Cidadãos ou cidadaos: qual o certo?

 

Identificar os plurais corretos das palavras é sempre um desafio, você concorda? Afinal, diante de tantas variações, é difícil entender os sufixos que precisam ser utilizados. No entanto, para desenvolver uma boa redação, você precisa ficar de olho na formação das palavras em plural.

Então, o certo é cidadãos ou cidadaos? Se você ainda não sabe, não se preocupe! Desenvolvemos este artigo explicando a regra dos plurais para você nunca mais errar. Boa leitura!

Cidadãos ou cidadaos?

Uma coisa é certa: a língua portuguesa não permite o uso da palavra cidadaos. Isso quer dizer que a única forma correta de a escrever é “cidadãos”. Existe uma regra gramatical que afirma que todas as paroxítonas terminada em –ão não podem ser flexionadas sem o acento.

Nesse sentido, se você utilizar cidadãos sem acento na sua redação, provavelmente terá alguns pontos descontados por não seguir o acordo ortográfico.

Exemplos com cidadãos

Vamos pensar em alguns exemplos para facilitar a compreensão? A seguir, separamos os melhores para você fixar essa regra gramatical e não ter problemas na redação:

  • os cidadãos têm muitos deveres a cumprir;
  • com a globalização, precisamos ser cidadãos do mundo;
  • o líder conversou com os cidadãos sobre a crise econômica.

Plural de palavras terminadas em –ão

Nós já explicamos que todas as paroxítonas terminadas em –ão, quando em plural, precisam da adição do “s”, você se lembra? Pois é, acontece que existem outros substantivos que ganham terminações diferentes, como é o caso de balão e capitão. Nesse caso, o certo é utilizar balões e capitães.

Conhecer a diferença entre cidadãos e cidadaos é um passo importante nos seus estudos. Afinal, é fundamental saber a forma correta de escrever para garantir uma boa pontuação na redação. Aproveite para aprofundar os seus conhecimentos com o nosso plano de estudos e monte um planejamento eficiente para entrar no ensino superior!