Intenção ou intensão: qual devo usar?

 

O português é realmente uma das línguas mais complexas do mundo. Com grandes variações entre palavras parecidas, muita gente fica na dúvida sobre como escrever corretamente uma série de termos.

Esse é o caso das palavras “intenção” e “intensão”. Você sabia que ambas existem e estão corretas? Mas quando devem ser utilizadas? Confira abaixo nossa explicação!

“Intenção”: significado

Sem dúvidas, a palavra mais utilizada entre as duas pelos falantes da Língua Portuguesa é intenção, com “ç”. Seu significado carrega uma ideia de propósito, desejo, aspiração.

Intenção é, portanto, um substantivo feminino sinônimo de disposição. Tem como origem a palavra em latim intentio. Geralmente, palavras latinas com a terminação –tio tendem a sofrer evolução para a terminação –ção. É o caso de outras palavras como contentio (contenção), prostrationis (prostração) e mentione (menção), além de várias outras palavras que evoluíram da mesma maneira.

Exemplos do uso de “intenção”

Abaixo, alguns exemplos do uso correto da palavra “intenção”:

  • O policial efetuou os disparos contra o bandido com a intenção de matar;
  • Os políticos distorcem os fatos sempre com segundas intenções;
  • Desculpe, não era minha intenção te magoar;
  • Tenho intenção de morar em outro país no ano que vem.

“Intensão”: significado

Por incrível que pareça, a palavra “intensão” existe e está correta, apesar de quase nunca ser usada no dia a dia. Corresponde a um substantivo feminino que dá significado ao ato de se aumentar a tensão, tornando algo mais intenso. É sinônimo de intensidade.

Tem como origem a palavra em latim intensio, de onde manteve a grafia com s. Apesar de muitos imaginarem que essa grafia esteja incorreta, na verdade ela existe e possui aplicações mais restritas, além de um significado completamente diferente.

Exemplos do uso de “intensão”

Abaixo, alguns exemplos do correto uso do termo “intensão”:

  • O médico diagnosticou uma intensão aguda no quadro de dor do paciente.
  • Segundo os meteorologistas, o fim de semana sofrerá uma grande intensão na temperatura.
  • Querendo vencer, o técnico pediu aos seus jogadores o aumento na intensão do seu jogo.

Curtiu nosso post? Então não deixe de conferir nossas videoaulas de gramática! Aproveite também para ler mais artigos como esse no Blog do Stoodi!

mais artigos como esse no Blog do Stoodi!