Posso ou poço: qual o certo?
Palavras que têm a mesma sonoridade e são grafadas de maneira diferente causam uma verdadeira confusão na cabeça dos falantes da língua portuguesa. Esse é o caso das palavras “posso” e “poço”.
Quer saber quando utilizar cada uma dessas palavras? Então continue neste post!
Qual a diferença de poço e posso?
Tanto a grafia com “SS”, em “posso”, quanto a grafia com “Ç”, em “poço” estão corretas e existem no vocabulário da língua portuguesa. Enquanto uma é a conjugação verbal do verbo “poder”, a outra é um substantivo masculino.
Significado de posso
“Posso” nada mais é do que a flexão verbal do verbo “poder”, na primeira pessoa do singular do presente do significativo.
- (Eu) posso
- (Tu) podes
- (Ele) pode
- (Nós) podemos
- (Vós) podeis
- (Eles) podem
O verbo “poder” diz respeito ao ato de ter capacidade, direito ou autoridade. É considerado um verbo muito irregular, já que apresenta várias alterações no radical quando é submetido à conjugação verbal.
Significado de poço
Já “poço” é um substantivo masculino, que dá nome a uma cavidade cilíndrica e muito profunda, utilizada para extrair água, petróleo e outras substâncias do subsolo. Também pode ser a porção mais funda de um rio, lago ou abismo. Ainda pode se referir à indicação de uma pessoa com muita cultura ou outras características.
Exemplos do uso de posso
Abaixo, alguns exemplos da aplicação da palavra “posso”:
- Bom dia, posso entrar na sala agora?
- Mal posso esperar a chegada do feriado para viajar!
- Sem problemas, é claro que posso fazer esse favor para você.
Exemplos do uso de poço
Agora listamos exemplos do uso de “poço”. Confira!
- O poço de petróleo rendeu muito dinheiro ao meu avô.
- Cuidado para não cair no poço, ele é muito profundo!
Gostou do nosso post? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera no português!