Boa viagem ou boa viajem: qual o certo?

 

Você já parou para pensar qual é a forma certa de escrever boa viagem — ou boa viajem? Confundir as letras “g” e “j” é algo muito comum, pois são fonemas com sonoridades parecidas. Porém, nem tudo está perdido! Existem algumas técnicas para evitar a confusão entre esses dois termos.

Neste conteúdo, você confere como utilizar viagem e viajem corretamente para nunca mais errar nas suas redações. Boa leitura!

Boa viagem ou boa viajem?

Você já deve imaginar que tanto “viagem” quanto “viajem” são termos aceitos pela nossa língua, não é mesmo? No entanto, não podemos deixar de ressaltar que cada um é aplicado em contextos diferentes: enquanto que “viagem” é caracterizada como um substantivo, “viajem” é conhecida por ser um verbo.

Nesse sentido, quando vamos desejar uma boa viagem a alguém, utilizamos o substantivo e não o verbo, com a consoante “g”. Afinal, queremos que a viagem como um todo seja boa, e não apenas o ato de viajar.

Exemplos com viagem

Vamos pensar em exemplos para facilitar a compreensão? Confira a seguir os melhores que separamos para você:

  • quero desejar uma boa viagem;
  • estou muito cansado, pois cheguei ontem de viagem;
  • tenha uma ótima viagem;
  • que viagem incrível que acabei de ter.

Exemplos com viajem

Você lembra que a palavra “viajem” é caracterizada como um verbo? Pois é, acontece que ele só pode ser utilizado em sentenças no plural, ao contrário do substantivo. A seguir, separamos alguns exemplos para você aplicá-la corretamente na redação e conquistar a pontuação máxima:

aproveitem o dia de hoje e viajem apenas amanhã;

espero que eles viajem em segurança.

Saber escrever boa viagem ou boa viajem é um passo importante para você redigir um conteúdo de qualidade e mandar bem na redação. Lembre-se de revisar todo o conteúdo para ter excelentes resultados no vestibular, combinado?