Gestão Comercial: o guia completo!

Quem tem perfil empreendedor e vocação para negócios precisa conhecer o curso de Gestão Comercial. Se você enxerga uma boa negociação nas oportunidades mais improváveis, saiba que esse é o curso ideal!

Em Gestão Comercial, o aluno tem a oportunidade de estudar as bases de Direito, Matemática, Marketing e Economia. Esse mix de conhecimento prepara o profissional para atuar no mercado de trabalho, tanto no setor público quanto no privado.

Nas empresas públicas, é possível entrar por meio de concurso; já o setor privado prioriza a contratação de colaboradores formados em Gestão Comercial para os cargos de vendedor, representante e até gerente comercial. Mesmo quem tem experiência ganhará um diferencial ao apresentar um diploma de graduação na área. As chances aumentam consideravelmente se o profissional tiver cursado uma pós-graduação.

Quer entender mais sobre a carreira de gestor comercial? Continue com a gente para conhecer mais sobre essa área. Quem sabe você descobre que esse é o seu curso?

O que é Gestão Comercial?

A Gestão Comercial integra o eixo tecnológico de Gestão e Negócios. O curso envolve tecnologias associadas a instrumentos, técnicas, estratégias e mecanismos de gestão. Quem trabalha como gestor comercial precisa cuidar de:

  • planejamento;
  • avaliação;
  • gestão de pessoas e de processos.

Em instituições e organizações públicas e privadas, o gestor comercial é responsável por processos referentes a negócios e serviços.

Gestão Comercial: o que faz?

É comum que as pessoas confundam Administração e Gestão Comercial. Na prática, o gestor cuida da competitividade da empresa, monitorando a qualidade e a produtividade da empresa para que ela alcance o seu melhor, gastando menos e lucrando mais.

Para isso, ele precisa direcionar os investimentos do negócio, fazer com que a equipe comercial traga mais clientes, de acordo com as técnicas de vendas e as metas definidas para o time.

Todos os negócios da empresa, especialmente no atacado e no varejo, são regidos pela área comercial. Além disso, ela cuida da imagem da marca perante o mercado, estrutura o estoque (definindo o que e quanto precisa ser comprado) e define estratégias de vendas e serviços oferecidos pela empresa.

Para uma função de tanta responsabilidade, é necessário que o perfil do profissional seja bastante completo e que sua formação abranja noções de áreas diversas, como veremos mais à frente.

Curso de Gestão Comercial

O curso de Gestão Comercial é oferecido na modalidade tecnológica, ou seja, tem duração menor do que um curso comum de graduação. Assim, você se forma mais rapidamente e já ingressa com facilidade no mercado de trabalho.

Em média, o curso dura 2 anos (4 semestres), período em que é necessário cumprir no mínimo 1600 horas.

No caso de pessoas que já atuam na área, o curso proporciona a titulação necessária para que o trabalhador obtenha o reconhecimento na empresa e, de modo geral, um aumento no salário. Nada mal, não é?

Gestão Comercial: salário

Falando em salário, está curioso para saber quanto ganha um gestor comercial? É claro que muitos fatores estão envolvidos nesse cálculo, mas é possível tirar uma média dos ganhos de quem está entrando no ramo e de quem já atua na área há algum tempo.

Gestão Comercial: quanto ganha

Um trainee em uma pequena empresa recebe, de acordo com o Sine (Sistema Nacional de Empregos), pouco mais de R$ 3000. Depois de 10 anos de trabalho, o colaborador recebe em média entre R$ 6000 e R$ 7000. Esses valores podem dobrar quando se trata de grandes empresas, como construtoras, operadoras de telefonia e varejistas no setor de vestuário ou alimentício.

Um diretor comercial de uma grande loja, por exemplo, pode receber até R$ 20 mil mensais, por 40 horas de trabalho semanais. Porém, se olharmos o salário médio no Brasil, vamos encontrar R$ 4256 por mês, segundo o site Glassdoor (antigo LoveMondays).

Faculdades de Gestão Comercial

Se você ficou interessado no salário na área de Gestão Comercial, saiba onde é possível ingressar no curso. Como as maiores empresas estão situadas nas regiões sudeste e sul, é normal que os cursos sejam ofertados também nesses lugares. É lá que se concentra a maior parte das IES — Instituições de Ensino Superior (universidades, faculdades e centros universitários) do Brasil. Algumas outras se concentram na região centro-oeste e, menos ainda, no norte e nordeste.

No Brasil, várias faculdades oferecem vagas no curso tecnológico de Gestão Comercial. Veja algumas opções que receberam nota 5 no conceito de curso (CC) do MEC (Ministério da Educação):

  • Universidade Nove de Julho (Uninove): Vila Prudente, São Paulo (SP);
  • Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UniLeão): Unidade Lagoa Seca, Juazeiro do Norte (CE);
  • Universidade Santa Cecília (Unisanta): SEDE, Santos (SP);
  • Centro Universitário FACEX (UNIFACEX): Campus Deodoro, Natal (RN);
  • Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE): Campus Paralela, Salvador (BA);
  • Centro Universitário FBV Wyden (UniFBV Wyden): Campus Recife — Imbiribeira, Recife (PE);
  • Centro Universitário de Goiás (UNI-ANHANGUERA): Unidade Goiânia. Goiânia (GO);
  • Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC): Universitário, Criciúma (SC);
  • Faculdade CDL: Unidade Fortaleza, Fortaleza (CE);
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS): SEDE, São Leopoldo (RS);
  • Faculdade Senac Goiás (FacSenacGO): Campus Santa Genoveva, Goiânia (GO);
  • Centro Universitário das Américas (CAM): Rua Augusta, São Paulo (SP);
  • Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE): Campus II, Presidente Prudente (SP).

Todas as instituições listadas acima têm cursos presenciais, mas Gestão Comercial também pode ser cursado na modalidade a distância (semipresencial ou EAD).

Gestão Comercial: EAD

O curso de Gestão Comercial a distância é oferecido em ótimas instituições e também é avaliado com a nota máxima do MEC. Veja algumas delas:

  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE);
  • Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ);
  • Faculdade Católica Paulista (FACAP);
  • Faculdade Educacional da Lapa (FAEL);
  • Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN);
  • Centro Universitário Padre Anchieta (Unianchieta);
  • Faculdade CESUSC;
  • Universidade Positivo (UP);
  • Universidade Metodista de São Paulo (UMESP);
  • Universidade Anhembi Morumbi (UAM);
  • Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS);
  • Centro Universitário Senac (Senac-SP);
  • Centro Universitário UNIVEL.

Nessa modalidade, o aluno não precisa comparecer diariamente à faculdade para assistir às aulas.

Gestão Comercial: grade curricular

Como exemplo do que você vai encontrar quando entrar na faculdade de Gestão Comercial, vamos mostrar a grade curricular da Universidade Paulistana (UniPaulistana), muito semelhante a outras instituições do país.

As disciplinas estão separadas por períodos. Veja!

1º período

  • Direito Empresarial e Código de Defesa do Consumidor;
  • Fundamentos da Administração Contemporânea;
  • Comunicação Corporativa, Leitura e Produção de Textos Empresariais;
  • Matemática Financeira Aplicada;
  • Ética Empresarial, Cidadania, Direitos Humanos e Diversidades;
  • Gestão da Qualidade;
  • Atividades Práticas;
  • Língua Brasileira de Sinais — Libras (optativa).

2º período

  • Gestão de Vendas;
  • Tecnologia da Informação Aplicada ao Comércio;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Custos e Formação de Preços;
  • Conjuntura Econômica e Mercado;
  • Liderança e Motivação de Equipes de Alta Performance;
  • Atividades Práticas.

3º período

  • Empreendedorismo, Criatividade e Inovação;
  • Marketing de Varejo e Serviços;
  • Estratégias Empresariais e Comerciais;
  • Gestão de Pessoas e Equipes Multiprofissionais;
  • Gestão Financeira e Controle Orçamentário;
  • Negociação e Gestão de Contratos;
  • Atividades Práticas.

4º período

  • Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos;
  • Responsabilidade Socioambiental;
  • Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Organizacional;
  • Gestão de Varejo e E-Commerce;
  • Planejamento Estratégico em Gestão de Serviços;
  • Marketing de Relacionamento;
  • Atividades Teórico-Práticas.

Gestão Comercial: nota de corte

Como ocorre com os outros cursos regularizados pelo MEC, existe uma nota mínima que é preciso obter no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar na universidade. Essa é a nota de corte, definida pela quantidade de vagas disponibilizadas e pelo resultado dos candidatos na prova do Enem.

No caso do curso de Gestão Comercial, a nota de corte média é 620,60 — uma nota bem razoável, se comparamos à média dos cursos mais concorridos no país, como Medicina e as Engenharias, que ficam acima de 900 pontos.

Isso não significa que você pode deixar os estudos de lado, pois apenas 50% dos candidatos chegam a essa nota no somatório de todas as provas, incluindo a Redação, que não pode ser zerada.

Sisu

A maior nota de corte pelo Sisu — o Sistema de Seleção Unificado — é 688 pontos e fica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), no Campus Patrocínio.

Já a menor também é de um Instituto Federal, em Goiânia (IF Goiano), Campus Avançado Ipameri, que teve nota 583 pontos.

Veja as outras 3 instituições públicas (gratuitas) que têm o curso de Gestão Comercial no país:

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Poços de Caldas — 627 pontos;
  • Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos — 619 pontos;
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Guarabira — 586 pontos.

Todos os cursos são ofertados no período noturno.

Prouni

Se a sua opção for por uma instituição particular, a oferta de cursos é bem maior, e ainda existe a chance de contar com uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). Saiba quais são as universidades que aderem ao Programa e as maiores notas de corte desse curso em todo o Brasil:

  • Universidade Tiradentes (UNIT): Campus Nossa Senhora do Socorro (SE) — 680,38 pontos;
  • Faculdade de Direito Santo Agostinho (FADISA): Polo Teófilo Otoni (MG) — 648,76 pontos;
  • Universidade Anhanguera (UNIDERP): Manaus (AM) — 644,76 pontos;
  • Universidade Anhembi Morumbi (UAM): Polo Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) — 640,62 pontos;
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE): Tamboré, Barueri (SP) — 638,96 pontos;
  • Faculdade Araguaia (FARA): Unidade Sede, Goiânia (GO), curso noturno — 634,98 pontos;
  • Faculdade de Direito Santo Agostinho (FADISA): Vitória da Conquista (BA) — 631,98 pontos;
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE): Campus Consolação, São Paulo (SP) — 630,62 pontos;
  • Universidade de Itaúna (UI): Campus Vila Verde, Itaúna (MG), curso noturno — 629,24 pontos;
  • Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UniLeão): Unidade Lagoa Seca, Juazeiro do Norte (CE), curso noturno — 627,18 pontos.

Exceto os cursos que estão indicados no período noturno, os demais funcionam na modalidade a distância.

Apesar de essas notas estarem acima dos 60%, a maioria dos cursos exige uma pontuação mínima abaixo de 50%, haja vista a oferta de vagas. A média nacional da nota de corte via Prouni é de apenas 550,49 pontos. Veja, agora, onde estão os cursos com as notas de corte mais baixas do país:

  • Universidade Anhanguera (UNIDERP): Passo Fundo (RS) — 454,68 pontos;
  • Centro Universitário Internacional (Uninter): Edusol, Antonina (PR) — 455,94 pontos;
  • Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC): Polo de Campos Novos (SC) — 456,2 pontos;
  • Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI): Polo de Apoio Presencial de Joinville (SC) — 456,52 pontos;
  • Instituto de Ensino Superior de Americana (IESA): Rua do Carpinteiro, Americana (SP) — 457,8 pontos;
  • Centro Universitário Cenecista de Osório (CNEC): Polo Teutônia (RS) — 458,16 pontos;
  • Centro Universitário Internacional (Uninter): Cetec, Quedas do Iguaçu (PR) — 458,54 pontos;
  • Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ): Bauru (SP) — 461,76 pontos;
  • Universidade Paulista (Unip): São Paulo XVI, São Paulo (SP) – 463,62 pontos;
  • Universidade Anhanguera (UNIDERP): Joinville (SC) — 463,48 pontos.

Dessas 10 instituições, apenas em Americana (SP) é oferecido o curso na modalidade presencial (período noturno). Em todas as outras, a versão EAD de Gestão Comercial está disponível.

Como falamos acima, mesmo que não tenha o curso na sua cidade, você pode escolher uma universidade mais próxima de sua casa e cursar Gestão Comercial a distância, indo ao polo de 15 em 15 dias ou até mensalmente.

Gestão Comercial: especialização

Quem já possui diploma de curso superior (geralmente de Marketing, Administração ou algum tipo de gestão) na área pode optar pela segunda graduação em Gestão Comercial a fim de alcançar cargos (e salários) mais altos na empresa. Porém, o que mais tem atraído esse público e elevado sua posição é o título de especialista.

Depois da graduação, você pode dedicar mais dois anos aos estudos com objetivo de se destacar no mercado. Tanto os cursos chamados lato sensu quanto os de MBA (Master of Business Administration) são oferecidos na modalidade presencial ou a distância e se consagram como um diferencial na carreira do gestor.

Veja alguns dos melhores cursos espalhados pelo Brasil que oferecem o curso de especialização em Gestão Comercial:

  • Faculdade Única de Timóteo (FUNIT): Especialização em Gestão Comercial, Timóteo (MG) — 370 horas, presencial;
  • Faculdades Integradas Ipitanga (FACIIP): Especialização em Gestão Comercial, Salvador (BA) — 360 horas, presencial;
  • Faculdade Einstein (FACEI): Especialização em Gestão Comercial, Salvador / Lauro de Freitas (BA) — 360 horas, presencial;
  • Instituto de Educação Superior Unyahna de Salvador (IESUS): Gestão Comercial, Salvador (BA) — 360 horas, presencial;
  • Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UniLeão): Gestão Comercial, Juazeiro do Norte (CE) — 360 horas, presencial;
  • Centro Universitário – Católica de Santa Catarina: Gestão Comercial, Jaraguá do Sul / Joinville (SC) — 360 horas, presencial;
  • Faculdade Marinho Paulista (FAMP): Gestão Comercial, Guarulhos / São Paulo / Praia Grande / Mauá (SP) — 430 horas, presencial;
  • Centro Universitário Estácio do Recife (Estácio): Gestão Comercial, Recife (PE) — 409 horas, presencial;
  • Centro Universitário Estácio da Amazônia (Estácio): Gestão Comercial, Boa Vista (RR) — 409 horas, presencial;
  • Faculdade Batista de Minas Gerais (FBMG): Gestão Comercial, Belo Horizonte (MG) — 980 horas, a distância.

O MBA também é uma aposta certa nesse campo. Conheça algumas das melhores opções, tanto presenciais quanto a distância:

  • Faculdade Ágora: Administração, Educação e Cultura (FAAEC): MBA em Gestão Comercial, São Paulo (SP) — 405 horas, presencial;
  • Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto (FHO): MBA em Gestão Comercial, Araras (SP) — 520 horas, presencial;
  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE): MBA em Gestão Comercial, várias cidades e estados — 360 horas, presencial;
  • Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG): MBA em Gestão Comercial, Caxias do Sul (RS) — 390 horas, presencial;
  • Centro Universitário de Maringá (Unicesumar): MBA em Gestão Comercial, Maringá (PR) — 390 horas, a distância.

Algumas instituições veem mais vantagens ao unir a área de Gestão Comercial a outros segmentos na especialização. Veja alguns exemplos:

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio): Gestão Comercial e de Vendas, Rio de Janeiro (RJ) — 368 horas, presencial;
  • Faculdade CESUSC: Gestão Comercial e Estratégia para Negócios de Moda, Florianópolis (SC) — 360 horas, presencial;
  • Faculdade CDL: Gestão Comercial e Inteligência do Mercado, Fortaleza (CE) — 360 horas, presencial;
  • Universidade de Uberaba (UNIUBE): Gestão Comercial e Marketing em Agronegócios, Uberaba (MG) — 410 horas, presencial;
  • Centro Universitário Internacional (Uninter): Gestão Comercial e Marketing Digital, Curitiba (PR) — 360 horas, a distância.

As formações em MBA também costumam se aliar a áreas afins e, dessa forma, ampliar a preparação do profissional para atuar em mais segmentos. A mais comum é o MBA em Gestão Comercial e Vendas, ofertado nas seguintes instituições:

  • Centro Universitário UNA (UNA): Belo Horizonte (MG) — 360 horas, presencial;
  • Universidade Positivo (UP): Curitiba (PR) — 500 horas, a distância;
  • Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU): Recife (PE) — 360 horas, presencial;
  • Centro Universitário Univel: Cascavel (PR) — 360 horas, a distância;
  • Faculdade La Salle: Lucas do Rio Verde (MT) — 450 horas, presencial.

Outros cursos são:

  • MBA em Gestão Comercial: Negociação, Marketing e Vendas: Universidade Vila Velha (UVV), Vila Velha (ES) — 374 horas, a distância;
  • MBA em Gestão Comercial, Planejamento e Estratégia; Centro Universitário Internacional (Uninter), Curitiba (PR) — 480 horas, presencial;
  • MBA em Gestão Comercial: Varejo e Serviços; Centro Universitário para o desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI), Rio do Sul (SC) — 412 horas, presencial;
  • MBA em Marketing e Gestão Comercial Inovadora; Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Goiânia (GO) — 384 horas, presencial;
  • MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado; Faculdade Unida de Campinas (FACUNICAMPS), Goiânia (GO) — 390 horas, presencial;
  • MBA Gestão Comercial e Bancária; Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV), várias cidades, vários estados — 360 horas, presencial.

Viu como há várias oportunidades à sua frente, se você se decidir por Gestão Comercial? Continue conosco e veja o que o mercado espera desse profissional!

negociação gestão comercial

O profissional de Gestão Comercial

Analista comercial e assistente de vendas são algumas das funções que o profissional de Gestão Comercial pode desenvolver. Com os novos adventos da tecnologia, o comércio eletrônico tende a se desenvolver, o que abre portas para mais gente trabalhar na área.

Para isso, é preciso ter (ou desenvolver) algumas habilidades que ajudarão a empresa a se destacar e melhorar a competitividade.

Perfil do profissional

São características que devem integrar o perfil de quem quer ter sucesso na Gestão Comercial:

  • capacidade de lidar com prazos (organizar e administrar o tempo);
  • ética;
  • facilidade de se comunicar;
  • liderança;
  • capacidade de negociação.

É preciso, portanto, ser uma pessoa bastante centrada e, ao mesmo tempo, dinâmica, que saiba a hora certa de agir e de recuar diante de uma negociação.

Mercado de trabalho

Grande parte dos profissionais que se formam em Gestão Comercial são absorvidos pelo mercado varejista. As grandes empresas do setor contratam gestores para ocupar cargos de:

  • analista comercial;
  • assistente de vendas;
  • gerente comercial;
  • diretor comercial.

Como mencionamos, as empresas e as faculdades se concentram no sudeste e no sul do país. Por isso, é mais fácil também conseguir uma vaga nessas regiões, especialmente no estado de São Paulo.

Você ainda pode prestar concursos públicos para trabalhar em empresas de áreas diversas, como bancos, secretarias de finanças, Correios e muitas outras. A estabilidade de emprego é um fator decisivo nessa escolha, além dos salários convidativos.

Seu caminho para chegar à universidade e conseguir o seu diploma pode estar mais próximo do que você imagina! Se quiser ser um profissional de Gestão Comercial, comece a estudar e se preparar para o Enem e os vestibulares de outras instituições. Para isso, conte com o Plano de Estudos que preparamos para você manter em dia todo o conteúdo a ser estudado! Temos, também, videoaulas e exercícios de todas as disciplinas para lhe ajudar a alcançar o sucesso!