O curso de Medicina é um dos mais concorridos do país. Se esse é o seu sonho, saiba que é preciso estar preparado para lidar com a concorrência e garantir sua entrada na faculdade. Além disso, há vagas em instituições de ensino como a Universidade do Estado de Minas Gerais. Que tal uma delas ser a sua?
Neste post, você vai ficar sabendo qual é a melhor maneira de se preparar para o vestibular UEMG Medicina. Vamos contar também como é esse processo seletivo para arrasar na aprovação! Preparado?
Criada em 1989, a Universidade do Estado de Minas Gerais conta com vários campi e Unidades Acadêmicas em várias outras cidades além da capital, Belo Horizonte. São mais de 100 cursos de graduação, além de mestrados e doutorados.
O curso de Medicina da UEMG fica na cidade de Passos, localizada na região sudeste do estado.
Para estudar Medicina na UEMG, o candidato conta com estas possibilidades de ingresso:
Como em todos os vestibulares, é preciso ter dedicação e disposição para os estudos. Afinal, milhares de estudantes pretendem cursar Medicina, e o número de vagas obviamente não atende a essa demanda.
Por isso, as instituições de ensino realizam provas para selecionar os melhores candidatos ao curso – e com Medicina, a graduação mais procurada do país, não é diferente.
A prova da UEMG contempla questões fechadas (de múltipla escolha) e uma redação. Continue a leitura e saiba o que espera por você no Vestibular para Medicina.
A prova de Conhecimentos Gerais é composta por 48 questões, com 4 alternativas de resposta. Cada questão tem peso 2, ou seja, vale 2 pontos. Veja o que é cobrado nessa prova:
Constam na prova 6 questões de cada disciplina, ou seja, cada prova vale 12 pontos, totalizando 96 pontos.
Além das questões, o vestibular solicita ao estudante uma produção de texto. A Redação da UEMG vale 60 pontos, distribuídos assim:
É importante lembrar que essa produção textual se assemelha ao que é cobrado pelo Enem: uso de caneta de tinta azul ou preta fabricada em material transparente, por exemplo.
Outro ponto em comum é em relação à norma-padrão da língua, já que não devem ser usadas gírias ou regionalismos.
Um ponto bem diferente do que se pede na redação do Enem, porém, é o tamanho do texto. No Vestibular UEMG, ele tem apenas 12 linhas.
Então, para fechar a prova, você precisa de 96 pontos nas questões e 60 na Redação. A pontuação máxima é de 156 pontos.
Em outros cursos, até dá para focar na média, mas isso não acontece em Medicina. Nos últimos anos, a relação de candidatos por vaga ultrapassou 250.
Para você ter uma ideia, no Vestibular 2022 Medicina, o primeiro colocado tirou 60 na redação e fez 136 pontos (ampla concorrência).
Para cumprir essa maratona, são reservadas 4 horas de prova, incluindo o tempo para elaborar a redação e preencher o gabarito.
Depois do início da prova, o candidato só poderá sair depois de duas horas, é o chamado período de sigilo.
As questões são contextualizadas, bastante semelhantes às do Enem. Isso significa que há um texto-base para leitura e análise pelo candidato para chegar à resposta correta.
Nada de decorebas, certo? Com o retorno do vestibular tradicional em 2022, fica mais fácil tentar uma vaga, já que a prova é bem menor do que a do Enem. Veja, então, as melhores dicas para ficar afiado para o Vestibular UEMG!
Já falamos sobre dedicação, e é ela que vai determinar o seu sucesso no vestibular e na carreira dos seus sonhos! Dedicar-se aos estudos é uma ação que vai desde a elaboração do cronograma até a realização da prova, passando pelo cuidado com o descanso e a alimentação.
A seguir, damos as melhores dicas para você se preparar bem para esse desafio!
Só por estar aqui, lendo este post, você já começou a se dedicar. Parabéns! Saber como é a prova, qual o tipo de questão e o conteúdo que vai ser cobrado é um grande passo rumo à aprovação.
Afinal, você pode se aperfeiçoar nas questões contextualizadas, dando mais atenção às disciplinas que considera difíceis. Como cada questão tem peso 2, vale a pena investir e garantir cada pontinho!
Nada de deixar para a última hora! Faça seu planejamento de estudos com base no seu tempo disponível (nem que sejam poucas horas semanais) e não deixe a matéria acumular.
Quem pensa em tirar férias um mês antes do vestibular para se dedicar aos estudos pode sofrer com exaustão intelectual e não aprender tanto quanto quem estuda um pouco todo dia, sabia? Então, o ideal é começar o quanto antes.
É fundamental que você treine a redação pelo menos uma vez por semana. Para isso, existem plataformas, como o Stoodi, que oferecem correção de redações e feedback completo dos textos.
Como você viu acima, a prova de redação vale 60 pontos (quase 40% da prova), e garantir uma nota alta aqui é imprescindível para garantir sua aprovação.
Por fim, nossa dica matadora é treinar, treinar e… treinar! Busque exercícios e questões de vestibulares anteriores (lembre-se de que não houve essa prova em 2020 e 2021) e verificar seu tempo para resolver cada uma.
Isso vale também para a redação: em casa mesmo, marque um prazo de 60 minutos para fazer seu texto e tente aumentar a eficácia nesse período.
O Stoodi pode contribuir com uma preparação completa e multidisciplinar para você conquistar a aprovação no Vestibular UEMG Medicina! Temos videoaulas, exercícios e o melhor, um plano de estudos personalizado para as suas necessidades!
E, durante sua preparação para as provas, não se esqueça cuidar da saúde física e mental. Saiba que a atividade física pode ajudar a potencializar seu aprendizado!
A Unesp é uma universidade renomada, preparada para os desafios do mercado de trabalho e…
Entre as grandes universidades públicas do país, explore tudo que você precisa saber sobre a…
A UFPI (Universidade Federal do Piauí) é uma das instituições de ensino superior públicas e…
O garimpo ilegal é a extração de minerais sem as licenças governamentais e ambientais necessárias…
Já imaginou estudar na instituição de ensino mais antiga do Brasil a ser concebida como…
2024 é um ano de muitas lembranças para estudantes e pesquisadores de história — e…