O que é errata?

 

Você já viu em algum jornal ou revista uma seção chamada Errata? Além dos veículos de comunicação, livros, manuais e outros materiais impressos também podem incluir erratas.

Acompanhe nosso post para saber como elaborar uma errata de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)!

Garanta seu desconto com a nota do Enem

Errata: significado

A errata é necessária quando o autor percebe o erro depois do material impresso, ou quando não é mais possível fazer correções. Também é comum em trabalhos acadêmicos, quando existem erros de digitação, de informação e até mesmo em editais públicos ou de concursos.

Uma errata é um documento simples, que aponta e corrige um erro, mas necessário apenas quando não há mais tempo de fazer as correções no material original.

Errata: sinônimos

Confira algumas palavras que têm o mesmo significado de errata e seus usos:

  • emenda (é possível fazer uma emenda em um documento ou mesmo em uma lei);
  • retificação (preciso retificar o artigo entregue);
  • ressalva (é necessária uma ressalva no texto).

Modelo de errata

A errata deve indicar o erro e qual sua correção. É importante seguir as regras determinadas pela ABNT, especialmente se a errata for necessária em um trabalho acadêmico.

A norma estabelece que a errata seja inserida logo após a folha de rosto do trabalho. Ela deve ser elaborada em folha A4 avulsa, contendo as seguintes informações:

  • título e subtítulo do trabalho;
  • natureza do trabalho (tipo de trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido);
  • nome do autor;
  • se já tiver sido aprovado pela banca examinadora, deve ser incluída também a data de aprovação e o nome, titulação e assinatura dos componentes da banca, bem como suas instituições;
  • o erro (ou erros) e sua correção.

Como exemplo, a errata pode ser expressa da seguinte forma:

Página: 18

Linha: 12

Onde se lê: afim de

Leia-se: a fim de

Entendeu a importância da errata e como elaborá-la? Lembre-se que ela só deve ser usada quando não houver mais tempo de corrigir o documento antes da entrega.

Aproveite para aprofundar seus conhecimentos de gramática e testar seu aprendizado, evitando o risco de precisar recorrer a uma errata em seus trabalhos acadêmicos!