
O que é errata?
Você já viu em algum jornal ou revista uma seção chamada Errata? Além dos veículos de comunicação, livros, manuais e outros materiais impressos também podem incluir erratas.
Acompanhe nosso post para saber como elaborar uma errata de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)!
Errata: significado
A errata é necessária quando o autor percebe o erro depois do material impresso, ou quando não é mais possível fazer correções. Também é comum em trabalhos acadêmicos, quando existem erros de digitação, de informação e até mesmo em editais públicos ou de concursos.
Uma errata é um documento simples, que aponta e corrige um erro, mas necessário apenas quando não há mais tempo de fazer as correções no material original.
Errata: sinônimos
Confira algumas palavras que têm o mesmo significado de errata e seus usos:
- emenda (é possível fazer uma emenda em um documento ou mesmo em uma lei);
- retificação (preciso retificar o artigo entregue);
- ressalva (é necessária uma ressalva no texto).
Modelo de errata
A errata deve indicar o erro e qual sua correção. É importante seguir as regras determinadas pela ABNT, especialmente se a errata for necessária em um trabalho acadêmico.
A norma estabelece que a errata seja inserida logo após a folha de rosto do trabalho. Ela deve ser elaborada em folha A4 avulsa, contendo as seguintes informações:
- título e subtítulo do trabalho;
- natureza do trabalho (tipo de trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido);
- nome do autor;
- se já tiver sido aprovado pela banca examinadora, deve ser incluída também a data de aprovação e o nome, titulação e assinatura dos componentes da banca, bem como suas instituições;
- o erro (ou erros) e sua correção.
Como exemplo, a errata pode ser expressa da seguinte forma:
Página: 18
Linha: 12
Onde se lê: afim de
Leia-se: a fim de
Entendeu a importância da errata e como elaborá-la? Lembre-se que ela só deve ser usada quando não houver mais tempo de corrigir o documento antes da entrega.
Aproveite para aprofundar seus conhecimentos de gramática e testar seu aprendizado, evitando o risco de precisar recorrer a uma errata em seus trabalhos acadêmicos!