Gestão Tributária: o guia completo!

Embora os números normalmente sejam temidos pela grande maioria dos estudantes, algumas pessoas têm um verdadeiro dom para lidar com eles. Para elas, lidar com as Ciências Exatas é algo que realmente faz todo sentido, e carreiras com esse foco são as preferidas desses indivíduos. Nesse contexto, a Gestão Tributária é uma boa alternativa de curso.

Também conhecido pela denominação de Gestão Fiscal e Tributária, esse curso pode ser oferecido em algumas modalidades diferentes, contemplando os mais diversos objetivos dos estudantes. Ao longo de nosso bate-papo, discutiremos os principais e muitas outras informações sobre essa carreira.

Tem interesse em cursar Gestão Tributária, mas ainda não está completamente certo disso? Então, você veio ao lugar certo! Preparamos um guia completo sobre esse curso para que você saiba se esse é realmente o caminho certo a seguir. E então, vamos lá? Boa leitura!

O que é Gestão Tributária?

O primeiro passo de nossa conversa de hoje é determinar o que é Gestão Tributária e quais são as principais características desse curso e do profissional graduado no setor. Assim, você ficará bem informado sobre o tema e poderá tirar as suas próprias conclusões ao fim do texto. Tudo pronto?

Há algum tempo, essa área nada mais era do que um ramo das Ciências Contábeis que lidava exclusivamente com tributos e impostos. Com o passar do tempo, no entanto, ela se tornou mais importante e, hoje em dia, é um curso completamente separado da Contabilidade.

Dito isso, podemos afirmar que a Gestão Tributária — também conhecida pelos nomes de Gestão Fiscal e Tributária e até mesmo Gestão Financeira (em algumas instituições) — tem como principal objetivo a formação de profissionais que sejam capazes de atuar na organização financeira de empresas públicas e privadas.

Em outras palavras, o gestor tributário é aquele profissional que lida diretamente com a gestão de finanças de uma empresa, controlando o orçamento, os gastos, os impostos, a folha e muitos outros aspectos financeiros. Por isso, ele é essencial para garantir a sobrevivência da organização no mercado.

Outro ponto importantíssimo dessa profissão é a previsão de gastos. Com análises preventivas, o gestor tributário auxilia os empresários (e, claro, muitos outros indivíduos da sociedade) a lidar com o que ainda está por vir e não apenas a remediar os problemas que surgem pelo caminho. O pensamento a longo prazo é, portanto, essencial para esse profissional.

Além das empresas privadas, o gestor de tributos pode atuar em segmentos como corretoras, bancos, instituições financeiras, casas de câmbio e no setor público, por meio de concursos federais, municipais e estaduais. Por fim, ele pode também uma prestar consultoria financeira para terceiros, caso deseje.

Curso de Gestão Tributária

Como mencionamos no início de nossa conversa, há diversas modalidades possíveis para o curso de Gestão Tributária. A seguir, conversaremos sobre cada uma delas, de modo que você possa decidir qual é a mais indicada para os seus objetivos! Podemos seguir?

O primeiro tipo de curso disponível é o tecnólogo. Muitas pessoas acreditam que essa modalidade é um sinônimo para os cursos técnicos, mas isso é um equívoco comum. Os tecnólogos (ou tecnológicos) são graduações com uma duração reduzida. Por isso, conferem um diploma universitário àqueles que concluem os estudos.

Esse tipo de curso é relativamente recente e, portanto, ainda não é muito difundido. Devido a esse fato, pode ser um pouco difícil encontrá-lo, ainda que esteja disponível em instituições privadas pelo Brasil. Um exemplo é o Centro Universitário Paulistano (UniPaulistana), que oferece o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira com ênfase em Fiscal e Tributária.

Além do tecnólogo, há a opção de cursar uma pós-graduação em Gestão Fiscal e Tributária. Essa é a melhor alternativa para pessoas que já têm uma graduação na área e buscam se especializar no tema. Ainda podemos contar com extensões universitárias, que também são um tipo de especialização mais focada em determinado assunto.

Por se tratar de um tema muito importante, decidimos dedicar um tópico exclusivo para ele. Mais à frente, então, conversaremos exclusivamente sobre esse tipo de curso e tiraremos as suas principais dúvidas sobre os cursos específicos, certo?

Duração do curso

A duração do curso dependerá muito de sua modalidade. Nos tecnólogos, ou seja, na graduação, ele normalmente dura cerca de 2 anos (ou 4 semestres), com uma carga horária média de 1500 horas. Essa modalidade é, na maioria das vezes, ministrada em um período único e não de maneira integral.

As pós-graduações, sobre as quais conversaremos em alguns instantes, têm uma duração ainda menor. Por ser tratarem de cursos específicos, ou seja, focados em um único tema, eles normalmente duram menos do que 2 anos. Em média, são ministrados ao longo de 18 meses, nos quais são cobertos os principais pontos sobre a Gestão Financeira e Tributária.

As extensões universitárias são oferecidas, normalmente, por universidades federais ou estaduais, embora instituições privadas também possam ministrá-los. Um bom exemplo é a Universidade de Campinas (Unicamp), que oferece um curso com carga horária de pouco mais de 350 horas para os graduandos de cursos como Contabilidade, Administração e até mesmo Direito.

Por fim, podemos (e devemos) citar exemplos de ensino a distância de Gestão Tributária. Estes podem ser tanto oferecidos exclusivamente a profissionais da área, como um curso de extensão ou de pós-graduação, ou também como cursos livres. Um caso clássico é o curso oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com duração de 30 horas e completamente online.

Conhecer as diferenças entre essas modalidades é, portanto, fundamental para que você possa escolher aquela que mais se adéqua às suas necessidades e aos seus objetivos! Em caso de dúvidas, sempre busque mais informações com a instituição de ensino pretendida antes de tomar qualquer decisão.

Gestão Tributária: estágio

Aprender a base teórica de um assunto é, sem dúvidas, muito importante. No entanto, colocar todo o aprendizado em prática é ainda mais relevante para um profissional, já que no dia a dia do emprego não lidaremos apenas com a teoria, não é mesmo?

Por isso, estagiar é fundamental para o processo de aquisição de todos os profissionais. Esse período é essencial para que erros sejam cometidos de modo supervisionado, ou seja, quando podem ser corrigidos. E saiba que errar é exatamente o que deve ser feito, já que essa é uma forma incrível de aprender!

Ao viver o dia a dia do ofício, o profissional em formação aprende desde já a lidar com os seus inúmeros desafios e ganha experiência na prática. Além disso, esse tipo de trabalho pode contribuir fortemente para o desempenho nos estudos, já que faz constantemente ligações multidisciplinares relacionadas ao que está sendo abordado em sala de aula.

Por isso, os estágios em Gestão Tributária são sempre recomendados. Além de estimular o aprendizado social e desenvolver a experiência para a área, esse período é importante para a fixação dos conteúdos do curso e funciona, por fim, como uma importante ferramenta na criação de uma poderosa rede de contatos com outros profissionais do segmento.

Em algumas instituições, o estágio é obrigatório para a obtenção do diploma. Em outras, no entanto, ele é uma decisão exclusiva do estudante, sendo, portanto, facultativo. Nós, do Stoodi, recomendamos que os alunos estagiem sempre que possível. Essa é, afinal de contas, uma excelente oportunidade para aprender e ainda ser remunerado!

Gestão Tributária: salário

Já que falamos sobre a remuneração oferecida em alguns estágios, que tal discutirmos como é o salário para essa carreira de um modo geral? Afinal, conhecer esse aspecto também é muito importante antes de mergulhar de cara em um curso, certo?

Em primeiro lugar, precisamos falar novamente sobre a relevância desse profissional para a sociedade. Lidar com finanças não é uma tarefa nada fácil e o menor dos erros pode gerar consequências catastróficas para uma empresa, organização ou até mesmo uma pessoa física. Por isso, os gestores tributários são extremamente importantes.

Atualmente, a maioria dos gerentes tributários atua a partir de uma graduação em Contabilidade. Embora isso seja válido e gere salários muito satisfatórios (que estão em uma média de R$ 10.000,00 mensais), há outras opções que podem melhorar consideravelmente essa remuneração.

Ao longo do texto, conversamos sobre todas elas, que incluem as graduações tecnológicas, as pós-graduações e os cursos de extensão ou online. O salário de cada um desses profissionais variará bastante a partir de uma série de fatores, mas normalmente costuma ser mais alto do que o mencionado anteriormente (especialmente para os pós-graduados).

Outros pontos que podem fazer com esse salário mude são: a localização da empresa que tem a vaga, a experiência do profissional e o segmento de atuação. Indivíduos que atuam no âmbito público, por exemplo, podem receber salários que beiram os R$ 20.000,00.

contas calculadora gestão tributária

Faculdade de Gestão Tributária

Apesar de ainda serem raras, as faculdades (na modalidade tecnólogo) em Gestão Tributária são uma das melhores maneiras de conseguir boas oportunidades após a formação. Outra vantagem desses cursos, além de seu peso no currículo, está na amplitude de disciplinas vistas no decorrer dos anos de graduação.

Além disso, há a opção de cursar Gestão Tributária na modalidade EAD. De modo geral, esses cursos normalmente dizem respeito a pós-graduações (ou seja, especializações feitas após a conclusão da universidade) ou cursos livres, que capacitam o profissional de maneira um pouco menos aprofundada. Esses podem ser oferecidos tanto completamente online quanto de modo semipresencial.

Escolher a melhor opção dependerá de uma série de fatores. O primeiro é a sua formação atual. Se você ainda não tem uma graduação, a melhor opção é buscar um tecnólogo na área ou, quem sabe, um curso como Contabilidade ou Direito, que abrirá as portas para que você se especialize no futuro.

No entanto, se você é um profissional já graduado e se interessa pela área, um curso de extensão ou uma pós-graduação pode ser exatamente o que falta para dar aquela alavancada em sua carreira.

Em um tópico mais à frente, discutiremos melhor sobre a pós-graduação e a sua importância para a qualificação de um indivíduo que busca uma carreira na área de Gestão Tributária, Financeira e Fiscal.

Nota de corte: Gestão Tributária

Antes de prosseguirmos com informações importantes sobre o curso de Gestão Tributária, como a sua grade curricular, que tal discutirmos brevemente sobre as notas de corte mais comuns para essa carreira?

A nota de corte para o Fies, ou seja, o financiamento estudantil oferecido pelo governo para algumas áreas, gira em torno de 580 pontos. Já quando falamos sobre as notas mínimas para o Prouni, elas podem beirar os 600 pontos em Ampla Concorrência ou os 500 quando nos referimos às cotas.

O Prouni, por sua vez, oferece vagas tanto para cursos a distância quanto para presenciais em todo o Brasil. Por isso, vale a pena ficar ligado nas inscrições e no calendário do processo seletivo, para não perder nenhuma data importante!

Além disso, é importante salientar que grande parte das instituições que oferecem esses cursos é privada e, muitas vezes, não atende diretamente os estudantes que fazem a prova do Enem.

Por isso, para se informar sobre o processo seletivo de cada faculdade ou escola, é muito importante entrar em contato com a própria instituição para tirar dúvidas sobre bolsas, seleção e muitos outros pontos fundamentais.

Gestão Tributária: grade curricular

A grade curricular dos cursos de Gestão Financeira com foco em Fiscal e Tributária apresenta disciplinas que têm como principal objetivo a preparação de profissionais qualificados para lidar com os diversos desafios do dia a dia da profissão. Por conta disso, o corpo docente deve ser composto de indivíduos que sejam referência em suas respectivas áreas.

Observar o currículo dos professores é, inclusive, uma boa maneira de escolher uma instituição de qualidade. Afinal, faculdades e escolas que se preocupam com a preparação de seus estudantes investirão na contratação de profissionais realmente qualificados para ministrar aulas presenciais ou online.

As matérias mais comumente aplicadas no tecnólogo de Gestão Tributária, por exemplo:

  • Língua Portuguesa;
  • Fundamentos do Direito;
  • Fundamentos da Matemática Financeira;
  • Contabilidade Empresarial;
  • Mercado Financeiro;
  • Gestão de Capital;
  • Rotina de Tributação;
  • Administração de Empresas;
  • Planejamento Tributário;
  • Auditoria Fiscal e Tributária.

Além dessas, as disciplinas voltadas para as Ciências Humanas também fazem parte da grade curricular comum desse curso. Entre elas, noções de Ética, Filosofia, Sociologia e Humanidades marcam presença na formação de um profissional realmente completo e pronto para enfrentar o mercado de trabalho.

Por isso, podemos perceber que mesmo que a Gestão Tributária trabalhe diariamente com números e algumas equações, a base humana é fundamental para se dar bem no curso. Afinal, esse profissional estará lidando com as finanças de pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas e, por isso, trabalhar com ética e responsabilidade social é fundamental.

Pós graduação: Gestão Fiscal e Tributária

A pós-graduação na área de Gestão Fiscal e Tributária é oferecida por uma vasta gama de universidades e institutos em todo o Brasil. A seguir, você conhecerá alguns deles:

  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) ;
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV);
  • Faculdade Brasileira de Tributação (FBT);
  • Faculdade Estácio de Sá;
  • Universidade Paulista (Unip);
  • Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP);
  • Universidade Anhembi Morumbi;
  • Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU);
  • Universidade Nove de Julho (Uninove);
  • Universidade FUMEC.

Essas são apenas algumas das instituições brasileiras que oferecem uma pós-graduação na área tributária. Agora, no entanto, precisamos discutir um ponto bastante importante sobre a nomenclatura de boa parte desses cursos, que pode ser um pouco diferente da qual estamos habituados.

A principal diferença é que há, também, a modalidade MBA em Gestão Tributária, uma sigla para Master Business Administration (Mestre em Negócios e Administração). A grosso modo, ela se comporta mais ou menos da mesma maneira que uma pós-graduação comum, mas com algumas características particulares, como o seu foco extensivo em gestão e negócios.

Com isso, a metodologia de ensino pode ser diferente, por exemplo, daquela observada em uma especialização da área da saúde, já que os objetivos de formação de profissionais são bastante diversos nesses segmentos.

empresários gestão tributária

O profissional de Gestão Tributária

No decorrer de nosso bate-papo, mencionamos o quão importante é o profissional de Gestão Tributária para a sociedade, especialmente para o setor empresarial. Afinal, uma boa gerência de tributos e um controle financeiro rigoroso podem fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa, independentemente de seu segmento de atuação.

Pare para pensar: muitas vezes, gerenciar as finanças pode ser um desafio para nós. Agora imagine o trabalho de garantir que todo o capital de uma empresa de grande porte, com suas inúmeras variáveis, esteja sempre em equilíbrio? E mais: pense nos problemas que uma corporação pode ter por não pagar seus tributos em dia?

Os impostos fazem parte das obrigações de uma empresa e não realizar o pagamento adequadamente é um grande risco para a organização. Por isso, contratar um gerente de tributos e finanças não é um luxo, mas uma necessidade crescente para garantir a saúde financeira dos negócios e que todos os processos estejam de acordo com a legislação.

Com isso, fica fácil perceber que esse profissional é indispensável para a economia de nosso país, atuando também em escalas menores, como as de estados ou municípios. Com a prevenção de erros e a manutenção da saúde do capital dos negócios, ele contribui para que a economia esteja sempre aquecida, evitando problemas como desemprego e muitos outros.

Além disso, o gerente de tributos pode atuar com a consultoria para pessoas físicas, sem o menor problema. Há, de modo geral, um enorme leque de possibilidades e campos de atuação, que fazem dessa atividade uma carreira muito dinâmica e promissora.

Perfil do profissional

Dito isso, é importante traçarmos um perfil do profissional que atua como gerente de tributos e finanças. Afinal, carreiras diferentes têm demandas muito variadas e, por isso, nem sempre todos os indivíduos se adequarão a essas necessidades tão divergentes.

Antes de listarmos as principais características necessárias para um gestor tributário, precisamos salientar que você não precisa, de modo algum, ter nascido com todas essas habilidades. Muitas delas podem ser trabalhadas de várias formas, seja nos estágios, durante a graduação ou até mesmo com atividades extracurriculares interessantes, como o Teatro ou a Música.

As habilidades mais importantes para um estudante (e futuro profissional) de Gestão Tributária são:

  • disciplina;
  • persistência;
  • boa capacidade de observação;
  • atenção aos detalhes;
  • boa habilidade com cálculos;
  • alta capacidade de organização;
  • facilidade para lidar com o público;
  • habilidade de liderança;

Além desses pontos, é importante salientar que esse tipo carreira exige uma grande vontade de aprender. A legislação é algo muito instável e, a todo tempo, estão surgindo novas emendas, regras e leis que mudam toda a dinâmica do sistema tributário e seu funcionamento.

Por isso, é muito importante que o estudante que resolver se tornar um Gestor de Tributos tenha, em si, uma forte sede de conhecimento e esteja disposto a passar toda a sua carreira em constante atualização. Afinal, não podemos deixar de nos atualizar ou seremos passados para trás no mercado de trabalho, o tema de nosso próximo (e último) tópico.

Mercado de trabalho

Estamos nos aproximando do fim de nossa conversa! Para fechar este artigo, preparamos um tópico especial para discutirmos as especificidades do mercado de trabalho para Gestão Tributária no Brasil atualmente. Como vimos, essa é uma área muito importante e bastante promissora. Mas como está, no momento, a oferta de vagas para essa carreira?

A maioria dos trabalhadores dessa área está localizada nas regiões Sul e Sudeste. Por aqui, também, está o maior número de oportunidades, especialmente devido ao alto índice de indústrias e empresas localizadas em estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraná. No entanto, atuar em outras regiões também pode ser uma boa alternativa, já que lá há menor competição por vagas.

Em geral, o mercado para esse segmento tem um ótimo potencial para crescer. Por ser uma carreira relativamente recente e com poucos atuantes, a demanda por esses serviços não para de crescer. Cada vez mais, as empresas passarão a buscar profissionais que tenham uma especialização nesse setor e não atuem exclusivamente como generalistas.

Por isso, para ocupar boas vagas e se destacar em meio à competitividade do setor (que provavelmente crescerá com o passar do tempo), é preciso estudar muito e se preparar para ingressar em instituições renomadas, que contem com a infraestrutura necessária para capacitá-lo adequadamente.

A carreira de Gestão Tributária é mesmo interessante, não é? No entanto, para se dar bem nas provas e conseguir a tão sonhada vaga nesse curso, é preciso e estudar bastante. Para ajudá-lo nesse processo, preparamos um Plano de Estudos personalizado para atender às suas necessidades e prepará-lo para os vestibulares mais concorridos do Brasil!