O Prouni (Programa Universidade para Todos) foi desenvolvido no ano de 2004 pelo MEC, durante o mandato do ex-presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva. A iniciativa do ministério, no ano de 2005, disponibilizou 112.416 bolsas, sendo que, em 2019, o Prouni bateu seu recorde, disponibilizando 243.888 vagas.
O Prouni foi criado para conceder bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições de ensino superior privadas. As inscrições estão disponíveis todo início de semestre, utilizando a nota do Enem.
Os estudantes que conseguirem a bolsa parcial, deverão arcar com metade do valor da faculdade escolhida. Em contrapartida, para os alunos que tiverem bolsa integral, o valor na faculdade será pago totalmente pelo programa.
O Prouni é válido durante todo o curso, no entanto, os alunos deverão seguir todos os requisitos estabelecidos durante o período em que estiverem estudando.
Durante o ano, acontecem duas edições do programa: uma no primeiro e outra no segundo semestre. São oferecidas bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%).
A seleção para o Prouni é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É preciso obter no mínimo a nota de 450 pontos na na edição do Enem anterior, não ter zerado a redação e será necessário comprovação de renda de até 3 salário mínimos no caso do pedido de 50% de bolsa ou comprovar renda de até 1 salário mínimo e meio para as bolsas de 100%.
As inscrições são feitas pelo site do Prouni. Depois, são divulgados os resultados da primeira chamada. O estudante que for selecionado, deve comparecer à instituição de escolha para realizar a matrícula.
Você pode ver quais são as universidades que aceitam o Prouni aqui.
Se ainda houver vagas, é realizada uma segunda chamada, e depois uma lista de espera. Por último, são abertas as inscrições para as bolsas remanescentes.
As datas do Prouni 2023/2 já foram divulgadas e você pode acessar a página oficial do Inep e ter acesso às principais informações do programa.
Confira o aqui as datas divulgadas para o segundo semestre do Prouni 2023:
Para os candidatos que não foram chamados nas duas primeiras chamadas regulares, existe a possibilidade de manifestar interesse na lista de espera, que logo será divulgada.
O Sisprouni é a instituição responsável por fazer a atualização do cadastro de quem já garantiu a bolsa do Prouni. Assim que aceito pelo programa, o candidato passa a ter um cadastro no Sistema informatizado do Prouni, ou Sisprouni.
É por meio deste termo que o MEC consegue ter permissão para olhar todas as informações dos bolsistas em tempo real, como as notas do aluno, sua frequência em sala de aula e outros itens.
Para que o aluno não perca sua bolsa, ele deve ter aprovação de ao menos 75% das matérias durante o período. Por isso, fique atento ao regulamento, essas regras são importantes e devem ser seguidas para se manter no programa.
Existem diversas universidades do país que aceitam o Programa de Universidade para Todos (Prouni), e para saber sobre todas elas, basta acessar o site oficial do programa.
Confira as principais universidades do Prouni procuradas pelos brasileiros:
Para participar do Prouni, é obrigatório ser estudante brasileiro e não possuir diploma de curso superior. Além disso, é preciso estar em no mínimo uma das situações abaixo:
Mesmo que você comprove um dos itens acima, como portador de deficiência, você ainda deve comprovar a sua renda familiar bruta per capita.
Basta você somar a renda bruta total dos integrantes da família que moram na mesma casa. Depois, é só dividir este valor pelo número de pessoas que moram na casa, tendo assim o valor da renda familiar bruta per capita.
Há dois processos seletivos do Prouni por ano: um no primeiro e outro no segundo semestre. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita e exclusiva pela página do Prouni.
Para se inscrever, tenha em mãos o seu número do CPF e o da inscrição do Enem do ano anterior. Siga o passo a passo para confirmar a sua inscrição:
1. Acesse a página do Prouni e clique em “Fazer a inscrição”.
2. Insira o seu número de CPF, os números da inscrição e da senha cadastrados no Enem do ano anterior.
3. O sistema vai identificar automaticamente seus resultados no Enem e se você possui a nota necessária para participar do Prouni. Confira os dados e corrija se algo estiver errado.
4. Em seguida, você deverá preencher um questionário socioeconômico sobre a sua situação social e a da sua família.
5. O próximo passo é escolher duas opções de curso, de acordo com a sua prioridade. Eles podem ser em instituições diferentes. Além disso, você deverá escolher se pretende concorrer pela política de cotas ou pela ampla concorrência.
6. Aí é só finalizar o cadastro e pronto.
Para as inscrições no Prouni 2023 do primeiro semestre as notas das edições de 2021 e 2022 serão aceitas. Acompanhe o Blog do Stoodi para ficar por dentro das novidades do Prouni 2023 do segundo semestre.
Lembre-se: você poderá alterar as suas opções de curso até o último dia de inscrição. Fique de olho nas notas de corte para ter mais chances de conseguir uma bolsa.
Caso você não tenha acesso à internet para realizar a inscrição, o programa assegura o acesso gratuito em todas as instituições participantes.
O Prouni destina um percentual das bolsas para as pessoas com deficiência e para as autodeclaradas indígenas, pretas ou pardas (nomenclatura atribuída pelo MEC). Esse número é definido de acordo com o percentual de cidadãos nestas classificações no Estado da instituição de ensino em questão.
Atenção! O candidato cotista também precisa se enquadrar nos demais critérios de seleção do Prouni citados acima. Para entender mais sobre o sistema de cotas, veja aqui se você pode obtê-la.
A nota de corte do Prouni é a menor nota do último candidato que se aplicou para aquele determinado curso. É por meio dessa nota que o estudante consegue ter uma percepção sobre se possui possibilidade de entrar para aquela vaga ou não.
Ou seja, a nota de corte é uma nota mínima que estipula a chance de entrar naquele curso e naquela universidade.
Para isso, você deve ter em mãos a sua nota do Enem e, caso ela seja maior do que a nota de corte, suas chances de garantir sua vaga são mais altas.
Mas atenção! A nota de corte é calculada automaticamente pelo sistema e, por isso, sofre alterações bruscas de um dia para o outro. Por isso, é importante estar atento e se atualizar na página todos os dias.
E não se esqueça: para poder participar do Prouni, é necessário ter tirado pelo menos 450 pontos de média, e não ter zerado a redação. Em cursos como Medicina, a competição é mais acirrada e a nota de corte pode chegar até perto dos 800 pontos.
Você se inscreveu e agora aguarda ansiosamente pelo resultado do Prouni. O resultado da 1ª chamada do Prouni 2023/1 será no dia 7 de março. Já da 2ª chamada, ocorrerá no dia 21 de março. Acompanhe o Blog do Stoodi para ficar por dentro do cronograma e atualizações sobre o Prouni 2023 no segundo semestre.
Logo depois do fim do período de inscrições, o Prouni inicia o processo de resultados. Os candidatos são classificados de acordo com a pontuação da prova do Enem, ou seja, a nota mais alta recebe o primeiro lugar na lista de convocação.
O candidato irá concorrer apenas com as pessoas que selecionarem a mesma modalidade que ele selecionou, o mesmo curso e mesma faculdade.
ATENÇÃO: Aqueles que foram selecionados para a primeira opção de curso, não poderão concorrer a segunda opção.
A segunda chamada também é uma lista de convocação, porém, com uma quantidade menor de alunos do que na primeira.
Caso o candidato seja selecionado, ele deve realizar a matrícula na faculdade em que foi selecionado dentro do período indicado pelo cronograma no edital. Se ainda sobrarem vagas no Prouni, é aberta uma lista de espera.
Esta é a última oportunidade que o aluno terá para se candidatar no Prouni. Para participar da Lista de espera o aluno deve demonstrar interesse na vaga, selecionando esta opção após as datas de inscrição.
O candidato não pode ter sido selecionado nas chamadas anteriores ou ter sido rejeitado por falta de turma.
Para ficar de olho nos resultados, você precisa acessar o site do Prouni, ligar para o telefone 0800-616161 ou ainda falar diretamente com a universidade em que você se inscreveu.
Pode acontecer de as notas de alguns candidatos serem exatamente iguais. Para esses casos, o Prouni possui cinco critérios de desempate baseados na nota do Enem. A ordem é:
Quando forem divulgados os resultados do Prouni, o candidato aprovado deve ir até a faculdade desejada e levar todos os documentos necessários para realizar a matrícula. Lembre-se de que cada universidade possui um coordenador que será direcionado especificamente para falar sobre o Prouni e seu funcionamento dentro da faculdade, acompanhando, assim, cada etapa do aluno.
Se você for selecionado para uma bolsa do Prouni, será necessário comparecer à instituição desejada para comprovar as informações do questionário socioeconômico. Veja a lista de documentos necessários clicando aqui.
Atenção! A instituição poderá solicitar a apresentação de outros documentos para ter certeza da veracidade das informações. Por isso, não deixe para ir até a instituição no último minuto.
Lembre-se: depois de entregar a documentação, solicite o Protocolo de Recebimento de Documentação do Prouni. Mesmo se for um curso EAD (à distância).
De maneira geral, são oferecidos 2 tipos de bolsas pelo Prouni:
Aos professores do ensino público, de pedagogia e licenciatura, também são oferecidas bolsas de 50% e 100%.
As bolsas remanescentes do Prouni são aquelas que não foram ocupadas ao longo do processo regular do programa (primeira chamada, segunda chamada e lista de espera).
Diferente da seleção regular, nessa não há segunda chamada nem divulgação das notas de corte diárias. Depois de inscrito, o candidato não está automaticamente aprovado e precisa comparecer à instituição escolhida em no máximo dois dias úteis para comprovar as informações prestadas na inscrição online.
Para se inscrever, é necessário acessar o site do Prouni.
A Bolsa Permanência do Prouni é destinada ao custeio das despesas do bolsista integral do Prouni (transporte e material didático, por exemplo). Ela tem o valor máximo equivalente ao das bolsas federais de iniciação científica. Os valores estão disponíveis no edital disponibilizado pelo Ministério da Educação.
Para ter direito à bolsa permanência, é preciso estar utilizando a bolsa integral do Prouni. Além disso, é necessário estar matriculado em curso presencial com no mínimo 6 semestres de duração, e com carga horária igual ou superior a 6 horas diárias de aula. As informações devem ser compatíveis com as cadastradas pelas instituições de ensino junto ao MEC.
Essa carga horária média é calculada usando a carga horária mínima para concluir o curso, em horas, o tempo para completar o curso, em anos, e o número de dias letivos, em dias.
Primeiro, deve-se realizar a multiplicação do prazo mínimo, em anos, para a realização do curso, com o número de dias do ano letivo. Em seguida, pegue a carga horária mínima total do curso, em horas, e divida com o resultado da multiplicação acima.
Se o resultado da divisão foi maior ou igual a 6, você tem direito a uma bolsa permanência!
A seleção dos bolsistas que podem receber o benefício é feita mensalmente, no primeiro dia de cada mês, observando o cálculo citado e a disponibilidade de orçamento do Ministério da Educação.
Para concorrer à bolsa, o estudante precisa ter uma conta corrente individual no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Atenção: não são aceitas contas poupança, eletrônicas, contas com mais de um titular ou contas abertas com CPF diferente do bolsista.
O estudante precisa então ir até a coordenação do Prouni na instituição em que estiver matriculado, levando:
Assim, a coordenação efetivará o seu cadastro no Sistema do Prouni e o estudante assinará o Termo de Concessão de Bolsa Permanência.
A bolsa permanência poderá ser encerrada a qualquer momento, tanto pelo MEC quanto pela instituição de ensino. Isso pode acontecer se:
Confira o Cronograma na íntegra do primeiro semestre de 2022, de acordo com o Inep:
Sim, o Prouni também tem aplicativo! E ele está disponível para Android e IOS. Através dele você consegue:
O Stoodi é o maior cursinho online preparatório do país. Somos o cursinho com o maior índice de satisfação dos alunos, e boa parte dos alunos que fazem um vestibular no Brasil, incluindo treineiros, são nossos alunos que tentarão uma vaga de primeira na Fuvest, no ENEM, na Unicamp, etc.
Possuímos os professores mais qualificados do mercado, com uma ementa estruturada e capaz de fazer você passar na prova do vestibular logo na primeira tentativa. Faça seu cursinho pré-vestibular no Stoodi e tire uma nota maior do que a necessária para fazer o curso dos seus sonhos.
Além das aulas virtuais, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.
Fizemos um estudo com mais de 12 mil estudantes e comprovamos que quem utilizou o Stoodi regularmente teve um desempenho no Enem 35% melhor em relação aos outros concorrentes.
Ou seja, quanto mais você fazer exercícios, assistir as aulas e seguir nosso cronograma de estudos, maior é a chance de você passar no curso e universidade dos seus sonhos!
Muito além de ser um ótimo produto para um valor baixo de mercado, você ainda pode usufruir de nossos cursos preparatórios por 14 dias sem pagar nada. São duas semanas de curso gratuito para você testar a plataforma e aumentar seu arsenal de conhecimento.
E então, está esperando o que? Fale com um de nossos especialistas ou faça o seu cadastro, e comece a estudar para a prova do Enem e do vestibular o quanto antes, assim, estará mais preparado no grande dia.
Até a próxima!