
Laje ou lage: qual o certo?
Você já parou para pensar que a língua portuguesa pode ser muito confusa? Com várias regras, é comum se sentir perdido e não saber como escrever determinadas palavras, como laje ou lage. O fato é que, para fazer uma boa redação e mandar bem no vestibular, você precisa conhecer as principais regras para não cometer erros.
Neste artigo, explicamos qual é a forma certa de escrever laje ou lage para você não ter mais dúvidas. Acompanhe e boa leitura!
Como se escreve: laje ou lage?
Trocar o “g” e o “j” é um erro bastante comum no nosso dia a dia, já que a sonoridade das duas letras é muito parecida. Uma excelente forma de não cometer esse equívoco é identificar a origem do termo no qual você tem dúvida.
No caso da laje, a sua origem é controversa, já que a gramática não informa com segurança a matriz do substantivo. Nesse sentido, o termo “laje” faz parte de um grupo de palavras que precisam ser escritos com “j” em vez de “g’ — como pajé e jequitibá —, sem existir uma explicação aprofundada sobre o assunto.
Significado das palavras
Muito utilizada pelos engenheiros civis, o termo laje é caracterizado como um substantivo feminino que se refere a placas de materiais resistentes, como pedras, cerâmicas e concreto. Via de regra, ela não é grossa — ainda que apresente grandes dimensões — e é utilizada para o revestimento de pisos, paredes e tetos.
Além disso, a laje também é um elemento necessário para a construção de casas e edifícios, já que edifica o pavimento e o teto desses ambientes.
Exemplos
Que tal conferir alguns exemplos para facilitar a compreensão? A seguir, separamos algumas frases que utilizam o termo para você fixar o conteúdo:
- a laje desabou com o vento;
- coloque os chinelos porque a laje está fria hoje;
- hoje vou tomar sol na laje.
Você percebe como saber a diferença entre lage e laje é fundamental para escrever bem na redação? Lembre-se de revisar todo o conteúdo para ter um bom desempenho nas provas! Ainda, aproveite para organizar a sua aprendizagem para entrar na graduação com o nosso plano de estudos.