Vestibular no meio do ano: veja 7 universidades que realizam

Vestibular no meio do ano: veja 7 universidades que realizam

Pode reparar: a maioria dos processos seletivos acontece de um ano para o outro, priorizando a entrada dos novos estudantes no primeiro semestre da faculdade. Justamente por isso, muita gente se pergunta se há vestibular no meio do ano.

Imprevistos podem ocorrer e impedir a sua presença na data do exame. Isso sem falar, é claro, na possibilidade de não aprovação na primeira tentativa. Nem todo mundo quer esperar mais 12 meses para voltar a disputar uma vaga no curso desejado, não é mesmo?

Neste post, indicamos em quais instituições o vestibular no meio do ano está disponível e mostramos o que avaliar ao recorrer a esse tipo de prova. Confira!

Quais universidades têm vestibular no meio do ano?

Ao longo dos anos, o Enem se tornou o principal meio de avaliação adotado por muitas instituições de Ensino Superior do país. A questão é que ele ocorre uma vez por ano. Para completar, o processo de aprovação e divisão de vagas (entre primeiro e segundo semestre) acontece por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre inscrições duas vezes por ano.

Perder os prazos ou não garantir a entrada no meio acadêmico no final do processo pode atrasar os seus planos. Por conta disso, muitos vestibulandos buscam universidades públicas que não restrinjam a entrada de calouros via Sisu.

O vestibular no meio do ano permite que os estudantes tenham mais uma oportunidade de ingresso na universidade. Se você tem interesse em fazer essas provas, saiba que várias instituições, entre federais e estaduais, disponibilizam o vestibular no meio do ano. Abaixo, listamos alguns exemplos nas cinco regiões do Brasil. Veja:

  1. Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
  2. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG);
  3. Universidade Federal do Tocantins (UFT);
  4. Universidade Estadual do Ceará (UECE);
  5. Universidade Regional do Cariri (URCA);
  6. Universidade Estadual de Goiás (UEG);
  7. Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Quais são as características dos vestibulares no meio do ano?

Há pouco, mostramos algumas das instituições de ensino onde você tem a chance de fazer um vestibular no meio do ano, mas é preciso prestar atenção, pois é comum que essa edição tenha alguns diferenciais em relação ao vestibular principal. Abaixo, mostramos quais são os mais frequentes. Fique de olho!

Estilo das provas

Uma das principais mudanças tem a ver com o estilo das provas. É bastante comum que elas sejam mais enxutas, tendo uma redução de até 40% no total de questões. Não é raro, também, que as perguntas feitas sejam todas objetivas.

Outra possibilidade é que esse vestibular tenha apenas uma etapa unificada, isto é, seja um único exame elaborado para avaliar os seus conhecimentos em todas as matérias — além, é claro, da redação.

Quantidade limitada de cursos e vagas

Um diferencial que também ocorre no vestibular no meio do ano é a quantidade limitada de cursos. Muitas instituições de ensino priorizam a oferta de todas as graduações — em especial, aquelas mais procuradas (como Medicina, Direito, Psicologia, Odontologia etc.) — na primeira edição do processo seletivo.

lista de universidades com vestibular no meio do ano

No segundo semestre, elas reservam cursos com menos demanda ou vagas para um grupo seleto de formações por área (Exatas, Humanas etc.).

Por falar em vagas, é quase de praxe nas faculdades que esse tipo de chamada aprove uma quantidade bem menor de vestibulandos. Às vezes, só metade da primeira seleção; em outras, nem sequer isso.

Formas paralelas de ingresso

Outra diferença que pode ocorrer não diz respeito especificamente ao vestibular, mas ao formato da seleção dos novos universitários. Algumas instituições decidem manter só as provas tradicionais, considerando apenas o resultado que os estudantes obtêm nelas para o cálculo da nota final. Até aí, sem novidades.

No entanto, algumas instituições tornam esse processo mais flexível no meio do ano justamente pelo volume menor de vagas ofertadas e pela quantidade de vestibulandos que as disputam. Por conta disso, há universidades que liberam a escolha entre o vestibular e outras formas paralelas de ingresso. É o caso da pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio ou de chamadas específicas para o sistema de cotas.

Como se preparar para vestibulare no meio do ano?

O segredo para uma boa preparação para vestibulare no meio do ano envolve duas tarefas simples: pesquisa e prática. A primeira delas tem a ver com você se informar sobre os conteúdos mais abordados nas provas.

Saber quais são eles, em que tipo de contextos são aplicados e os principais questionamentos que geram é fundamental para a sua aprovação. A partir disso, você pode montar um plano de estudos contendo apenas os conteúdos que realmente são relevantes para o seu aprendizado.

Com organização, você consegue saber quais são as suas dúvidas e saná-las — até, quem sabe, se aprofundar nelas, desenvolvendo um pensamento crítico mais elaborado.

A segunda tarefa é paralela à primeira. Uma vez que você tem uma lista de conteúdos, pode começar a exercitá-los com questões discursivas e abertas para aprimorar as suas habilidades de resposta, produção de texto e construção de raciocínio.

Há muitas instituições de Ensino Superior que contam com o vestibular no meio do ano. É possível se planejar sem dificuldades e aproveitar essas chamadas — seja como plano A, seja como plano B. Não se esqueça de avaliar, minuciosamente, os diferenciais que esses processos apresentam. Isso evita dores de cabeça desnecessárias e permite que você se organize melhor quanto aos estudos!

Nesse processo, você pode contar com o Stoodi, que disponibiliza um banco amplo de exercícios. São mais de 30 mil!

Já que mencionamos o Stoodi, aproveite para entrar em contato conosco, saber mais sobre o acervo completo da plataforma e como você pode começar a usufruir dele imediatamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *