Contatar ou contactar: qual é o correto?

 

Escrever contatar ou contactar pode me pôr em apuros? Como saber o que está certo? Acalme-se! Sem delongas, uma boa notícia: essas duas palavras coexistem na língua portuguesa e estão corretas. Mas é preciso entender qual o motivo dessa diferença de escrita e se há alteração de significado. Vamos lá!

Significado de contactar ou contatar

Contatar ou contactar é um verbo que pode ser utilizado em diversos contextos, o que inclusive muda sua regência. Ele pode ser: transitivo direto, indireto, bitransitivo ou intransitivo.

Significa entrar em contato com alguém ou algo; estabelecer uma conexão; relacionar-se; tocar; aproximar-se; telefonar.

A diferença entre a colocação do “C” na segunda sílaba ou não é uma questão linguística regional. No Brasil, somos mais habituados a utilizar a palavra “contatar”, sem o “C”. Isso se difere do português de Portugal, em que é frequentemente utilizado o termo “contactar”.

A permanência do “C” para alguns falantes pode ser justificada pela origem da palavra, que vem do latim contactus ou do francês contacter.

Com o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em 2009, as letras “C” e “P” foram abolidas das palavras em que não são pronunciadas na leitura. De fato, quem mais sofreu com isso foram os portugueses, que tiveram de se adaptar. No Brasil, pouca coisa mudou.

Entretanto, algumas palavras mantiveram a grafia alternativa, em virtude da oscilação de pronúncia, que o caso de “contatar” ou “contactar”.

Exemplos do uso de contactar

  • É necessário contactar o departamento jurídico.
  • contactaram o síndico? O vazamento persiste.

Exemplos do uso de contatar

  • Aqueles cabos não contatam com nada.
  • Ao contatar o gerente do banco, descobriu que ele havia sido transferido.

Agora que você já sabe que existem palavras que admitem variação na escrita, que tal testar seus conhecimentos de ortografia com nossos exercícios dos principais vestibulares do país?