O que é sedentarismo?

 

Um dos inimigos da vida saudável e da longevidade é o sedentarismo. Na configuração social em que vivemos, com um ritmo de vida agitado, em meio a tantos compromissos nem sempre sobra tempo para fazer uma atividade física, não é mesmo?

Por isso, você precisa entender o que é o sedentarismo e saber como ficar longe dele! Vamos nessa?

Sedentarismo: o que é?

Quem leva uma vida marcada pelo sedentarismo desenvolve, com o tempo, uma série de problemas — dos quais falaremos mais à frente —, por isso é importante saber o que é sedentarismo e como evitar que ele se instaure na sua rotina.

Sedentário, ao pé da letra, é quem está sempre sentado. Porém, passou a caracterizar a pessoa que não se movimenta como deveria, não se exercita e, por fim, não pratica atividade física.

O que é sedentarismo infantil?

Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, a falta de segurança nas ruas e a consequente mudança de hábitos das crianças, o sedentarismo infantil passou a ser um fator de preocupação.

Elas precisam ser estimuladas a praticar atividades físicas e não ficarem coladas às telinhas o dia todo. Além disso, a mudança na forma de alimentação das famílias de modo geral é outro ponto prejudicial à saúde dos pequenos.

É de suma importância que a alimentação seja ensinada desde cedo às crianças, para que elas tenham contato com todos os tipos de alimentos e desenvolvam o paladar. A pirâmide alimentar é fundamental para os pequenos, que devem aprender a comer de tudo um pouco e não ficam presos a refrigerantes, salgadinhos e biscoitos recheados.

Consequências do sedentarismo

Quem adota hábitos sedentários tem mais chances de desenvolver:

  • obesidade;
  • diabetes;
  • hipertensão;
  • aumento do colesterol;
  • infarto.

Por isso, é fundamental começar a se mexer desde cedo, praticando algum esporte, correndo ou simplesmente caminhando. 30 minutos por dia já é o suficiente!

Além de levar à morte, o sedentarismo atua na sociedade como um todo, com diminuição da vida ativa do trabalhador e perda da população economicamente ativa no país.

Agora que você já sabe o que é sedentarismo e suas consequências, fique atento! Ele diminui a concentração e, consequentemente, seu rendimento nos estudos. Por isso, preze por uma alimentação balanceada e faça atividades físicas com regularidade — principalmente se você está se preparando para o Enem. Outra dica é o Plano de Estudos Stoodi para melhorar seu desempenho e garantir a vaga na universidade!