Porém ou porem: Tem acento?

 

Porem ou porém? Essas duas palavras existem na língua portuguesa, mas o acento ortográfico muda o sentido da frase por completo (se não ficar sem sentido algum)! Então, esclareça essa dúvida de uma vez por todas com nossa explicação se porem tem acento, ou não!

Como se escreve porém?

Neste caso, nada mudou com o Novo Acordo Ortográfico. Então, você precisa saber quando usar porem ou porém! Apesar de parecidas, essas palavras têm grandes diferenças. Veja só!

Porem: palavra paroxítona, na forma flexionada do verbo pôr no infinitivo pessoal em 3ª pessoa do plural (para eles/elas/vocês porem).

Porém: vocábulo oxítono que integra a classe de palavras “Conjunção”. Ou seja, palavras como essa são invariáveis e servem para unir duas orações ou termos de igual função sintática. Também pode ser um substantivo masculino.

A partir daí, analisemos. Se “porém” não é um verbo flexionado, e sim uma conjunção, logo, tem acento. Além disso, se ficar alguma dúvida, lembre-se de que todas as palavras (independentemente da classe) que forem oxítonas e terminarem com “em” levam acento agudo ou circunflexo. Veja outros exemplos:

  • também;
  • amém;
  • mantém;
  • além;
  • vaivém;
  • intervém.

Significado de porém

Porém é uma conjunção adversativa, ou seja, que indica contraste, condição ou oposição a alguma ideia dentro de uma oração. Essa palavra tem o valor de “mas”, “contudo”, “todavia”, “no entanto”.

Como substantivo, indica um aspecto ruim ou um obstáculo em relação a uma pessoa ou alguma coisa.

Para ficar mais fácil de compreender, daremos alguns exemplos em diferentes contextos a seguir.

Exemplos do uso de porém

Vocês podem comer chocolate, porém devem almoçar antes. (condição)

Houve muita turbulência no voo, porém pousamos a salvo. (contraste sobre um fato)

Sempre há um porém para que o chefe pague o salário em dia (substantivo indicando obstáculo ou impedimento).

Viu como um simples acento pode colocar você em uma fria? E como o Enem e os vestibulares estão chegando, é hora focar-se nos estudos. Acesse a plataforma Stoodi e veja agora mesmo como funciona o Intensivo 2018!