Vestibular Cederj: inscrições, resultados e mais!

Saiba como se preparar para o vestibular Cederj, como fazer inscrição, datas, como funciona o vestibular e mais!

Vestibular Cederj: inscrições, resultados e mais!

Tem o desejo de cursar a graduação em uma instituição pública? Saiba que esse também é o sonho de muita gente. Por isso, é necessário se dedicar aos estudos para ter um lugar entre os alunos da universidade. Aliás, você está por dentro do vestibular Cederj?

O consórcio é ideal para quem quer graduar, mas não tem tempo para um curso presencial. Não sabe ainda como começar a se preparar para a prova do vestibular da Cederj? Fique tranquilo que o Stoodi te ajuda! Neste post, você encontra tudo o que precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

O que é Cederj?

O Cederj faz parte da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), que abrange projetos na áreas de educação superior a distância, além de divulgação científica.

Dessa maneira, ele atinge mais de 60 mil pessoas por ano em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro. O Cederj é um consórcio em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro e 7 instituições públicas de ensino superior:

  • Cefet-RJ;
  • UFRJ;
  • UERJ;
  • UENF;
  • UFF;
  • UNIRIO;
  • UFRRJ.

O objetivo do consórcio é promover a interiorização do ensino superior público e de qualidade oferecendo cursos de graduação a distância, na modalidade semipresencial, para residentes de todo o Estado do Rio de Janeiro. Sendo assim, ele conta com campus em diversas cidades.

Ao concluir a graduação, o aluno recebe o diploma de acordo com a instituição que está oferecendo o curso. O certificado tem o mesmo valor que o de ensino presencial.

estudando para vestibular cederj

Como funciona o vestibular da Cederj?

O vestibular Cederj é um processo seletivo muito concorrido, o que já é de se imaginar. Afinal, o consórcio é composto pelas melhores instituições públicas do estado, não é verdade?

Ele ocorre duas vezes por ano sendo o realizado no segundo semestre para os alunos se matricularem no ano seguinte, e o do primeiro semestre para começar as aulas no segundo do mesmo ano.

Antes de haver a inscrição de fato, é possível pedir a isenção da taxa e a pré-inscrição no sistema de cotas, como os alunos do Cederj pré-vestibular social. Por isso, é preciso ficar por dentro das datas e do edital para ver se a sua situação se encaixa no pedido e não perder os prazos.

Além da prova do vestibular Cederj, algumas Instituições de Ensino Superior que fazem parte do consórcio permitem o ingresso dos alunos que optaram por usar a nota do Enem.

Nesse caso, o candidato informa essa vontade dentro do prazo estipulado. Antes de abrirem as inscrições para a prova do vestibular Cederj, são divulgados os nomes dos aprovados pela nota do Enem. Assim, quem não conseguiu entrar dessa forma pode prestar o vestibular e ter uma nova chance de ser o mais novo aluno da instituição!

O que cai no vestibular da Cederj?

Para se sair bem na prova, é necessário saber o que cai no vestibular Cederj. O exame conta com 60 questões objetivas, além da famosa redação, é claro. As matérias são cobradas de acordo com o curso que o candidato escolhe. Veja só:

  • História e Matemática: cursos de Administração, Administração Pública e Ciências Contábeis;
  • Matemática: curso de Licenciatura em Matemática;
  • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira: curso de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Letras;
  • Biologia e Química: curso de Licenciatura em Ciências Biológicas;
  • Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Geografia: curso de Licenciatura em Geografia;
  • Matemática e Física: cursos de Licenciatura em Física; Tecnologia em Sistemas de Computação e Engenharia de Produção;
  • Química: curso de Licenciatura em Química;
  • Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e História: curso de Tecnologia em Segurança Pública;
  • Geografia e História: cursos de Licenciatura em Turismo, Licenciatura em História e Tecnologia em Turismo.

Vestibular Cederj: inscrições

As inscrições do vestibular Cederj são feitas por meio do site da instituição e ficam abertas até o dia 24 de outubro de 2019. Para deixar ainda mais fácil para você, fizemos um passo a passo. Acompanhe:

  • acesse a página da inscrição;
  • informe seu CPF e o código da imagem que aparece e clique em entrar;
  • em “Cadastro Pessoal”, coloque todos os dados pedidos;
  • na aba “Curso/Polo” diga qual o curso que pretende cursar e quais as unidades de sua preferência, além de dar mais algumas informações solicitadas;
  • na etapa do “Questionário”, responda a todas as perguntas com sinceridade;
  • clique em “Enviar dados”.

Sua inscrição só terá validade com o envio dos dados e a geração do comprovante de inscrição do vestibular Cederj. Sendo assim, confira se todas as informações foram preenchidas corretamente. A emissão desse comprovante quer dizer que os dados foram recebidos pela Comissão do Vestibular.

Resultado: vestibular Cederj

Você já fez a prova ou ainda fará, mas já quer saber como conferir o resultado vestibular Cederj 2020? Saiba que todas as informações constam no edital. Basta ficar ligado no que diz o documento para não se esquecer de verificar os aprovados e perder algum prazo.

Geralmente, os resultados saem separados, sendo o da prova objetiva primeiro, após alguns dias o da redação e, por último, o final. Fique atento às datas definidas no edital, pois, caso seu nome esteja em meio aos aprovados, terá um prazo para efetuar a matrícula.

Provas: vestibular Cederj

Já sabe como estudar para o vestibular Cederj? Uma ótima dica é pegar o caderno de provas anteriores e seus respectivos gabaritos para treinar.

Se a prática leva à perfeição, esse pode ser um caminho para você se dar bem no vestibular. Já sabe onde encontrar esse material? Basta acessar a página dos vestibulares anteriores Cederj e conferir!

Pré-vestibular Cederj

Todos os anos, cerca de 16 mil vagas são abertas para o Pré-vestibular Social Cederj. Você sabe o que é isso? É um curso totalmente gratuito que oferece preparo, orientação e motivação aos estudantes de baixa renda que querem cursar o Ensino Superior.

São abertos dois processos seletivos por ano para os concluintes ou egressos do ensino médio. O extensivo, que vai de março a dezembro, e o intensivo, que ocorre de julho a dezembro. O cursinho Pré-vestibular Cederj acontece em diversos polos espalhados pelo estado, sendo que os dias e horários das aulas são diferentes, de acordo com cada unidade.

O vestibular Cederj é a oportunidade perfeita para os residentes do Estado do Rio de Janeiro que pretendem ter uma formação no ensino superior de uma instituição renomada, porém não têm disponibilidade para um curso presencial.

Está focado nos estudos para passar no vestibular, o Stoodi vai dar aquela força! Aproveite as nossas videoaulas, plano de estudos e muitos exercícios para praticar. Experimente agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *