
De novo ou denovo: é junto ou separado?
Veja qual é o certo: de novo ou denovo?
Expressões que são compostas por duas palavras geralmente costumam causar muitas dúvidas nas pessoas. Nem sempre é possível saber, de cara, qual é a forma correta de escrever. Esse é o caso da dúvida que fica entre utilizar de novo ou denovo. Quer saber qual é o certo? Então confira abaixo!
Significado: de novo
O jeito certo de escrever essa expressão é de novo, separado. O termo denovo está completamente errado e não existe, não podendo ser aplicado em nenhum contexto. Apesar de ser frequentemente utilizado em conversas informais e, principalmente, nas redes sociais, o termo denovo é mais um exemplo de palavra que, por conta da nova regra ortográfica, tem causado confusão entre as pessoas. Mas não se engane, a forma correta é de novo, separada.
De novo é uma locução adverbial que passa a ideia de repetição. Ou seja, pode significar novamente, mais uma vez, outra vez etc. Locuções adverbiais nada mais são que a junção de duas ou mais palavras, que assumem a função de advérbio.
Outras locuções adverbiais também utilizam a preposição de para serem formadas. De rompante, de costas, de supetão são apenas alguns exemplos de locuções adverbiais existentes na Língua Portuguesa.
Na aplicação em frases, de novo tem como função modificar o sentido do verbo, sendo utilizado para indicar o fato de que certa ação ou coisa está sendo feita novamente (ou será feita mais de uma vez).
Exemplos do uso de de novo
- Terei que chamar você de novo para vir almoçar?
- Não satisfeito, ele foi e cometeu o mesmo erro, de novo.
- Meu carro teve de novo o problema no motor.
- Preciso que você faça essa tarefa de novo. Ela não atingiu nossos padrões de qualidade.
- Deparado com as dúvidas da turma, o professor explicou de novo a matéria da semana anterior.
Curtiu as dicas? Então venha receber mais dicas e matérias na plataforma do Stoodi. Cadastre-se grátis: