Unesp: o guia completo!
A Unesp — Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” — é uma instituição pública mantida pelo Estado de São Paulo, com foco na atuação de ensino, pesquisa e extensão de serviços à sociedade.
É uma das quatro instituições de ensino superior (IES) sob a tutela do governo estadual paulista, ao lado da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ou seja, para estudar em qualquer uma delas não é necessário pagar mensalidade pelos cursos.
E aí, está pensando em prestar vestibular para essa renomada universidade? Então, confira as dicas do nosso guia completo da Unesp!
A Unesp
Criada no ano de 1976 como uma junção de vários institutos de ensino superior isolados em todo o território do Estado de São Paulo, a Unesp tem um modelo multicampi, com unidades em 24 municípios, sendo 21 campi no interior, um campus na capital e um em São Vicente, o primeiro do litoral paulista.
Esse modelo foi inspirado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a qual está distribuída em 23 campi construídos entre 1857 e 2002.
Com uma estrutura expressiva, a Unesp conta com mais de 3.500 professores e mais de 46.000 alunos, espalhados em todas as 32 unidades e institutos. São oferecidos 168 cursos de graduação e 114 nas modalidades de pós-graduação, totalizando 64 profissões de formação superior.
Os institutos e faculdades estão distribuídos nos diferentes campi da seguinte maneira:
- Campus de Araçatuba;
- Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA);
- Faculdade de Medicina Veterinária (FMV);
- Campus de Araraquara;
- Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF);
- Faculdade de Ciências e Letras (FCL);
- Faculdade de Odontologia de Araraquara (FOAR);
- Instituto de Química (IQ);
- Campus de Assis;
- Faculdade de Ciências e Letras (FCL);
- Campus de Bauru;
- Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC);
- Faculdade de Ciências (FC), que conta com o famoso radar Unesp do IPMet (Centro de Meteorologia de Bauru);
- Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB);
- Campus de Botucatu;
- Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA);
- Faculdade de Medicina (FM);
- Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ);
- Instituto de Biociências (IB);
- Campus de Dracena;
- Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT);
- Campus de Franca;
- Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS);
- Campus de Guaratinguetá
- Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG);
- Campus de Ilha Solteira;
- Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS);
- Campus Experimental de Itapeva;
- Campus de Jaboticabal;
- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV);
- Campus de Marília;
- Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC);
- Campus Experimental de Ourinhos;
- Campus de Presidente Prudente;
- Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT);
- Campus Experimental de Registro;
- Campus de Rio Claro;
- Instituto de Biociências (IB);
- Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE);
- Campus Experimental de Rosana;
- Campus São João da Boa Vista;
- Campus de São José do Rio Preto;
- Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE);
- Campus de São José dos Campos;
- Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT);
- Campus de São Paulo;
- Instituto de Artes (IA);
- Instituto de Física Teórica (IFT);
- Campus do Litoral Paulista (São Vicente);
- Instituto de Biociências (IB);
- Campus de Sorocaba;
- Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT);
- Campus de Tupã;
- Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE);
Essa diversidade é um dos diferenciais para os interessados em fazer algum curso na Unesp. Além de formações em diferentes áreas do conhecimento, os alunos têm várias localidades para estudar que estão espalhadas por todos os cantos de São Paulo. Olhando para o mapa do estado, há, pelo menos, um campus em cada região e isso também é um fator de crescimento para as cidades.
Como funciona o vestibular da Unesp
O vestibular da Unesp é um dos poucos que não aderiu ao Enem. Essa, aliás, é uma situação comum das universidades ligadas ao estado de São Paulo, que ainda trabalham com vestibulares tradicionais.
Assim como acontece na maioria dessas outras universidades estaduais, o vestibular da Unesp ocorre em duas fases. A primeira, composta por uma única prova de caráter objetivo, aborda conhecimentos gerais e funciona como uma pré-seleção dos melhores candidatos. Já na segunda fase são aplicadas duas provas com questões discursivas.
A Unesp permite a utilização da nota do Enem apenas como um complemento da nota da primeira fase. É feito um cálculo específico, sempre descrito no edital do concurso.
O vestibular da Unesp pode ser feito por qualquer pessoa do Brasil, estando disponível em diferentes regiões. Além da boa distribuição dos locais de prova no estado de São Paulo, presentes em 31 municípios, é possível participar do processo seletivo nas cidades de Brasília (DF), Uberlândia (MG) e Campo Grande (MS).
Com um nível bastante elevado de questões, segundo a opinião dos próprios estudantes, as provas demandam muito foco e concentração. Com início às 14 horas, duram apenas 4 horas e 30 minutos, o que resulta em uma média de apenas 3 minutos por questão. Isso exige dos candidatos uma ótima gestão de tempo e aproveitamento, para que nenhum minuto seja desperdiçado.
Outro fator importante de se apontar é que, diferentemente do Enem, que segue o cálculo do TRI, todas as questões da Unesp (áreas biológicas, humanas e exatas) têm o mesmo peso. Assim, adotar a estratégia de responder todas as questões mais fáceis no início da prova é ainda mais importante, já garantindo uma pontuação mais elevada.
Além das questões, as provas de primeira e segunda fase também têm o mesmo peso: cada uma vale 100 pontos e exerce o mesmo impacto na nota final. Por isso, garantir uma nota bem acima do corte na primeira etapa é importantíssimo para ter mais chances de garantir uma vaga.
O que levar e o que não levar no dia da prova
Assim como em qualquer outro vestibular, no edital da Unesp existem alguns itens obrigatórios, outros recomendáveis e ainda outros que são proibidos, podendo resultar na exclusão do candidato.
A carteira de identidade (ou documento oficial com foto e assinatura recentes) é obrigatória. Sem esse documento, o estudante não consegue realizar a prova. Canetas esferográficas com tinta azul ou preta são permitidas, além de lápis preto nº 2, apontador, borracha e régua transparente.
Roupas leves e comida são permitidas e, acima de tudo, altamente recomendadas. Apesar de ser uma prova mais corrida que outras do mesmo nível, é importante manter-se hidratado e com a alimentação equilibrada.
Já os itens proibidos são parecidos com o da maioria dos concursos. Assim, nenhum aparelho eletrônico pode ser utilizado durante a prova, como calculadoras, celulares, relógios e quaisquer aparelhos reprodutores de áudio. Além disso, o vestibular da Unesp é bastante rígido com algumas vestimentas. Bandanas, lenços, bonés ou chapéus são itens vetados.
Unesp resultado: onde encontrar
O sistema do vestibular da Unesp fica sob responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Fundação Vunesp), que organiza e aplica os concursos da IES. Além da Unesp, a Fundação também aplica e organiza concursos para diversas outras instituições.
No site da Fundação é possível encontrar não apenas os resultados do vestibular da Unesp, mas também documentos como editais e erratas.
Calendário Unesp
O calendário da Unesp 2023 já está disponível. As inscrições compreendem o período que vai de 08/09/2021 a 07/10/2022. A prova da primeira fase será aplicada no dia 14 e 15 de novembro, um feriado nacional aqui no Brasil.
Já a prova da segunda fase está prevista para ser aplicada no dia 19 de dezembro. A divulgação do resultado final é feita no dia 27 de Janeiro de 2022.
Como fazer inscrição Unesp
O processo de inscrição da Unesp é todo feito pelo sistema da Vunesp, sendo que as inscrições para o ano de 2022 estão abertas entre 08 de setembro e 7 de outubro de 2021.
O valor da inscrição é de R$ 170,00 e pode ser pago até o dia 10 de outubro, um dia após o prazo final do registro de novos candidatos. É importante lembrar que, do total das mais de 7 mil vagas, 50% delas são destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, uma espécie de sistema de cotas.
Nota de corte Unesp
Como o vestibular da Unesp considera o mesmo peso para todas as provas e questões, o cálculo da nota de corte é mais simples de ser feito. Dessa maneira, a nota de corte corresponde ao número mínimo de acertos para se classificar para a segunda fase do vestibular.
Maiores notas de corte
As 10 maiores notas de corte do vestibular da Unesp são, na ordem:
- Medicina (7º melhor do Brasil segundo o QS World University Rankings) = 75
- Direito (matutino) = 58;
- Psicologia (integral, em Bauru) = 52;
- Medicina Veterinária (integral, em Botucatu) = 50;
- Arquitetura e Urbanismo (integral, em Bauru) (7º melhor do Brasil, segundo o Enade) = 50
- Engenharia Química (integral, em Araraquara) = 51;
- Direito (noturno, em Franca) = 50;
- Ciências Biomédicas (integral, em Botucatu) = 47;
- Psicologia (noturno, em Bauru) = 47;
- Enfermagem (integral, em Botucatu) = 41.
Menores notas de corte
Já as cinco menores notas de corte do vestibular da Unesp são as seguintes:
- Letras (diurno, em Araraquara) = 35;
- Ciências Biológicas (integral, em Bauru) = 30;
- Educação Física (integral, em Rio Claro) = 30;
- Engenharia de Alimentos (integral, em São José do Rio Preto) = 30;
- Física (noturno, em Presidente Prudente) = 19.
É possível conferir todas as notas de corte do vestibular Unesp 2018 na página de resultados do site.
Prova Unesp
Como explicamos, a prova da Unesp é composta por duas etapas, com questões de peso igual entre si. Tanto a prova da primeira fase (objetiva) quanto as duas provas da segunda fase (discursivas) têm peso igual, de modo que a nota final é a junção dos 3 resultados.
Primeira Fase
A primeira fase do vestibular da Unesp consiste em uma prova de conhecimentos gerais, com 90 questões objetivas de múltipla escolha. Todas as questões apresentam 5 alternativas, de A a E.
A prova da primeira etapa do vestibular é formada por três grandes áreas do conhecimento, nas quais se encaixam as disciplinas tradicionais. São elas:
- Linguagens e Códigos: Língua Portuguesa, Literatura, Inglês, Artes e Educação Física;
- Ciências Humanas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
- Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Física, Química e Matemática.
Cada uma dessas áreas do conhecimento tem 30 questões, totalizando as 90 da prova. São 4 horas e 30 minutos para responder a todas, o que dá uma média de 3 minutos por questão. Como é possível perceber, o peso das matérias de exatas é consideravelmente menor, se comparado a outros vestibulares.
Em compensação, a prova da Unesp costuma cobrar um conhecimento muito mais aprofundado em Filosofia e Sociologia do que nos outros concursos. Dessa maneira, as dificuldades se equivalem.
Passam para a segunda fase os candidatos que se classificarem entre os melhores de seu curso. Para saber a quantidade de vagas da segunda fase é só multiplicar por 10 o número de vagas oferecidas pelo curso. Se Medicina oferece 90 vagas, por exemplo, classificam-se para a segunda etapa do vestibular os 900 candidatos de melhores notas.
Segunda fase
Na segunda fase do vestibular da Unesp, as coisas tendem a mudar um pouco. As provas são discursivas (ou com as chamadas questões abertas), sendo que são aplicados dois cadernos de prova em dois dias.
No primeiro dia, o candidato responderá a 24 questões, sendo 12 da área de Ciências Humanas e 12 da área de Ciências da Natureza e Matemática. Não são exatamente três questões de cada disciplina dessas áreas, pois é comum encontrar na prova aberta da Unesp questões que cobram a junção do conhecimento de vários temas por parte do aluno.
Já no segundo dia é aplicada uma prova contendo 12 questões da área de Linguagens e Códigos, além da Redação. Vale apontar que a segunda fase é igual para todos os participantes, independentemente do curso escolhido. Por isso, o raciocínio aplicado em outros concursos, como o da Fuvest, de estudar matérias específicas dependendo da área escolhida, não vale para a Unesp. A ideia é se aprofundar ao máximo em tudo que for possível.
Como as notas são calculadas
É importante entender como é feito o cálculo da nota, que nesse caso é baseado na média aritmética das duas provas (conhecimentos gerais + conhecimentos específicos e redação). Isso quer dizer que cada etapa corresponde a 50% da nota total. Na primeira parte, é possível aproveitar o resultado do Enem.
Como a segunda etapa é dividida em duas, o peso é um pouco diferente. A pontuação da prova de conhecimentos específicos corresponde a 36% da nota total, enquanto a redação equivale a 14%. Deu para entender a importância de uma primeira fase bem-feita? Quem não teve uma boa nota no Enem também pode aproveitar uma segunda chance de garantir sua vaga na Unesp fazendo o vestibular tradicional.
Como entrar na Unesp: o que estudar para o vestibular?
A prova do vestibular da Unesp é considerada bastante difícil por dois aspectos. O primeiro é por ter uma quantidade de vagas de ampla concorrência bem baixa, já que a maioria das vagas é reservada para o sistema de educação pública. Isso faz com que sejam chamados poucos candidatos para preencher vagas em segunda ou terceira chamadas.
O segundo aspecto é o fato de a prova “aberta”, da segunda fase, não distinguir conhecimentos por cursos específicos. Ou seja, se você está prestando vestibular para engenharia civil, por exemplo, não adianta estudar só Física e Matemática. É preciso se aprofundar em todos os assuntos.
Disciplinas: Unesp
Pensando na estrutura da prova e nos temas cobrados, mais do que listar assuntos que caem em cada matéria, é interessante elencar alguns pontos de interesse.
A prova é mais tranquila para quem não domina exatas
Na primeira fase, com 90 questões fechadas, a área de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) dividem espaço com Matemática. Ou seja, se compararmos com outros vestibulares, que costumam ter uma prova de Matemática bastante robusta, o vestibular da UNESP é menos pesado.
A ideia da prova é avaliar a formação generalizada do candidato, o que leva a um grau de dificuldade menor para as questões relativas às matérias de exatas. Quem está acostumado a prestar vestibular da Unesp o considera a prova mais tranquila entre as grandes universidades estaduais de São Paulo. Mas isso só acontece na primeira fase, já que as provas de conhecimentos específicos costumam ser bem mais difíceis.
Conhecimentos amplos em exatas
Ainda sobre a prova de exatas, é importante entender que a Unesp costuma tentar cobrir todas as grandes áreas de cada disciplina. A parte de Física da prova, por exemplo, tenta trazer ao menos uma questão de óptica, uma de termodinâmica, uma de cinemática, etc. Para quem não está voltado para cursos como engenharia, isso significa que é possível garantir alguns pontos em questões mais acessíveis.
Interpretação de texto
A prova de Linguagens da UNESP não foca muito na literatura, já que esse vestibular não trabalha com uma lista de leituras obrigatórias, como alguns outros fazem. Assim, é comum encontrar textos mais extensos, os quais gerarão duas ou três perguntas cada.
Por isso, é fundamental estar com a habilidade de interpretação de texto o mais afiada possível. Aproveite que não é preciso ler livros específicos para a prova e intensifique a preparação nesse sentido.
Filosofia e Sociologia
O grande diferencial da prova da Unesp é o aprofundamento nas questões relativas a Filosofia e Sociologia, principalmente se compararmos com o nível da prova do Enem.
O cenário é ainda mais complicado se levarmos em consideração que as outras duas grandes universidades paulistas (USP e Unicamp) não cobram essas matérias em seus vestibulares, tornando então os temas de Filosofia e Sociologia exclusivos da prova da Unesp. Ou seja, esses são dois importantes focos de estudo!
Redação: Unesp
Assim como o Enem, a Unesp cobra em sua prova de Redação um texto de caráter dissertativo-argumentativo. Dessa forma, é fundamental se preocupar mais com os argumentos que serão apresentados do que com a forma como os fatos serão expostos no seu texto.
O que queremos dizer é que não adianta escrever um texto gramaticalmente brilhante se a argumentação é fraca, incoerente ou confusa. Isso envolve um bom conhecimento sobre temas variados e é preciso ter esse cuidado na rotina de preparação para o vestibular, já que a falta de pensamento crítico e a incapacidade de organizar as ideias podem prejudicar o resultado final.
Um ponto positivo é que a prova traz uma série de textos auxiliares, os quais servirão de base para o desenvolvimento da redação. É interessante saber ainda que a banca da Unesp também pode pedir que o participante considere todos os outros textos apresentados no restante das questões da prova de Linguagens.
Uma ótima dica de preparo é pesquisar edições anteriores e treinar a prática focando no estilo de prova da Unesp. Vale ainda procurar na internet exemplos de redação avaliadas com a nota máxima.
Unesp: diferenciais e cursos
Não podemos considerar que o fato de ser uma universidade pública e gratuita é o único diferencial da Unesp. É claro que esse é um grande atrativo para os estudantes, mas existem outros benefícios em fazer essa escolha.
Como já citamos, a diversidade de cursos certamente é uma das vantagens, possibilitando que os alunos tenham acesso a diferentes tipos de carreiras. Outros diferenciais a serem considerados são: capacitação do corpo docente, os investimentos em pesquisa, nota máxima de avaliação do MEC e os auxílios para aprimoramento dos alunos (especialmente para pessoas de baixa renda).
Agora chegou a hora de conhecer todos os cursos da Unesp, que oferece mais de 160 cursos de graduação em seus diferentes campi e instituições. São eles:
- Administração;
- Administração Pública;
- Arquitetura e Urbanismo;
- Arquivologia;
- Arte – Teatro;
- Artes Visuais;
- Biblioteconomia;
- Ciência da Computação;
- Ciências Biológicas;
- Ciências Biológicas – Habilitação em Biologia Marinha;
- Ciências Biológicas – Habilitação em Gerenciamento Costeiro;
- Ciências Biomédicas;
- Ciências Econômicas;
- Ciências Sociais;
- Comunicação Social – Jornalismo;
- Comunicação Social – Radialismo;
- Comunicação Social – Relações Públicas;
- Design;
- Direito;
- Ecologia;
- Educação Física;
- Educação Musical;
- Enfermagem;
- Engenharia Aeronáutica;
- Engenharia Agronômica;
- Engenharia Ambiental;
- Engenharia Biotecnológica;
- Engenharia Cartográfica;
- Engenharia Civil (8º melhor do Brasil, segundo o RUF 2017);
- Engenharia de Alimentos;
- Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia;
- Engenharia de Controle e Automação;
- Engenharia de Energia;
- Engenharia de Materiais;
- Engenharia de Pesca;
- Engenharia de Produção;
- Engenharia de Produção Mecânica;
- Engenharia de Telecomunicações;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia Florestal;
- Engenharia Industrial Madeireira;
- Engenharia Mecânica;
- Engenharia Química;
- Estatística;
- Farmácia – Bioquímica;
- Filosofia;
- Física;
- Física – Bacharelado em Física Biológica;
- Física – Bacharelado em Física de Materiais;
- Física Médica;
- Fisioterapia;
- Fonoaudiologia;
- Geografia;
- Geologia;
- História;
- Letras;
- Letras – Tradutor;
- Matemática;
- Medicina;
- Medicina Veterinária;
- Meteorologia;
- Música;
- Nutrição;
- Odontologia;
- Pedagogia;
- Psicologia (7ª melhor do Brasil, segundo o RUF 2017);
- Química;
- Química – Bacharelado em Química Ambiental;
- Química – Bacharelado em Química Tecnológica;
- Relações Internacionais;
- Serviço Social;
- Sistemas de Informação;
- Terapia Ocupacional;
- Turismo;
- Zootecnia;
Curso de especialização: Unesp
Em suas várias unidades, a Unesp oferece muitos cursos de especialização. São eles:
- Administração Pública Municipal;
- Análises Clínicas e Hemoterapia;
- Arteterapia/Terapias Expressivas;
- Dentística;
- Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias;
- Endodontia;
- Engenharia de Produção;
- Entomologia Urbana – Teoria e Prática;
- Estomatologia;
- Estratégias Competitivas: Comunicação, Inovação e Liderança;
- Fisioterapia;
- Fundamentos da Cultura e das Artes;
- Gestão da Produção;
- Gestão de Recursos Hídricos e Gerenciamento de Áreas Contaminadas;
- Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional e do Trabalho;
- Humanidades e Humanização no Campo da Saúde;
- Implantodontia;
- Linguagem, Cultura e Mídia;
- Ortodontia;
- Periodontia;
- Prótese Dentária;
- Psicologia e Saúde: Interfaces Teóricas e Práticas;
- Reabilitação e Tecnologia;
- Saúde Pública e Obesidade;
- Treinamento Físico Aplicado às Doenças Cárdio-Metabólicas no Processo de Envelhecimento: Bases Teórico-Práticas;
Mestrado e Doutorado: Unesp
Com um dos maiores programas de pós-graduação do Brasil, a Unesp oferece cerca de 150 cursos de Mestrado e Doutorado, cobrindo praticamente todas as áreas do conhecimento:
- Administração – Mestrado Profissional;
- Agronegócio e Desenvolvimento – Mestrado;
- Agronomia – Mestrado e Doutorado;
- Alimentos e Nutrição – Mestrado e Doutorado;
- Anestesiologia – Mestrado e Doutorado;
- Animais Selvagens – Mestrado e Doutorado;
- Aquicultura – Mestrado e Doutorado;
- Arquitetura e Urbanismo – Mestrado;
- Artes – Mestrado Profissional, Mestrado e Doutorado;
- Bases Gerais da Cirurgia – Mestrado e Doutorado;
- Biociências – Mestrado e Doutorado;
- Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia – Mestrado e Doutorado;
- Biodiversidade de Ambientes Costeiros – Mestrado e Doutorado;
- Bioenergia – Doutorado Institucional;
- Biofísica Molecular – Mestrado e Doutorado;
- Biologia Animal – Mestrado e Doutorado;
- Biologia Geral e Aplicada – Mestrado e Doutorado;
- Biometria – Mestrado e Doutorado;
- Biopatologia Bucal – Mestrado e Doutorado;
- Biotecnologia – Mestrado e Doutorado;
- Biotecnologia Animal – Mestrado e Doutorado;
- Ciência Animal – Mestrado e Doutorado;
- Ciência da Computação – Mestrado Interunidade;
- Ciência da Informação – Mestrado e Doutorado;
- Ciência dos Materiais – Mestrado e Doutorado;
- Ciência e Tecnologia Animal – Mestrado Interunidade;
- Ciência e Tecnologia Aplicada à Odontologia – Mestrado Profissional;
- Ciência e Tecnologia de Materiais – Mestrado e Doutorado;
- Ciência Florestal – Mestrado e Doutorado;
- Ciência Odontológica – Mestrado e Doutorado;
- Ciências Ambientais – Mestrado e Doutorado;
- Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) – Mestrado e Doutorado;
- Ciências Biológicas (e suas variações) – Mestrado e Doutorado;
- Ciências Cartográficas – Mestrado e Doutorado;
- Ciências da Motricidade – Mestrado e Doutorado;
- Ciências Farmacêuticas – Mestrado e Doutorado;
- Ciências Fisiológicas – Mestrado e Doutorado;
- Ciências Odontológicas – Mestrado e Doutorado;
- Ciências Sociais – Mestrado e Doutorado;
- Cirurgia Veterinária – Mestrado e Doutorado;
- Comunicação – Mestrado e Doutorado;
- Desenvolvimento Humano e Tecnologias – Mestrado e Doutorado;
- Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe – Mestrado;
- Design – Mestrado e Doutorado;
- Direito – Mestrado;
- Docência para Educação Básica – Mestrado Profissional;
- Doenças Tropicais – Mestrado e Doutorado;
- Ecologia e Biodiversidade – Mestrado e Doutorado;
- Economia – Mestrado;
- Educação – Mestrado e Doutorado;
- Enfermagem – Mestrado Profissional, Mestrado e Doutorado;
- Engenharia Civil – Mestrado;
- Engenharia Civil e Ambiental – Mestrado e Doutorado;
- Engenharia de Biomateriais e Bioprocessos – Mestrado Profissional;
- Engenharia de Produção – Mestrado Profissional, Mestrado e Doutorado;
- Engenharia e Ciência de Alimentos – Mestrado e Doutorado;
- Engenharia Elétrica – Mestrado e Doutorado;
- Engenharia Mecânica – Mestrado e Doutorado;
- Ensino de Física – Mestrado Profissional;
- Ensino e Processos Formativos – Mestrado Interunidade;
- Estudos Linguísticos – Mestrado e Doutorado;
- Estudos Literários – Mestrado e Doutorado;
- Farmacologia e Biotecnologia – Mestrado e Doutorado;
- Filosofia – Mestrado;
- Física – Mestrado e Doutorado
- Fisiopatologia em Clínica Médica – Mestrado e Doutorado;
- Fisioterapia – Mestrado e Doutorado;
- Fonoaudiologia – Mestrado;
- Genética e Melhoramento Animal – Mestrado e Doutorado;
- Geociências e Meio Ambiente – Mestrado e Doutorado;
- Geografia – Mestrado Profissional, Mestrado e Doutorado;
- Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – Mestrado Profissional;
- Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia – Mestrado e Doutorado;
- História – Mestrado e Doutorado;
- Letras – Mestrado Profissional, Mestrado e Doutorado;
- Linguística e Língua Portuguesa – Mestrado e Doutorado;
- Matemática – Mestrado Profissional, Mestrado e Doutorado;
- Matemática Aplicada e Computacional – Mestrado;
- Matemática em Rede Nacional – Mestrado Profissional;
- Medicina – Mestrado Profissional;
- Medicina Veterinária – Mestrado e Doutorado;
- Microbiologia – Mestrado e Doutorado;
- Microbiologia Agropecuária – Mestrado e Doutorado;
- Mídia e Tecnologia – Mestrado Profissional e Doutorado;
- Multicêntrico em Ciências Fisiológicas – Mestrado e Doutorado;
- Música – Mestrado e Doutorado;
- Nanotecnologia Farmacêutica – Doutorado em Rede;
- Odontologia – Mestrado e Doutorado;
- Odontologia Preventiva e Social – Mestrado e Doutorado;
- Odontologia Restauradora – Mestrado e Doutorado;
- Patologia – Mestrado e Doutorado;
- Pesquisa Clínica – Mestrado Profissional;
- Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia Médica) – Mestrado Profissional;
- Planejamento e Análise de Políticas Públicas – Mestrado Profissional;
- Psicologia – Mestrado e Doutorado;
- Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem – Mestrado e Doutorado;
- Química – Mestrado Profissional, Mestrado e Doutorado;
- Reabilitação Oral – Mestrado e Doutorado;
- Relações Internacionais – Mestrado e Doutorado;
- Saúde Coletiva – Mestrado e Doutorado;
- Saúde da Família – Mestrado Profissional;
- Serviço Social – Mestrado e Doutorado;
- Sociologia em Rede Nacional – Mestrado Profissional;
- Zootecnia – Mestrado e Doutorado;
Curtiu nosso guia sobre o vestibular da Unesp? Apesar de ser um processo seletivo bastante desafiador, nada é impossível quando você se dedica a um objetivo importante!
Então que tal começar logo sua preparação, conferindo nosso banco de exercícios e nossa plataforma de videoaulas? Você também pode ver muito mais conteúdos como esse no Blog do Stoodi!