O que você precisa saber sobre o Edital vestibular UNB para Medicina?
Já na escola, muitos estudantes batem o martelo e decidem que querem cursar Medicina na Universidade de Brasília (UNB). Por isso, começam desde cedo a se inteirar a respeito do edital do vestibular UNB. Afinal, ela é considerada uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil.
Prova disso é que o levantamento internacional de 2022 da QS Top Universities, que avalia, entre muitas coisas, a infraestrutura tecnológica, o corpo docente e o reconhecimento do mercado de trabalho, coloca ela como a 14ª melhor universidade brasileira.
Por essa razão, trouxemos as principais dúvidas sobre o edital da UNB para lhe ajudar na sua preparação para esse processo seletivo. Confira!
Qual o passo a passo para a inscrição?
O edital do vestibular UNB é gerenciado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Aliás, essa associação também comanda os processos seletivos (totais ou parciais) de outras instituições, como a Universidade Brasil e a Universidade Federal do Paraná.
A gente reforça essa informação porque a sua inscrição ocorre no portal dessa entidade. Logo, é importante entender o porquê disso! Já em relação ao passo a passo, saiba que ele é bem simples, viu?
Você preenche o seu cadastro pessoal, presta as informações sobre possíveis requerimentos para concorrer pela sistema de cotas e assinala qual curso quer fazer (no caso, Medicina). Por fim, é só fazer o pagamento da taxa de inscrição.
O que o edital do vestibular UNB diz sobre a prova?
O edital do vestibular UNB aponta que são dois dias de aplicação de provas. O primeiro deles tem dois cadernos, sendo um deles voltado para a língua estrangeira escolhida pelo candidato (Espanhol Francês ou Inglês) com um total 30 itens.
Já o segundo tem 120 itens e é voltado para um conjunto de matérias que mesclam saberes sociológico, artístico e de humanas. Veja quais são elas:
A redação, por sua vez, também é realizada no primeiro dia de exame. Contudo, o edital do vestibular UNB não especifica qual o formato dela. Na realidade, apenas indica que há diferentes possibilidades, desde a produção de cartas até textos argumentativos.
Por fim, no segundo dia temos um caderno que engloba questões de disciplinas mais exatas, como Biologia, Física, Matemática e Química. Ao todo, são cobrados 150 itens aqui.
Nas duas datas, o início das provas acontece às 13h (com os portões abrindo com uma hora de antecedência) e contam com a mesma duração: cinco horas.
Como é a seleção no vestibular UNB?
Se algumas instituições fazem a seleção exclusivamente pelos cursos oferecidos, com a Universidade de Brasília é diferente. Isso porque ela divide as vagas pelas graduações e também por campus. Ao todo, são quatro: Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.
Quem deseja se graduar em Medicina, por exemplo, deve ficar atento, pois apenas o campi Darcy Ribeiro dispõe dessa formação, ok? Outro ponto importante sobre o processo seletivo é que ocorrem duas chamadas por ano, uma para cada semestre.
Portanto, é fundamental se planejar com bastante antecedência para aproveitar essas duas oportunidades. Afinal de contas, dessa forma, você tem mais chances de ingressar nesse curso que é um dos mais visados em todo o país.
Para encerrar, fica aqui mais uma informação útil: a ampla concorrência no edital do vestibular UNB é chamada de “seleção universal”.
Como é o cálculo da nota final?
A nota final é calculada a partir do valor de cada um dos itens presentes nas provas. São eles o A, B, C e D. Os do tipo A e C são sempre objetivos e tem respostas de múltipla escolha. Eles equivalem, respectivamente, a um e dois pontos.
Já os itens B e D são sempre discursivos. Porém, há um diferencial entre os dois. O primeiro é um discurso de resposta direta. Ou seja, não cabe nenhuma produção de texto. Já o item D requer, obrigatoriamente, a produção de texto para justificar a resposta.
Cada B certo acumula mais dois pontos. Já no caso do D, a pontuação pode variar entre zero e três pontos a depender do que o candidato escreve. Ah, e tem mais, viu? A sua pontuação não se resume à soma dos itens corretos. Ela também inclui a pontuação daqueles itens errados que têm valor negativo, descontando, assim, pontos do seu score.
Errar um item A diminui um ponto, enquanto o B não tem peso. O item C, por sua vez, diminui -0,667. Já o D errado, assim como B igualmente equivocado, também não diminui sua pontuação final.
O que pode ser levado para a sala de provas?
O edital do vestibular UNB é bem taxativo quanto a esse assunto: o candidato deve portar apenas duas coisas. A primeira delas é o documento pessoal de identificação. Já a segunda é uma caneta preta (daquele modelo mais tradicional, onde o tubo é transparente).
O que o estudante não deve fazer no dia dos exames?
O edital do vestibular UNB também traz algumas proibições para os vestibulandos quanto aos dois dias de provas. A violação delas resulta em eliminação direta dos estudantes. Abaixo, nós mostramos algumas das principais:
- usar lápis ou lapiseira durante o exame;
- consultar livros ou outros tipos de obras;
- utilizar canetas que não tenham material transparente;
- anotar as respostas dos itens em qualquer material extraoficial;
- ser agressivo (verbal e/ou fisicamente) com os fiscais nas salas de prova;
- manusear embalagens de água ou alimentos para consumo.
Como você viu, conferir atentamente o edital do vestibular UNB é fundamental para você saber não apenas as regras e etapas das provas, mas também com o que vai lidar ao longo da seleção de novos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília.
Por esse motivo, acesse regularmente o site do Cebraspe. A partir daí, clique na aba “Acesso à Universidade” e depois vá direto na caixa de “Vestibular UNB (mais a data corrente)” para não perder o lançamento dos editais desse exame!
Gostou de conhecer mais sobre o processo seletivo da UNB? Pois curta a nossa página no Facebook para conferir mais dicas de como se preparar para passar nessa universidade!