O que é empatia?
Qualidade muito requerida em tempos de polarização de opiniões e acirramento político, a empatia é a capacidade de se colocar emocionalmente no lugar do outro, de se identificar com suas dores.
A empatia é a mãe da compreensão e da tolerância e evita a formação de preconceitos! Saiba mais sobre ela neste minipost!
O que é empatia?
Empatia: o que é? A palavra se assemelha a simpatia e antipatia, não é? isso porque todas têm em comum o pospositivo grego -páthe, -es, cujo significado é mal, padecimento, sofrimento.
O que é uma pessoa empática?
Ser empático é saber, como dissemos, colocar-se na posição do outro e entender seus sofrimentos e sentimentos. Isso pode ser feito a nível individual, de pessoa para pessoa, ou coletivo, de uma pessoa em relação a um grupo, por exemplo.
Quem desenvolve a inteligência emocional é capaz de se sensibilizar com mais facilidade diante das dificuldades do outro e procurar ajudá-lo, seja por meio de ações sociais ou individuais.
Uma pessoa empática, portanto, não fica só olhando o outro sofrer, mas age em prol de melhorar a situação de acordo com seus meios.
Tipos de empatia
Vamos mostrar 3 tipos de empatia a seguir.
Cognitiva
A cognição é a capacidade de aprender por meio do pensamento e da mente. Se você consegue entender como a outra pessoa fala, por exemplo, e adapta seu nível de linguagem ao dela, em vez de simplesmente humilhá-la — com o chamado preconceito linguístico —, está desenvolvendo empatia cognitiva.
Emocional
Além de tentar se ver na posição do outro, com a empatia emocional você procura vivenciar de fato a dor da outra pessoa, sentir profundamente o que ela sente.
Ambiental
Relaciona-se ao cuidado com a Terra, a sustentabilidade e todas as formas de vida que aqui habitam. Quem desenvolve empatia ambiental geralmente está ligado às Ciências Biológicas e se engaja na preservação do meio ambiente.
Sinônimos de empatia
São sinônimos de empatia:
- identificação;
- compreensão;
- entendimento;
- afinidade;
- sintonia.
Viu o que é ter empatia e como isso é importante para as relações sociais? Esse e outros conteúdos relacionados à Filosofia e à Sociologia podem ser cobrados no Enem, por isso é bom estar preparado. Organize seu cronograma e estude conosco!