intenção delas é apenas averiguar se você, ao ingressar na Universidade, conseguirá fazer pesquisas em língua estrangeira. Se nem em português você conhece palavras mais complexas e pouco utilizadas, por que então deveria conhece-las em inglês?
Há sim palavras complexas no texto, mas estão ali por um único motivo: apavorar o candidato e tirar o foco das palavras realmente úteis para a resposta. É aquele medo de “nossa, que texto complicado, sei nada” que eles querem provocar em você.
Se alguma palavra mais complicada for útil para a resposta, o texto trará dicas para que você possa compreender seu sentido – isso em uma prova bem concebida. Ou por sinônimos, ou por definições ou por associações. Haverá sempre um meio de fazer com que o candidato entenda a ideia por trás daquela palavra.
3. As bancas examinadoras possuem um estilo próprio
Não basta saber que há mais compreensão de texto que gramática. Cada prova possui um estilo próprio que você precisa conhecer. Para isso, é importante resolver as três ou quatro últimas provas daquele vestibular. Voltar além disso pode dificultar sua análise, pois as provas passam por processos de mudança com o passar do tempo.
Então você fez o download das últimas três ou quatro provas, ok. O que precisa fazer agora? Não é simplesmente resolver as provas e ver sua nota. Pense, analise a prova. Quantas questões de gramática e quantas de interpretação? Há alguma similaridade dentro desses últimos anos? Se há gramática, quais os temas? Eles se repetem? Nas questões de interpretação, quais os erros mais comuns? As questões pedem uma compreensão mais ampla do texto ou algo mais restrito a frases específicas e informações localizadas? Com isso você vai entender as características principais da prova que você vai prestar – e isso vai te ajudar bastante a mandar bem!
Bem, por hoje é só. Estratégia é o que te salva em uma prova de inglês, muitas vezes até mais que conhecimento do idioma. Comece a treinar isso e saia na frente dos outros candidatos.
Abraços e até a próxima semana,
Marcelo Santos é professor de Inglês do Stoodi. Com Licenciatura em Inglês pelo Mackenzie e pós-graduação em Educação pela UFLA, já proferiu palestras em simpósios nacionais e internacionais sobre ensino de idiomas e educação. Atualmente é professor de cursinhos pré-vestibulares no estado de São Paulo.