Inchada ou enxada: qual o certo?

 

Você sabe como se escreve enxada ou inchada? Na verdade, as duas formas são aceitas pela gramática brasileira, mas apresentam significados diferentes e, por isso, não podem ser aplicadas no mesmo contexto. Para saber mais sobre o que diferencia esses dois termos, continue lendo nosso artigo!

Inchada ou enxada?

Bom, como comentamos, você pode utilizar tanto inchada quanto enxada no seu dia a dia, mas nunca para representar o mesmo aspecto, pois cada uma tem seu próprio significado. Vamos lá: enquanto que enxada é um substantivo que representa uma ferramenta muito utilizada na construção civil, inchada é um adjetivo usado para caracterizar algo que aumentou o seu volume.

Quando usar inchada?

O exemplo mais claro do termo inchada é a retenção de líquido. Quando uma mulher sente que o seu corpo aumentou de volume em função das alterações hormonais, por exemplo, muitas vezes ela afirma que está se sentindo inchada. Confira alguns exemplos práticos:

  • ontem à noite comi um pedaço de pizza e fiquei inchada;
  • minhas mãos estão inchadas;
  • essa gravidez está me deixando inchada.

Quando usar enxada?

Por outro lado, a palavra enxada é utilizada no cenário da construção e da agricultura, representando uma ferramenta que serve para capinar, cavar e movimentar areia e argamassas. Confira alguns exemplos:

  • precisaremos de uma enxada para cavar um buraco;
  • ei, use uma enxada para misturar o concreto;
  • vou comprar uma enxada para cuidar do meu jardim.

Ao longo deste artigo você pôde perceber que os termos “inchada” e “enxada” estão corretos e podem ser utilizados com tranquilidade na sua redação. Para conquistar uma excelente pontuação, não se esqueça de revisar bem o conteúdo e montar um planejamento eficiente de estudos.

Agora que você já sabe qual é a forma certa de utilizar enxada ou inchada, aproveite para conhecer o nosso plano de estudos e potencializar o seu aprendizado!