Comunicação Social: o guia completo!

 

Se há uma área de humanas que é popular entre os vestibulandos, essa, certamente, é a de Comunicação Social. Afinal, ela está conectada a uma série de coisas, como a tecnologia, a mídia, a internet e o entretenimento — assuntos que geram muita curiosidade e são do interesse da grande maioria dos jovens. Porém, se você quer se formar e atuar no ramo, é preciso ir além do superficial e saber a fundo como ele funciona, concorda?

Por isso, trouxemos um post que reúne e explica as habilitações da área, as profissões que você pode seguir e, de quebra, ainda fala das diferentes pós-graduações para quem deseja expandir a própria formação. Bastante coisa, não é? Portanto, acompanhe atentamente!

O que é Comunicação Social?

A Comunicação Social é uma área que se dedica a investigar e a aperfeiçoar a forma que as pessoas têm para interagir socialmente, transmitir notícias e compartilhar informações. Afinal, o ato de comunicar é algo primordial do ser humano, tendo papel importantíssimo na nossa evolução e na transformação cultural e econômica das cidades.

Para tanto, os comunicadores (como são chamados aqueles que se formam na área) acompanham e estudam o desenvolvimento das grandes mídias (como a TV, o rádio e o jornal), a evolução tecnológica das máquinas, a popularização das mídias digitais (como redes sociais, plataformas de vídeo e serviços de streaming), o avanço da globalização e os impactos que ela causa ao nível local e muito mais.

Curso de Comunicação Social

Como você viu, a Comunicação Social é uma área muito vasta e complexa. Justamente por essas características, é impossível condensá-la em uma só graduação. Se isso fosse feito, das duas uma: ou ela seria extremamente longa ou então deixaria muitos conteúdos de fora da grade curricular — duas situações bastante complicadas.

Para resolver esse impasse, o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Educação reconheceram, por meio do parecer CNE/CES 492/2001, que esse é um campo de estudo com habilitações. Ou seja, são, sim, oferecidos cursos de Comunicação Social, porém com foco em uma determinada área de atuação.

É por isso que, nesse parecer, que determina as Diretrizes Curriculares da Área da Comunicação, ambos os órgãos apontam seis segmentos:

No entanto, ele não para aí, pois afirma que as instituições de ensino superior têm autonomia para incluir (ou mesmo criar) outras habilitações caso considerem pertinentes. Abaixo, a gente fala um pouco mais de cada um deles. Veja!

Jornalismo

A graduação em Jornalismo é a principal representante da Comunicação Social — e é fácil entender o motivo. Isso porque, uma vez formados, os jornalistas se tornam os transmissores das notícias, sendo responsáveis por compartilhar, cobrir e investigar as mais diferentes informações e repassá-las aos espectadores.

Por isso, os alunos aprendem desde os primeiros semestres a desenvolver as habilidades necessárias para atuarem nas mais diferentes plataformas (TV, rádio, jornal e internet) e, assim, terem um alcance maior e conseguirem ser mais acessíveis à população.

Publicidade e Propaganda

Na Publicidade e Propaganda, por outro lado, você aprende sobre as ferramentas para divulgar produtos e serviços, além dos mecanismos para propagar ideias. Para tanto, você é imerso ao longo da formação em todo o processo (criação, redação, revisão, atendimento, planejamento e mídia) por trás da geração de anúncios, merchandising, editoriais, campanhas e muito mais.

Esse é um curso conhecido por atrair muita gente com alto nível de criatividade — o que não é à toa. Basta lembrar que o próprio ramo em si exige essa constante reinvenção e capacidade de sair do lugar comum para atrair consumidores e conquistar novos clientes.

Relações Públicas

A graduação em Relações Públicas lida com uma vertente bem específica da Comunicação: aquela que não é feita de pessoas para pessoas, mas sim de organizações para clientes. É por isso que ela envolve, por exemplo, as técnicas para construir e zelar pela imagem da empresa, realizar eventos corporativos, determinar como será a divulgação de novidades, promover pesquisas com a sociedade etc.

Dessa maneira, você pode atuar em companhias privadas e, inclusive, em órgãos públicos que precisam desse tipo de suporte, como secretarias, prefeituras e autarquias.

Cinema

No curso de Cinema, ao contrário do que se imagina, não se estuda apenas cinema. Na verdade, o foco dessa formação é a produção audiovisual. É por isso que você aprende (e muito) sobre diversos assuntos, como sonoplastia, cenário, gravação, direção, efeitos visuais, edição de imagem e elaboração de roteiro.

Conteúdos que vão permitir trabalhar em estúdios de filmes (sejam eles independentes, sejam eles do tipo blockbuster). Mas não só neles, viu? Você também poderá atuar na televisão, nas companhias de videogames, nas agências de publicidade, na internet e, é claro, nas plataformas de streaming (como a Netflix) — que estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil graças às séries, aos reality shows e aos longas que estão sendo gravados aqui.

Radialismo

A graduação em Radialismo, por sua vez, capacita os estudantes para a produção de conteúdo para o rádio, que é justamente o meio de comunicação mais antigo do mundo, tendo sido criado ainda no século XIX.

Porém, nas últimas décadas, se tornou comum muitas instituições de ensino deixarem essa formação mais abrangente, focando não apenas na produção sonora, mas sim na produção audiovisual. Isso acontece porque muitos programas são veiculados não apenas nas emissoras de rádio, mas também na TV e principalmente na internet.

Ou seja, há cada vez mais uma integração dessas plataformas, o que torna o trabalho do radialista mais dinâmico e inovador. Não é à toa que esse curso tem muita afinidade com o de Cinema, já que, por diversas vezes, eles tratam dos mesmos assuntos.

Editoração

A última habilitação de Comunicação Social desta lista é a de Editoração, que, embora seja o título tradicional dessa formação, vem sendo substituído em muitas faculdades pelo nome de Design Editorial. Esse segmento lida com a criação e a produção de diversos materiais, como livros, revistas, paradidáticos, quadrinhos e jornais tanto em versões impressas quanto digitais.

É por essa razão que esse curso ajuda a aprender diferentes técnicas gráficas, a avaliar questões estéticas, a utilizar ferramentas e softwares etc. Assim, os leitores vão ter em mãos um produto final acessível, que tem um bom equilíbrio no uso de imagens e apresenta um texto corretamente estruturado.

Faculdade de Comunicação Social

Uma vez esclarecidas quais são as habilitações da Comunicação Social, nós vamos nos aprofundar nos detalhes dessa faculdade, abordando, por exemplo, a duração de cada curso, como é a grade curricular deles, se há ou não estágios supervisionados e se essas graduações estão disponíveis na modalidade EAD. Veja!

Duração do curso

Geralmente, os seis cursos têm 4 anos de duração e são oferecidos como bacharelado. Ou seja, o formato que une conteúdos práticos para o mercado de trabalho com conteúdos acadêmicos e teóricos para ampliar a sua bagagem cultural e o seu raciocínio crítico.

Porém, também é comum encontrar cursos de Radialismo e Editoração no formato tecnológico. Isto é, aquelas graduações mais curtas (entre 2 e 3 anos) e que priorizam uma grade curricular mais enxuta e com mais assuntos práticos para que você se prepare para o mercado e possa ingressar nele mais rapidamente.

Estágio em Comunicação Social

Independentemente do curso escolhido, você deve saber de antemão que todos eles contam com, pelo menos, um estágio supervisionado no fim da graduação. O motivo disso é bem simples: mesmo as habilitações dentro da Comunicação Social são bastante ramificadas e têm segmentos de atuação profissional que surgem todos os dias.

Dois exemplos disso são a gestão de mídias sociais e a produção audiovisual de conteúdo interativo para serviços de streaming, que são campos recentes da Publicidade e do Cinema, respectivamente. Logo, é importante que você possa vivenciar o máximo possível essas possibilidades profissionais que existem, ganhar experiência e praticar o seu networking com pessoas que já estão no mercado.

Grade curricular

Cada um dos cursos que apresentamos tem a própria estrutura curricular com disciplinas que vão ajudar o aluno a desenvolver as mais diferentes competências profissionais e, consequentemente, prepará-lo para o mercado de trabalho.

No entanto, todos eles também compartilham dos mesmos conteúdos básicos da Comunicação Social. Afinal de contas, eles fazem parte dessa grande área.

É por isso que não importa qual seja a habilitação que você escolhe: em algum momento dela você estudará, por exemplo, Teorias da Comunicação, Ética e Legislação em Comunicação, Políticas Públicas e Comunicação e Metodologia Científica Aplicada à Comunicação. A seguir, você vai ficar por dentro das matérias específicas de cada formação.

Jornalismo

  • Assessoria de Imprensa;
  • Produção de Textos Jornalísticos;
  • Interfaces Gráficas e Digitais;
  • Língua Portuguesa;
  • Programação Visual em Jornalismo;
  • Fotojornalismo;
  • Cibercultura;
  • Webjornalismo;
  • Radiojornalismo;
  • Técnicas de Entrevista e Reportagem;
  • Realidade Socioeconômica e Política Brasileira;
  • Telejornalismo;
  • Discursos Jornalísticos;
  • Jornalismo Investigativo.

Publicidade e Propaganda

  • Fotopublicidade;
  • Redação Publicitária;
  • Merchandising e Produção de Eventos;
  • Produção Gráfica; 
  • Marketing;
  • Mídia;
  • Inovação e Processos Criativos;
  • Linguagem e Produção Audiovisual;
  • Criação;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Comunicação e Práticas do Consumo;
  • Storytelling;
  • Fundamentos de Branding;
  • Atendimento.

Relações Públicas

  • Gestão Estratégica de Negócios;
  • Gestão de Projetos;
  • Comunicação Interna e Externa;
  • Comunicação Pública e Governamental;
  • Gestão Estratégica de Eventos;
  • Gestão de Mídias Digitais;
  • Linguagens Midiáticas e Transmídia;
  • Diplomacia Corporativa;
  • Comunicação Integrada;
  • Redação Institucional;
  • Pesquisa de Opinião Pública e de Mercado;
  • Audiovisual para Organizações;
  • Hierarquia e Gerenciamento de Marcas;
  • Marketing e Estratégia Empresarial.

Cinema

  • Narrativas Audiovisuais;
  • Criação de Efeitos Sonoros;
  • Estrutura de Roteiro;
  • História e Estética do Cinema;
  • Cinema Latino-Americano;
  • Cinema Brasileiro;
  • Gêneros Cinematográficos;
  • Teoria da Imagem;
  • Direção de Arte;
  • Cenografia;
  • Animação;
  • Edição e Montagem;
  • Crítica Cinematográfica;
  • Pós-produção.

Radialismo

  • Locução em Rádio;
  • Dicção e Interpretação Oral;
  • Criação Radiofônica;
  • Edição de Trilha Sonora;
  • Mídias Digitais;
  • Edição e Pós-produção;
  • Redação para Meios de Comunicação;
  • Linguagem Musical;
  • Oficina de Criação;
  • Pesquisa de Audiência;
  • Marketing Aplicado ao Rádio;
  • Roteiro e Direção de Programa;
  • Cultura Brasileira e Regional;
  • Narrativa Ficcional.

Editoração

  • Estudos Interdisciplinares;
  • Oficina de Produção;
  • Projeto Editorial;
  • Diagramação;
  • Design de Periódicos;
  • Direitos Autorais;
  • Processos Criativos;
  • Edição de Livros;
  • Edição de Imagem e Ilustração;
  • Design Digital;
  • Tipografia;
  • Revisão Textual;
  • Estética da Fotografia;
  • Edição de Texto em Revistas.

Comunicação Social EAD

“E quanto à graduação EAD? É possível fazer Comunicação Social a distância?”, você deve estar se questionando. Afinal de contas, cada vez mais estudantes estão recorrendo a essa modalidade de ensino para ter menos custos com a mensalidade, poder trabalhar durante o horário comercial e ter mais autonomia na hora de estudar.

Por isso, é importante dizer que sim, é possível. Inclusive, você encontrará todas as seis habilitações sendo ofertadas a distância. A sua principal tarefa, na verdade, será avaliar a instituição de ensino, o corpo docente dela, a infraestrutura dos polos, a nota do curso no Enade e o plano curricular da graduação para encontrar a melhor faculdade.

Comunicação Social: nota de corte

As notas de cortes sempre são um assunto que deixa muitos vestibulandos aflitos, já que são elas que definem se eles entram ou não nas universidades públicas. Porém, o segredo é não se desesperar! O ideal, na verdade, é acompanhar o avanço das pontuações do curso desejado nas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio e se empenhar para superá-las com uma boa rotina de estudos, garantindo, assim, a sua vaga.

Abaixo, reunimos algumas das principais instituições de ensino do país e apontamos quais foram as notas em cada uma das seis habilitações de Comunicação Social, segundo os dados do Sisu Simulator que reúne as versões de 2016.1 até 2018.2, em ampla concorrência, do Enem. Confira!

Comunicação Social UFMG

  • Pontuação em Jornalismo: 725.54;
  • Pontuação em Publicidade e Propaganda: 736,70;
  • Pontuação em Relações Públicas: 719.66.

Comunicação Social UFC

  • Pontuação em Cinema e Audiovisual: 704.42;
  • Pontuação em Jornalismo: 711,60;
  • Pontuação em Publicidade e Propaganda: 708,22.

Comunicação Social USP

  • Pontuação em Editoração: 805,46;
  • Pontuação em Publicidade e Propaganda: 789.22;
  • Pontuação em Jornalismo: 811,03;
  • Pontuação em Relações Públicas: 798.67.

Comunicação Social UFRJ

  • Pontuação em Comunicação Social: 732,87.

Obs.: no caso da UFRJ, só existe um curso de Comunicação Social. No entanto, a partir do segundo ano, cada estudante pode optar por uma habilitação específica e, assim, definir a grade curricular que terá. Entre as opções, estão Editoração, Publicidade e Propaganda, Radialismo, Jornalismo e Direção Teatral — que, sim, é outra reabilitação reconhecida pela instituição.

Comunicação Social UnB

  • Pontuação em Comunicação Social: 722,82.

Obs.: o caso da UnB é similar ao da UFRJ. Contudo, a quantidade de habilitações é um pouco menor. Entre elas, estão Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Comunicação Organizacional — que é uma habilitação específica da universidade.

O profissional de comunicação social

Neste tópico, você vai saber mais sobre o perfil profissional de quem trabalha com Comunicação Social, quais funções podem ser desempenhadas e, para completar, ainda vai descobrir a média salarial deles. Curioso? Pois vamos lá!

Perfil do profissional

Não importa a sua habilitação: geralmente, aqueles que atuam na Comunicação Social compartilham das mesmas características — e isso não é à toa. Basta lembrar que, por elas terem muitas similaridades, os comunicadores acabam necessitando das mesmas habilidades e competências para lidar com a rotina de trabalho. Abaixo, você pode conferir alguns dos aspectos que mais se destacam nos profissionais desse ramo:

  • ter domínio sobre o português e interesse por aprender outras línguas;
  • ser aberto a interagir e conviver com pessoas diferentes, inclusive com culturas, tradições e visões de mundo distantes do que ele mesmo acredita;
  • conseguir atuar em equipe e principalmente liderar pessoas sem desenvolver conflitos interpessoais que dificultem o trabalho;
  • ter oratória fluida, clara e direta, especialmente ao falar em público;
  • ser alguém interessado por tecnologia, internet e ferramentas digitais.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os profissionais de Comunicação Social é muito vasto. Tanto é que mesmo dentro das habilitações é possível encontrar uma infinidade de atuações que podem ser exercidas — por vezes, simultaneamente Aqui, você vai conhecer algumas delas de antemão. Veja quais são elas:

  • quem se formou em Jornalismo pode atuar como: repórter, assessor de imprensa, produtor de telejornal, editor de redação etc.;
  • quem se formou em Publicidade e Propaganda pode atuar como: redator, diretor de arte, revisor, produtor comercial, gestor de mídias sociais etc.;
  • quem se formou em Cinema pode atuar como: diretor, continuísta, produtor, cinegrafista, crítico de audiovisual etc.;
  • quem se formou em Editoração pode atuar como: editor de diferentes meios impressos e online, como jornais, revistas, livros etc.;
  • quem se formou em Relações Públicas pode atuar como: diretor de eventos, projetista, planner estratégico, pesquisador etc.;
  • quem se formou em Radialismo pode atuar como: locutor, apresentador e comentarista.

Comunicação social: salário

Você já viu quais são as principais características de quem atua na Comunicação Social e, inclusive, as possibilidades de trabalho nesse mercado. Agora, é o momento de ficar por dentro de quanto ganha um profissional da área, não é mesmo?

Por isso, saiba que, segundo o 27º Boletim Radar, que é promovido pelo Ipea, os jornalistas ganham cerca de R$ 3.758,46 para uma jornada de trabalho de 39 horas semanais. Já os publicitários, de acordo com a mesma publicação, têm uma média salaria de R$ 3.910,86 para uma rotina semanal de 41 horas trabalhadas. Os demais comunicadores, como você verá, têm suas rendas médias divulgadas por levantamentos feitos pelo portal Salário.

Os formados em Cinema, por exemplo, contam com uma renda de R$ 3.849,54 para uma jornada média de 42 horas semanais, conforme apontam os dados dessa plataforma. Os radialistas, por sua vez, ganham R$ 2.232,31 para uma jornada de trabalho de 37 horas, como o portal destaca em informe.

Enquanto isso, os profissionais de Relações Públicas (também chamados de RP) têm um salário que gira em torno de R$ 4.163,51 para uma semana de trabalho com 42 horas, como destaca apuração. Por último, mas não menos importante, há os editorialistas, que ganham na faixa de R$ 3.395,26 por rotina laboral de 36 horas, como aponta a sondagem.

Pós-graduação em Comunicação Social

Para encerrar, não podemos deixar de falar sobre a pós-graduação em Comunicação Social, visto que muitas pessoas não pensam em se contentar só com a graduação. Ao contrário, elas querem aprender e se qualificar ainda mais enquanto profissionais para alcançar os objetivos que têm. Por essa razão, vamos explicar quais são os tipos de pós-graduação existentes e como elas podem impactar a sua carreira como comunicador. Confira!

Mestrado em Comunicação Social

O mestrado em Comunicação Social é uma pós-graduação voltada para quem deseja se tornar um professor acadêmico. Isto é, aquele que leciona em universidades. Por isso, o curso é diferente da licenciatura, que é uma graduação para a formação de professores para a educação básica (fundamental e médio).

Ao longo do mestrado, você tem uma verdadeira imersão em conteúdos teóricos que vão expandir o seu conhecimento, além de adquirir as habilidades didáticas necessárias para estar em sala de aula e ensinar (aos graduandos) temas complexos que exigem muita reflexão, crítica e debate. Vale ressaltar que quem deseja ser um pesquisador na profissão escolhida também faz mestrado, pois é nele que se iniciam os projetos de pesquisa e os estudos dirigidos.

Doutorado em Comunicação Social

O doutorado em Comunicação Social muitas vezes é tido como uma continuidade do mestrado, embora não seja obrigatório fazer o primeiro para cursar o segundo. O que acontece é que nele você tem uma extensão de tempo para se aprofundar na sua pesquisa científica, desenvolver programas acadêmicos e se capacitar como docente.

Logo, é interessante que você já tenha uma bagagem teórica maior, tenha iniciado parcial ou totalmente esses processos e também tenha amadurecido como profissional. Caso contrário, você vai ficar em desvantagem em relação a outros alunos. 

Além disso, o doutorado é o tipo de pós indicado para quem deseja ser um cientista. Afinal, não são apenas as áreas biológicas que produzem ciência, viu? As exatas, as sociais e, é claro, as humanas também produzem conhecimento que impacta a sociedade, a cultura, a economia e muito mais.

Especialização em Comunicação Social

Diferentemente dos dois primeiros tipos, que têm foco no ambiente universitário, a especialização é completamente voltada para o mercado. Tanto é que ela serve para que você se capacite para trabalhar com uma determinada área dentro da sua profissão, recebendo, assim, o título de especialista.

Por exemplo, se você se forma como jornalista, pode cursar uma especialização em Jornalismo Esportivo, em Jornalismo Digital ou em Assessoria de Imprensa. Com isso, é possível aprofundar seus conhecimentos sobre o segmento desejado, saber mais sobre as tendências e projeções no meio e ganhar experiência teórica e prática sobre as práticas profissionais no ramo.

MBA em Comunicação Social

O MBA segue na mesma linha da especialização, sendo voltado para o mercado de trabalho, mas com uma proposta um pouco diferente. A razão disso é que esse curso ajuda a aprender técnicas de gestão comercial e a desenvolver competências para administrar equipes, finanças, setores de uma empresa ou mesmo toda uma organização.

Por isso, quem pretende abrir o próprio negócio ou atuar no comando de uma grande companhia deve fazer essa pós para estar o suficiente qualificado. Um bom exemplo disso é quem se forma em Publicidade e Propaganda e decide ter a própria agência publicitária. Nesse caso, um MBA em Gestão Estratégica de Marcas ou um MBA em Gestão Estratégica de Mídia Digital, sem dúvidas, tem muito a contribuir para o seu sucesso.

Como deu para perceber, a Comunicação Social é uma área de extrema importância para a sociedade, que está sempre em constante mudança e que conta com inúmeras possibilidades de atuação (do Jornalismo até o Radialismo). Logo, se você busca uma profissão dinâmica, ligada à tecnologia e que lida diretamente com as pessoas, ela pode ser o ramo ideal para você se graduar e construir a sua carreira!

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