Fórmula molecular: o que é?

 

A fórmula molecular, na Química, é o jeito de expressar a composição de uma molécula pela combinação da quantidade de átomos de cada elemento presente.

Essa fórmula não é o suficiente para entendermos como se dão as ligações entre os átomos, pois ela só indica os elementos presentes, sem dizer nada sobre como os elétrons da camada de valência de comportam em cada ligação.

No entanto, a fórmula molecular é uma maneira de compreender rapidamente os elementos envolvidos no composto, o que é útil e suficiente em muitas situações.

Agora vamos ver alguns exemplos de compostos em suas fórmulas moleculares para entendermos como isso funciona.

Fórmula molecular do etanol

O etanol, também chamado de álcool etílico, é uma substância obtida a partir da fermentação de açúcares. É a substância encontrada nas bebidas alcoólicas.

Sua fórmula molecular é dada por:

  • C2H6O, ou seja, dois átomos de carbono, seis átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.

Fórmula molecular da glicose

A glicose é um carboidrato muito importante para nosso corpo, já que serve como fonte de energia para as células.

Sua fórmula molecular é:

  • CH2O, formada por um átomo de carbono, dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.

Fórmula molecular da água

A água tem uma das fórmulas moleculares mais conhecidas. É a famosa H2O, o que significa que é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio.

Fórmula molecular acetona

Separamos este exemplo para mostrar como a fórmula molecular às vezes não dá conta de passar toda a informação necessária.

A acetona, essa mesma usada como removedor de esmaltes, tem fórmula molecular C3H6O.

No entanto, um outro composto, o Propanal (ou Propaldeído) também tem a mesma fórmula molecular. As duas substâncias são feitas dos mesmos elementos e as mesmas quantidades de cada um deles, porém o que os difere são as formas das ligações, o que não é mostrado pela fórmula molecular.

Gostou desse resuminho? Para continuar estudando conteúdos de Química, é só se inscrever gratuitamente lá na plataforma Stoodi. E para organizar seu tempo, conheça nosso plano de estudos!