Eminente ou iminente: qual a diferença?

 

Há algumas palavras na língua portuguesa que são escritas de forma semelhante e pronunciadas de maneira parecida, mas que, na verdade, têm significados completamente diferentes. Essas palavras são chamadas de parônimas e existem aos montes no português!

Esse é o caso dos termos eminente ou iminente. Ambos existem na nossa língua, mas têm importantes diferenças entre si. Quer saber quais são? Continue lendo este post para descobrir!

Garanta seu desconto com a nota do Enem

O que significa eminente?

A palavra eminente, grafada com E no começo, faz referência a algo ou alguém superior, de grande importância, ilustre. Com origem no latim eminens, o termo eminente acompanha sua origem e deve sempre ser grafado com E no começo. A regra vale também para as palavras cognatas de eminente, como eminência, eminentemente, entre outros.

Sinônimos

Entre os mais variados sinônimos de eminente, podemos citar ilustre, superior, excelente, alto, elevado, proeminente e sublime como os principais.

Exemplos

A seguir, alguns exemplos do uso de eminente:

  • O eminente cantor deu um show fantástico com sua voz!
  • O Cristo Redentor está eminente no céu carioca.

O que significa iminente?

Por sua vez, a palavra iminente grafada com I inicial diz respeito a algo que está prestes a acontecer, de maneira muito próxima ou até mesmo imediatamente. Com origem também no latim, no termo imminens, iminente segue a mesma regra, sendo grafado com I no começo, assim como seu cognato iminência, por exemplo.

Sinônimos

Iminente tem como sinônimos os termos imediato, urgente, próximo, prestes a, entre outros.

Exemplos

Agora, você verá alguns exemplos para o uso do termo iminente:

  • A minha viagem de férias está iminente.
  • Este prédio precisa ser evacuado! O risco de desabamento é iminente!

E aí, curtiu nossas dicas deste post? Aprendeu de uma vez por todas as diferentes de iminente e eminente? Então não deixe de conferir o nosso plano de estudos para se preparar para o Enem e ficar fera no português!