Vestibular FUVEST Medicina: aprenda de que forma se preparar!

Vestibular FUVEST Medicina: aprenda de que forma se preparar!

A prova da FUVEST Medicina (Fundação Universitária para o Vestibular) é uma das mais concorridas de todo o Brasil. Anualmente, mais de 100 mil candidatos concorrem às 11 mil vagas disponíveis em todos os cursos da USP (Universidade de São Paulo). Além disso, há algumas colocações da faculdade que são disponibilizadas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Entre os cursos, o mais concorrido é o de Medicina. As notas de corte dessa graduação chegam, na primeira fase, a mais de 80 pontos em algumas edições (para a Ampla Concorrência). Ao todo, a prova tem 90 questões. Ou seja: você precisa mandar muito bem para ser aprovado.

E então, quer saber como isso é possível? Confira algumas dicas para não errar na sua preparação e conquistar, então, a sua aprovação em Medicina na Fuvest, que seleciona candidatos para a melhor faculdade do curso em todo o Brasil! 

Como funciona a prova da Fuvest?

Veja alguns detalhes sobre a prova da Fuvest para medicina!

Aplicação da prova

A prova da Fuvest é normalmente aplicada em novembro, no último domingo do mês. A segunda fase costuma ser feita em meados de janeiro.

Tempo de prova

Na primeira fase, a prova da Fuvest tem duração de 5 horas. Os exames aplicados na segunda fase, por sua vez, têm duração de 4 horas cada. 

Número de questões

O número de questões da Fuvest na primeira fase é 90. Na segunda fase, isso depende da carreira escolhida.

Em Medicina, há 10 questões de Língua Portuguesa e a realização de uma redação no primeiro dia. No segundo, são respondidas cerca de 3 questões de cada uma das matérias específicas, que no caso são Química, Física e Biologia. 

Fases

As fases da prova são um pouquinho diferentes. No primeiro dia, há 90 questões objetivas. Na segunda fase, todas elas são dissertativas, exigindo respostas completas dos candidatos.

Campi de Medicina

O curso de Medicina na USP é oferecido em três cidades. São elas: 

  • São Paulo (campus de Pinheiros);
  • Bauru;
  • Ribeirão Preto.

Todas elas estão entre as principais instituições de Medicina de todo o Brasil, ganhando destaque dentro e fora do país.

Vagas

As vagas disponíveis dependem do campus analisado. Em São Paulo, há 60. Em Ribeirão Preto, 100. Já em Bauru, 42. No entanto, é importante que você confira os valores no ano em que você se inscrever.

Quais são as notas de corte para FUVEST Medicina?

As notas de corte mudam ano após ano. Elas variam a partir de fatores como o número de inscritos e o desempenho dos estudantes naquele ano. Além disso, pode ser maior ou menos de acordo com o campus que você deseja estudar.

No campus de São Paulo (o mais concorrido), as notas de corte de 2021 foram:

  • ampla concorrência (AC): 83;
  • escola pública (EP): 73;
  • pretos, pardos e indígenas (PPI): 63.

Você pode conferir as notas de outros campus e de outros cursos clicando aqui.

Como passar em FUVEST Medicina?

Dedicação, foco e muita disciplina. Essas são algumas palavras-chave que envolvem a preparação de um vestibulando de Medicina na Fuvest. No entanto, isso não é tudo! Continue a leitura e veja algumas dicas para arrasar na prova.

Faça um bom cronograma

O primeiro passo para conseguir a sua aprovação é fazer um bom cronograma de estudos. Ele deve abranger toda a sua semana e ter um número de horas realizável. Nada de estipular metas irreais, que só gerarão desânimo e frustração em sua mente.

Além disso, não deixe de deixar alguns espaços em branco no cronograma, para possíveis imprevistos. 

Cuide da saúde física e mental

Outro detalhe muito importante envolvem os cuidados com a sua saúde física e mental. Estudantes muito cansados ou nervosos tendem não só a não aprender da melhor forma possível, mas também a estarem mais suscetíveis aos temidos “brancos” na hora da prova.

Tenha calma e se respeite! Durma, descanse, assista às suas séries preferidas, saia com os amigos ou o(a) namorado(a)… viva! A aprovação no vestibular depende de organização e disciplina, não de sacrifícios ao seu bem-estar.

Entenda a prova da FUVEST Medicina

FUVEST Medicina

O entendimento da prova é muito importante. A Fuvest é um exame direto, conciso e sem muitas firulas. As questões tendem a ser mais curtas, mas também a exigir um grande conteúdo do estudante.

Faça sempre exercícios da própria Fuvest para treinar e pegar o “feeling” da prova. Além disso, não deixe de ler o edital com atenção.

Faça simulados

Os simulados são fundamentais para que você aprenda a calcular o seu tempo de prova e possa, assim, garantir mais tranquilidade no grande dia.

Lembrando que eles também são ótimos para que a revisão da matéria seja feita e para que você identifique quais pontos precisam melhorar em sua preparação.

Conte com o apoio de um cursinho pré-vestibular

Por fim, passar em FUVEST Medicina sem o apoio de um cursinho pré-vestibular é algo muito difícil. Esse tipo de curso ajuda na sua organização, oferece um conteúdo dado em ordem cronológica e também dá apoio personalizado às suas necessidades.

No Stoodi, você conta com tudo isso e muito mais! Alguns dos nossos diferenciais são:

  • milhares de videoaulas de todas as matérias;
  • lives para tirar dúvidas e revisar o conteúdo;
  • simulados personalizados;
  • exercícios com resolução em vídeo (mais de 30 mil!);
  • monitoria;
  • correção de redação;
  • aula de idiomas;
  • professores qualificados e muito mais!

Tudo isso somado a um Plano de Estudos personalizado, que considerará a USP como faculdade dos seus sonhos, o tempo que você tiver disponível para estudar e, claro, as matérias que você tem mais dificuldade. 

Gostou de saber como passar em FUVEST Medicina e conhecer mais sobre essa prova? Agora, é hora de cair em campo e começar a sua preparação. E não se esqueça: você está competindo consigo mesmo. Não se compare com os outros. Dê o seu melhor e, em breve, o seu nome estará na lista de aprovados!

E você pode começar a estudar agora mesmo! Entre em contato com a nossa equipe e tire qualquer dúvida sobre o funcionamento do cursinho. Depois, é só se inscrever e correr para o abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *