O que é fonema?
A Língua Portuguesa é bastante complicada e pode intimidar alguns. Afinal de contas, suas características peculiares não estão presentes apenas na forma como escrevemos, mas, também, na forma como falamos as palavras.
E é aí que entra o fonema. Você sabe o que é e para que serve um fonema? Descubra agora neste minipost especial!
O que é um fonema?
Um fonema é o som produzido pelos falantes de uma determinada língua, representando as unidades sonoras e formando as palavras.
A Fonologia é a ciência responsável pelo estudo de cada um dos sons correspondentes à voz.
Cada um dos fonemas existentes tem como função estabelecer as diferenças de significado entre as palavras. Se observamos as palavras “barro” e “carro”, por exemplo, podemos concluir que elas se diferenciam apenas pelos fonemas “b” e “c”.
O que é fonema e letra?
Não devemos confundir um fonema com uma letra. Na linguagem escrita, os fonemas são representados pelos sinais, chamados de letras. Assim, podemos dizer que a letra é a representação gráfica do fonema.
Algumas vezes, o mesmo fonema pode ser representado por mais de uma letra, como é o caso de /z/, que pode ser expresso pelas letras “z”, “s”, e “x”.
Exemplos de fonema
Separamos, abaixo, duas palavras para exemplificar o fonema:
Na palavra “sapato”, temos:
- letras: s, a, p, a, t, o
- fonemas: /s/, /a/, /p/, /a/, /t/, /o/
Já na palavra “hebreu”, temos:
- letras: h, e, b, r, e, u
- fonemas: /e/, /b/, /r/, /e/, /u/
Observe que, no caso da palavra “hebreu”, a letra “h” não representa nenhum fonema.
O que é fonema e grafema?
Enquanto o fonema é definido como a unidade fônica mínima que é provida de valor, o grafema é o conceito que, relacionado com a Linguística, representa a unificação do sistema de escrita. Pode ser considerado como sinônimo de letra.
Gostou do nosso post? Aprendeu o que é fonema? Então não deixe de conferir nosso plano de estudos para se dar bem nas provas do Enem!