
Acima ou a cima: é junto ou separado?
Um caso muito comum de confusão na Língua Portuguesa é o uso de palavras grafadas junto ou separado: acima ou a cima? Apesar de possuírem o mesmo som quando faladas, devem ser utilizadas em contextos diferentes. Entenda:
A cima ou acima: qual a diferença?
Tanto o termo acima quanto a expressão a cima existem na nossa língua e estão corretamente grafadas. O problema aqui é a diferença de significados e os diferentes contextos e situações em que cada um deve ser utilizado.
Além disso, enquanto uma consiste em um advérbio (acima), a outra (a cima) é apenas uma expressão, que possui significado e aplicações completamente distintos.
Acima: significado
Acima, grafado junto, é um advérbio de lugar, que significa em posição superior, em uma situação de maior importância, em local mais elevado, entre outros. Acima também pode ser utilizado como uma interjeição, passando o significado e a sensação de estímulo.
Exemplos do uso de acima
- O que você demanda está acima de tudo aquilo que posso fazer por você;.(advérbio de lugar)
- Desejo que, acima de tudo, você seja feliz nessa nova empreitada. (advérbio)
- Veja a explicação acima e entenda como escrever corretamente! (advérbio)
- Acima! É possível, vamos conseguir! (interjeição)
A cima: significado
Já a expressão a cima, grafada separadamente, é a junção de uma preposição (a) com um substantivo (cima). Nada mais é do que um sinônimo de para cima, estabelecendo uma relação oposta com a expressão de baixo, como nas frases “de baixo a cima” e “de baixo para cima”.
Exemplos do uso de a cima
- Que absurdo! Ele me olhou de baixo a cima!
- Ela analisou o prédio o olhando de baixo a cima antes de entrar.
- De moto é muito mais fácil subir esse morro de baixo a cima.
Quer treinar seu português? Então confira o banco de exercícios do Stoodi!