A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma instituição de ensino superior pública e federal que está entre as maiores da região sul do Brasil e a maior de Santa Catarina.
Entre as dez melhores universidades do Brasil, a UFSC oferece vários cursos de graduação e pós-graduação de altíssima qualidade. Com grande concorrência em seu vestibular, a UFSC é, sem dúvidas, uma das instituições de maior renome do país.
Quer saber tudo sobre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e como ingressar nessa universidade em 2025? Então continue lendo esse guia completo!
Como funciona o vestibular da UFSC?
O vestibular da UFSC é a forma principal para conquistar uma vaga nos vários cursos de graduação disponíveis na instituição. Em 2025, pelo menos 4.525 vagas foram oferecidas, distribuídas entre diversos cursos de graduação. É recomendado que o vestibulando leia todas as instruções presentes neste texto e no edital publicado.
O vestibular da UFSC conta com duas provas que são realizadas em dois dias distintos. No primeiro dia de provas, o candidato responderá a questões de:
No segundo dia de provas, o candidato deverá fazer as provas de:
É possível realizar as provas em pelo menos 20 cidades do estado de Santa Catarina.
As inscrições começaram no dia 10 de setembro e vão até o dia 09 de outubro de 2024. A inscrição do vestibular UFSC só é confirmada com o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$182,00* (vale para todos os cursos).
*Valores em Nov/2024.
Todos os documentos como editais, erratas, solicitações de isenção de taxa de inscrição e, claro, os resultados, são publicados no portal oficial do Vestibular UFSC/2025.
O processo de inscrição para a prova da UFSC é realizado completamente por meio de seu portal oficial. O site aceita inscrições até o dia 3 de outubro. Até o dia 24 de setembro é possível pedir a isenção da taxa de inscrição.
De todas as vagas disponíveis nos mais de 100 cursos da UFSC, 50% é destinada a cotas. Elas são destinadas a estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras e são divididas considerando os seguintes recortes:
A isenção da taxa de inscrição deve ser feita junto à inscrição no portal oficial do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025. Você precisará comprovar renda conforme dados e documentos solicitados na inscrição.
Diferentemente de outras universidades, a UFSC divulga com clareza um relatório de cada processo seletivo UFSC, incluindo as notas de corte. Abaixo, listamos as 10 maiores e as 10 menores notas de corte nas modalidades Vestibular Tradicional e SISU de 2024. Use como referência para 2025.
Abaixo, as 10 maiores notas de corte do Vestibular de 2024 na UFSC:
Saiba como alcançar a nota de corte de medicina na UFSC!
Prova da UFSC
A prova do vestibular da UFSC acontece de forma conjunta com outras duas universidades, o chamado Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025. Dessa forma, é possível aplicar para diferentes instituições em sua inscrição. Fique atento à documentação necessária para a matrícula da UFSC, disponível no site.
O local de prova vestibular UFSC será revelado após o dia 22 de novembro de 2024 e a informação será disponibilizada junto com a sua Confirmação de Inscrição Definitiva.
Confira a seguir a agenda do Vestibular UFSC 2025.
Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição | 10/8 a 14/9/2024 (pagamento até 15/9) |
Prova de primeira fase | 7/12/2024 |
Prova de segunda fase | 8/12/2024 |
Provas de Habilidades Específicas de Música | A confirmar |
Provas de Habilidades Específicas demais cursos | A confirmar |
Divulgação da primeira chamada e lista de aprovados UFSC | A confirmar |
Matrícula online da primeira chamada | A confirmar |
Conhecer como a prova da UFSC funciona e as disciplinas que cairão faz toda a diferença nos seus resultados. Trouxemos abaixo a resposta para todas essas perguntas.
Como falamos anteriormente, as provas de conhecimentos gerais do vestibular da UFSC consiste na aplicação de duas etapas distintas, contendo questões de somatória, discursivas e redação.
Assim, a pontuação das questões de somatória da prova objetiva variará de acordo com um cálculo específico, descrito no edital do Vestibular. Cada questão contará com uma pontuação de até duas casas decimais, o que explica as notas de corte UFSC serem expressas da mesma maneira.
Questões abertas não serão avaliadas parcialmente, podendo indicar uma pontuação de 0 (em caso de erro) ou 1 (em caso de acerto). Já as questões discursivas poderão ter sua pontuação variando de 0 (zero) a 2,50 (dois e meio), sendo admitidos acertos parciais. Essas questões serão avaliadas em relação a:
Já a redação é avaliada em uma escala que varia de 0,00 (zero) a 10,00 (dez) pontos, sendo analisados o conteúdo e a escrita quanto a:
O limite para o texto é de 30 linhas, delimitadas pela própria folha oficial de redação. Por isso, qualquer texto escrito no verso da folha é automaticamente descartado da avaliação. Textos que fogem totalmente ao tema, são resultantes de plágio, estão escritos em versos ou, ainda, contam com a identificação do candidato são sumariamente zerados.
Estude para ir além da pontuação mínima do vestibular UFSC se quiser ser conquistar sua vaga.
Essa prova serve para verificar a capacidade de leitura, compreensão e interpretação de textos, assim como conhecimento da gramática e seus recursos. Dessa forma, serão avaliados os seguintes tópicos:
Compreensão e interpretação de textos
Essa parte da prova tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato em entender o significado global do texto. Você terá que provar que é capaz de construir relações intertextuais e intratextuais, deduzir ideias e pontos de vistas implícitos e analisar um texto conforme propósito, conteúdo, gênero e tipo.
Análise de recursos linguísticos:
A segunda avaliação da prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira confere sua capacidade de compreeender e usar a gramática da língua portuguesa. Isso é a relação entre os recursos grmaticais e lexicais, possivelmente ortografia, além de adequação dos recursos ao contexto de uso. Por fim, será testado seu conhecimento sobre a variação linguística padrão prescritiva escrita e a reflexão sobre seu uso.
Literatura Brasileira
Critério de avaliação em que procura-se valorizar o candidato pela experiência de leitura do texto literário e por sua capacidade de apreensão e compreensão das obras que, em 2025, serão:
:
A prova de Libras (Língua Brasileira de Sinais) tem como objetivo avaliar a compreensão e interpretação de vídeos nessa língua, bem como a análise de seus recursos linguísticos em diferentes contextos. Ela avalia o candidato em duas partes e aspectos principais: a compreensão e interpretação de textos em Libras e a análise de recursos linguísticos.
Compreensão e interpretação
Nesse critério avaliativo, o candidato terá sua capacidade de entender o significado geral do texto. Logo, se você for realizar a prova de Libras, será confrontado com a capacidade de identificar ideias principais e secundárias, deduzir pontos de vista implícitos, entre ouras habilidades relacionadas. Por fim, a prova ainda avalia suas habilidade sde análise de texto.
Análise de Recursos Linguísticos
Neste critério avaliativo, a prova foca na capacidade do candidato de entender como os recursos gramaticais e lexicais funcionam no texto. Você terá que mostrar seu raciocínio linguístico, indo além da memorização de termos e definições. Avalia-se o reconhecimento de relações entre recursos linguísticos e suas funções, a adequação ao contexto de uso, e o conhecimento e reflexão sobre variedades linguísticas da Libras.
Na prova da segunda língua, você terá sua compreensão de texto testada em diferentes níveis através de textos autênticos e didáticos em diferentes níveis de compreensão. Testa-se o domínio do vocabulário e da estrutura da língua, e os aspectos gramaticais serão avaliados preferencialmente através da compreensão dos textos.
As questões exigem que você consiga identificar tipos de textos, utilizar estratégias para obter informações específicas e o significado geral do texto, reconhecer temas centrais e secundários.
Além disso, terá que associar ideias e palavras-chave, usar informações visuais, relacionar palavras e expressões entre a segunda língua e a língua portuguesa. Por fim, terá que identificar elementos de referência, fazer leituras detalhadas, associar informações, e demonstrar conhecimento de aspectos morfossintáticos e de vocabulário, reconhecendo diferentes gêneros textuais e registros de uso da língua.
A prova de Matemática avaliará seu domínio sobre a linguagem básica e a compreensão dos conceitos fundamentais da disciplina. Você terá que mostrar ser capaz de aplicar esses conceitos em situações-problema e em perguntas que questionam sua relação com outras áreas de conhecimento.
As questões exigem a capacidade de ler e interpretar textos e representações matemáticas, reconhecer representações equivalentes, transcrever mensagens entre linguagem corrente e simbólica, e expressar-se com clareza na língua materna e na linguagem matemática.
Também são avaliadas a resolução de situações-problema, o uso do pensamento dedutivo, indutivo, numérico, algébrico, geométrico, proporcional, combinatório, estatístico e probabilístico, e a competência métrica, estabelecendo conexões entre temas matemáticos e outras áreas de conhecimento.
Objetivamente, estes serão os assuntos abordados:
As questões da prova de Biologia testam seu conhecimento sobre a área da ciência que estuda a o fenômeno vida em toda a sua diversidade de manifestações. Você terá que mostrar seu domínio sobre o que se sabe a respeito desse fenômeno que se caracteriza por um conjunto de processos organizados e integrados, em nível de uma célula de um indivíduo ou ainda de organismos no seu meio. Isso é, o candidato precisa ser capaz de reconhecer terminologias, convenções e símbolos, identificar estruturas e descrever funções biológicas, entre outras habilidades.
Objetivamente, estes serão os assuntos abordados:
A parte de História da prova testa que o candidato a uma vaga na universidade tenha tanto o conhecimento de conteúdos históricos quanto a capacidade crítica, analítica e interpretativa. As questões e conteúdos indicados serão usadas para avaliar habilidades de análise de fontes históricas, compreensão temporal e espacial, contextualização histórica e interpretação crítica.
Objetivamente, estes serão os assuntos abordados:
Cabe também considerar as obras que o Edital orienta estudar:
Por sua vez, a prova de geografia testará sua capacidade de compreenção da gênese e das transformações das ddiferentes organizações territoriais e os múltiplos fatores que neles intervém. As competências de geografia serão testadas a partir de três perspectivas: representação e comunicação, investigação; compreensão e a contextualização sociocultural.
Objetivamente, estes serão os assuntos abordados:
Cabe também considerar a obra que o Edital orienta estudar:
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado do Planejamento. Diretoria de Estatística e Cartografia. Atlas geográfico de Santa Catarina. Fascículos 1, 2 e 3 . Isa de Oliveira Rocha (org.), 2. ed. Florianópolis: UDESC. Disponível em: https://www.udesc.br/faed/geografia/atlasgeografico
A prova de filosofia expõe as competências e conhecimentos na área para testar o aluno na compreensão de dois clássicos (ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos (Livro I) e PLATÃO. A República (Livro VII). O aluno será testado nas habilidades de leitura dos textos, compreensão da unidade temática de cada um, identificação dos conceitos principais e suas relações e percepção da linha argumentativa do autor.
Essa prova parte da definição de que “a sociologia é a ciência das relações dos seres humanos entre si e com seu ambiente em suas formas de manifestação coletiva, gerando influências sobre as dimensões individual, institucional e social”. A partir disso, o aluno deverá mostrar que é capaz de analisar, interpretar e compreender criticamente a natureza do mundo social no qual se encontram.
Objetivamente, estes serão os assuntos abordados:
A prova de física do Vestibular Unificado 2025 testará as capacidades do aluno em compreender as leis fundamentais dessa ciência. A partir disso, se defrontarão com a representação de modelos que procuram traduzir a harmonia e a organização do universo e com testes de domínio sobre as operações fundamentais da matemática que são fundamentais para compreensão e aplicação das leis físicas.
Objetivamente, estes serão os assuntos abordados:
Por fim, a prova de química usa, para essa ciência, a definição de “a ciência que estuda as substâncias, sua composição, estrutura e propriedades”. Caberá ao candidato do vestibular ser capaz de analisar elementos, relações ou princípios aplicados a contextos atuais da ciência e da tecnologia, utilizar códigos, representações e nomenclaturas da química, e ainda avaliar implicações ambientais, econômicas e sociais relacionadas à produção e consumo de recursos energéticos.
Objetivamente, estes serão os assuntos abordados:
Como citado anteriormente, a redação da UFSC vale 10,00 pontos e consiste em uma proposta de produção textual, podendo ser de gênero variado (crônica, conto, carta, artigo de opinião, dissertação, entre outros).
Cabe ao candidato analisar os textos de base e desenvolver, com argumentação concreta, coerência e coesão a redação, em até 30 linhas, atendendo à proposta solicitada no enunciado.
A leitura obrigatória da UFSC não compreende, na verdade, apenas livros este ano. Também há álbuns musicais. Confira cada uma das obras e a sinopse oferecida por editoras e sites de livraria:
Em Velhos, sua nova coletânea que tem como tema a senilidade, as personagens não estão mergulhadas em reminiscências de uma vida passada, como quase sempre vemos na literatura. Antes de tudo, elas fazem de seu declínio atual matéria para nos contar boas histórias em textos que carregam em sua brevidade a marca humana.
Nomear a forma narrativa presente de “microconto” seria reduzir o projeto literário da autora. O prefixo “micro”, que muitos críticos insistem em usar para se referenciar às narrativas de pequena extensão, nada acrescenta à força de seus textos, que são poderosas sínteses do nosso tempo vital, e por isso mesmo se revelam pequenas joias lapidadas por cuidadoso trabalho de ourivesaria.
Velhos, como toda boa literatura, fala ao nosso universo íntimo, e nos lembra a finitude de nossa própria existência.
Itamar Vieira Junior
Este novo trabalho de Alê Motta mostra uma evolução na sua escrita, uma escrita que abre espaço para encaixarmos na leitura as nossas experiências pessoais, claro, como toda boa literatura, mas que, ao mesmo tempo, é uma escrita que diz tudo. As tramas presentes neste “Velhos” trazem novas possibilidades de interpretação, as situações apresentadas vão para muito além do mero uso das alegorias geralmente relacionadas ao tema velhice. Alê constrói as estruturas com muita habilidade, ela é uma legítima representante de um grupo de escritores com a mão precisa. Daqueles que não contam nada além do necessário, e, por isso mesmo, contam tudo.
Carlos Eduardo Pereira
Fonte: https://www.editorareformatorio.com.br/velhos/p
Solitária conta a história de duas mulheres negras, Mabel e Eunice, mãe e filha, que moram no trabalho, um condomínio de luxo desses encontrados em qualquer grande cidade brasileira. Eunice, a mãe, é testemunha-chave de um crime chocante ocorrido na casa dos patrões. Mabel, a filha, constrói o caminho que leva não apenas à elucidação deste crime, mas a uma mudança radical na vida das pessoas que cercam as protagonistas.
Em prosa ágil, intensa e assertiva, Eliana Alves Cruz constrói uma miríade de histórias que revolve o imaginário do trabalho doméstico no Brasil — ainda tão vinculado à época escravocrata — e o relaciona a questões contemporâneas urgentes como a pandemia, o debate sobre ações afirmativas e a luta por direitos reprodutivos.
Testemunho de uma crucial mudança de sensibilidade no espírito de nosso tempo, Solitária dá provas do quão urgente se tornou elaborar — sem meias palavras — não apenas a história, mas as sobrevidas da escravidão colonial. Ao fazê-lo, mostra como é possível enfrentar o desafio moral e ético de abordar essas experiências de vida sem replicar gratuitamente a violência que a sustenta nem reencenar nenhum pacto oculto de subalternidade. É um romance libertação.
Fonte: https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786559212347/solitaria
A reedição de “Singradura”, transcorridos cinquenta anos da sua primeira publicação, mais que uma efeméride, é a celebração da prosa sutil e profunda de Flávio José Cardozo. As histórias, ambientadas em Florianópolis, são um mergulho no coração das culturas tradicionais da Ilha com personagens complexos, psicologicamente densos e permanentemente atravessados por ambiguidades, dilemas e contradições.
Após a primeira publicação em 1970 pela Editora Globo, o livro recebe uma segunda edição em 2002 pela Editora Movimento, à qual agradecemos a cessão do arquivo digital do texto. Brindamos o leitor com esta coletânea de contos que, em tempos de delicadeza perdida, é um ato de resistência.
Fonte: https://livraria.ufsc.br/produto/1233/singradura
Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas — a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção.
Fonte: https://todavialivros.com.br/livros/torto-arado
Nascido em tom de esperança, Parque industrial foi escrito em 1932, quando Pagu tinha 22 anos, e publicado no ano seguinte sob o pseudônimo Mara Lobo. Em sua Autobiografia precoce , ela escreve sobre o romance: “Pensei em escrever um livro revolucionário. Ninguém havia ainda feito literatura desse gênero. Faria uma novela de propaganda que publicaria com pseudônimo, esperando que as coisas melhorassem. Não tinha nenhuma confiança nos meus dotes literários, mas como minha intenção não era nenhuma glória nesse sentido, comecei a trabalhar”.
Abordando as consequências da industrialização brasileira do século XX, Parque industrial se consagrou tanto como retrato de época quanto como um manifesto em favor de seus personagens. Com habilidade sutil, Pagu denuncia as precárias condições enfrentadas pelas trabalhadoras da indústria têxtil paulistana, alinhando a isso as frustrações, traumas e vivências pessoais da mulher proletária.
Ao mesmo tempo universal e particular, este livro é passagem obrigatória não só para os leitores de Pagu, mas a quem se interessa pelo panorama social do período.
Fonte: https://www.amazon.com.br/Parque-industrial-Pagu/dp/6559212610
O Tropicalismo foi o movimento que elaborou as obras mais antropofágicas da história da arte brasileira e refletiu criticamente sobre a formação do Brasil. Atingiu seu ápice com o disco-manifesto Tropicália ou Panis et circencis, criado por um coletivo de artistas e músicos extraordinários: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa, o grupo Os Mutantes, Nara Leão, Rogerio Duprat, Torquato Neto e José Carlos Capinam.
Lançado em 1968, o LP Tropicália ou Panis et circencis foi a síntese desse movimento cultural e político de vanguarda. Das melodias às roupas, dos arranjos à capa do disco, dos instrumentos aos shows, tudo era trabalho estético e posicionamento cultural e político.
Nas palavras do autor Pedro Duarte:
“Escutar o álbum coletivo ‘Tropicália ou Panis et circencis’, nos dias de hoje, traz à experiência musical um paradoxo típico das artes de vanguarda do século XX: por um lado, sua força inovadora permanece viva e mesmo surpreendente para quem desconhece as obras do grupo que o criou; por outro, as canções nos chegam agora como clássicos definitivos da cultura do Brasil.”.
Fonte: descrição dada no livro do disco escrito por Pedro Duarte, Tropicália ou Panis et circencis, e que é um bom guia para estudar as músicas pensando no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025.
Cursos ofertados UFSC
Confira a lista de todos os cursos disponíveis no Vestibular 2025 UFSC, separados por Nome do Curso, Tipo, Turno e Campus, em ordem alfabética, conforme edital vestibular UFSC:
Veja também: entenda melhor como é a redação da UFSC!
Usar provas anteriores é uma estratégia inteligente de estudo para o vestibular, uma das formas de ingresso UFSC mais competitivas. Você aprende como funciona a banca, entende a lógica por trás das questões e ainda se prepara psicologicamente para a redação.
Fica bem mais fácil estudar para a prova, pois entende-se melhor o que esperar dela. Assim, os alunos Stoodi sempre saem na frente, pois contam com um banco enorme de exercícios de vestibulares em sua plataforma.
Quando falamos de mecânica, polias e roldanas são conceitos que aparecem com frequência. Trata-se de…
Descubra tudo sobre o vestibular UECE 2025 e se prepare para arrasar nas provas e…
O vestibular da Universidade de Brasília (UnB) é um dos processos seletivos mais aguardados por…
A primeira fase do Modernismo brasileiro fez parte de uma série de movimentos culturais no…
Está em busca de uma universidade pública de qualidade e excelência no Nordeste? A Universidade…
Descubra tudo sobre pseudofrutos e se prepare para o ENEM