
O que é fotossíntese?
Todos sabemos que é por meio da fotossíntese que as plantas produzem oxigênio, não é? Mas, na prática, como ocorre esse processo e qual a sua importância para a nossa sobrevivência e a vida no planeta como um todo? Continue a leitura deste minipost e descubra!
Fotossíntese: o que é?
Para entender direitinho o que é a fotossíntese, vamos partir da origem da palavra: foto (do grego photos) significa luz, e síntese, reunião de partes separadas. Traduzindo: a fotossíntese é o processo que, ativado pela energia solar, reúne elementos para produzir carboidratos e oxigênio a partir de dióxido de carbono e clorofila.
Fase clara e fase escura
A fotossíntese passa por duas etapas, denominadas fase clara e fase escura. A clara corresponde à fotoquímica, em que ocorre a fotofosforilação, ou seja, a estimulação da clorofila, que libera elétrons e permite a quebra da molécula de água e a liberação do oxigênio.
Na fase escura, também chamada de fase química, o dióxido de carbono é reduzido à glicose e faz operar o metabolismo da célula.
Diferença: fotossíntese e quimiossíntese
Para diferenciar o que é fotossíntese e quimiossíntese, entenda que os dois processos têm o mesmo objetivo, porém a quimiossíntese, além de ser feita por bactérias, não recorre à luz solar.
Esses processos permitem que os seres vivos produzam a própria energia de que precisam para viver, transformando elementos químicos em glicose. Quer saber mais sobre fotossíntese? Acompanhe o Blog do Stoodi e conheça o Plano de Estudos!