
O que é fascismo?
Assim como o nazismo, o fascismo é um regime totalitário surgido na Europa no período entre guerras. O tema costuma ser cobrado na prova de Ciências Humanas do Enem, pela sua importância histórica. Prossiga a leitura para saber o que é fascismo!
Fascismo: o que é?
Antes de entender o que realmente é o fascismo, pense em uma analogia com o nazismo de Adolf Hitler. Assim como na Alemanha, a Itália viveu um regime totalitário com um governo autocrático e ditatorial.
Nesse sistema de governo, os valores individuais são desconsiderados em favor dos fortes sentimentos de raça e nação superior, como os que provocaram o Holocausto.
O que é fascismo italiano?
Para compreender o que é o fascismo italiano, precisamos voltar no tempo e visitar a Itália em 1918, logo após o término da 1ª Guerra Mundial. O país, assim como toda a Europa, vivia uma forte crise econômica e a população estava desolada.
Surge, então, um líder — Benito Mussolini — capaz de despertar nas pessoas um sentimento de patriotismo exacerbado por meio de um regime totalitário, em que o Estado detém o poder total.
Esse regime durou até 1945, quando Mussolini foi fuzilado por um grupo antifascista.
O que é fascismo no Brasil?
Como uma das características do fascismo é o forte apelo ao militarismo, pode-se dizer que, no Brasil, um movimento integralista e nacionalista influenciado pelas ideias de Hitler e Mussolini chegou a ocorrer, liderado por Plínio Salgado.
Chamado de Ação Integralista Brasileira, o movimento teve mais de 600 mil adeptos no país, mais ou menos no período em que Getúlio Vargas também iniciava seu governo ditatorial.
Diferença entre fascismo e nazismo
Para saber mais o que é nazismo e fascismo e garantir uma alta pontuação no vestibular, atente para a diferença entre esses dois movimentos. Apesar da semelhança em relação ao caráter nacionalista, o nazismo é um movimento ideológico, enquanto o fascismo é um sistema político.
Conseguiu saber o que é o fascismo? Como esse é um tema bastante cobrado nas provas, nossa sugestão é que você continue aprofundando os estudos e assista às videoaulas de História. Para ajudar ainda mais, preparamos um Plano de Estudos para que nenhum conteúdo fique de fora!