Incomodar ou encomodar: qual é o certo?
Assim como acontece com algumas outras palavras da nossa língua portuguesa, muitas pessoas ficam na dúvida entre o uso correto de palavras com “e” e “i”. Esse é o caso do verbo incomodar, que algumas pessoas utilizam erroneamente na grafia “encomodar”.
Nesse caso, a única forma correta de se escrever é com “i”: “incomodar”. Quer saber o que significa esse verbo e como e onde ele pode ser utilizado? Confira!
“Incomodar”: significado
O verbo “incomodar” diz respeito ao ato de causar incômodo, irritar, aborrecer. Além disso, também pode ser aplicado como o ato de se preocupar, se dar ao incômodo de tomar uma determinada atitude.
O termo “incomodar” tem como origem a palavra em latim incommodare, de modo que a grafia correta sempre será com o início em “i”, jamais em “e”. Assim, todas as palavras cognatas do verbo “incomodar”, bem como as formas conjugadas, devem ser iniciadas com “i”.
Exemplos do uso de “incomodar”
O verbo “incomodar” se encontra na mesma família de palavras como: incômodo, incomodado, incomodante, etc.
No presente do indicativo, o verbo incomodar deve ser conjugado da seguinte forma:
- (Eu) – incomodo
- (Tu) – incomodas
- (Ele) – incomoda
- (Nós) – incomodamos
- (Vós) – incomodais
- (Eles) – incomodam
Alguns exemplos do uso correto do verbo podem ser observados a seguir:
- Será que o barulho que estamos fazendo aqui não vai incomodar nossos vizinhos?
- Esse calor de janeiro está começando a me incomodar enquanto trabalho!
- A crise econômica incomoda muito os empregados da empresa.
Sem dúvidas, a grafia correta do verbo “incomodar” ainda causa muita estranheza e dificuldade para várias pessoas. Principalmente na internet e nas redes sociais, ainda é muito comum encontrar essa palavra sendo escrita da maneira errada, mas agora você já sabe qual é o jeito certo e não vai errar mais!
Curtiu nossa dica? Então não deixe de conferir nossas videoaulas sobre verbo! Aproveite para ler mais artigos como esse no Blog do Stoodi!