Como calcular massa molar?

 

O conceito e cálculo de massa molar sempre é cobrado nos vestibulares. Afinal, é um conteúdo da Química que alinha outras duas matérias: a Física e a Matemática. Dessa forma, os grandes vestibulares sempre optam por incluir questões relacionadas a essa grandeza.

Para ajudar você a gabaritar a prova de Química e garantir a entrada no ensino superior, nós desenvolvemos este minipost com as principais informações sobre como calcular massa molar. Confira!

O que é massa molar?

Massa molar nada mais é do que a massa em gramas de um elemento, calculada por meio da massa atômica de cada átomo que constitui uma molécula.

Dessa forma, ela se relaciona com a Constante de Avogadro, que determina o valor das entidades elementares de um mol de uma substância. Por ser uma constante, é um valor fixo de 6,02 x 1023.

Como calcular a massa molar das substâncias?

A massa molar, embora pareça difícil, tem um cálculo fácil de ser feito. O primeiro passo é identificar a fórmula química do composto, analisando o número de átomos que tem em cada elemento.

Em seguida, você deve encontrar a massa atômica de cada elemento na tabela periódica e multiplicá-la pelo número de átomos do composto.

Depois, basta somar os valores encontrados de cada elemento se objetivo é encontrar a massa molar total, isto é, de todo o composto.

Exemplo de cálculo da massa molar

No tópico anterior, explicamos como calcular a massa molar, mas como isso aparece nas questões? A seguir, separamos um exemplo para você compreender melhor!

Digamos que você tenha que calcular a massa molar da água. O primeiro passo é encontrar a massa atômica indo na tabela. O hidrogênio tem a sua igual a 1,0. Como ele tem dois átomos na substância, é preciso multiplicá-la por dois, obtendo como resultado 2,0 de massa atômica.

Em seguida, é preciso identificar na tabela periódica a massa atômica do oxigênio, que é 16. Assim, basta somar os dois valores para encontrar a massa molar da água.

Entender como calcular a massa molar de um composto é fundamental para ter um bom desempenho no Enem e vestibular. Aproveite para conhecer o Plano de Estudos Stoodi e ter acesso a todo o conteúdo com mais facilidade!