O que é clorofila?

 

Está estudando Biologia? Uma das áreas mais importantes e mais extensas dessa disciplina é a flora, que inclui uma série de conceitos complicados e nomes muito parecidos entre si, não é mesmo?

Nessa área da ciência, um dos principais conceitos é o de clorofila, que você com certeza já ouviu alguma vez na sua vida. Quer saber o que é e qual é a função da clorofila? Então continue com a gente por aqui!

Clorofila: o que é?

Com origem no grego (chloros = verde e phyllon = folha), o termo clorofila se refere ao pigmento verde que encontramos nas plantas, nas algas e até mesmo em algumas bactérias.

Como a clorofila absorve a luz nos espectros de comprimento violeta, azul e vermelho, refletindo a luz verde, consequentemente a cor das plantas que têm clorofila é verde, como dizem as regras da Óptica.

Qual a função da clorofila?

A clorofila é a substância responsável pela captação de luz pelos seres que a têm, garantindo que os seres vivos que realizam fotossíntese possam produzir o próprio alimento.

Além disso, uma das maiores consequências desse processo é a liberação de oxigênio na atmosfera, o que torna a clorofila, indiretamente, uma das principais responsáveis pela existência da vida na Terra.

São quatro os tipos de clorofila existentes na natureza: “a”, “b”, “c” e “d”. Enquanto as duas primeiras clorofilas são associadas e encontradas nas plantas verdes que realizam fotossíntese, as variações “c” e “d” estão presentes nas algas e nas cianobactérias.

Exemplos

Abaixo, alguns exemplos do uso de clorofila em frases do nosso dia a dia:

  • Você já experimentou o suco de clorofila que fiz para nosso café da manhã?
  • A clorofila é essencial para a vida na Terra!

E aí, você já sabia o que é e para que serve a clorofila? Não deixe de conferir o nosso plano de estudos para se dar bem nas provas de Biologia e conseguir uma ótima classificação no Enem!