Redação pronta: barragem de Brumadinho

Tudo o que você precisa saber sobre o tema!

INTRODUÇÃO

Com o Enem cada vez mais perto, a preocupação sobre quais os possíveis temas da redação Enem 2019 aumenta mais e mais! E uma das principais apostas do Stoodi é a tragédia de Brumadinho.

Por isso, separamos neste texto uma redação pronta e completa, que vai te preparar para o dia da prova e assim, não ser surpreendido e nem ficar em dúvida sobre o que falar.

Então, leia até o final e veja como a tragédia de brumadinho pode cair no Enem! Está preparado? Então vamos lá!

Redação pronta sobre Brumadinho

Antes de começar a ler a redação, que tal conferir a coletânea como se estivesse mesmo no dia da prova? Veja aqui a coletânea do Stoodi e como o Enem pode cobrar o tema.

E lembre-se: o Enem não exige título obrigatoriamente. Então lá vai a redação:

Após somente 2 anos desde o rompimento da barragem de Mariana, em 25 de janeiro de 2019 o município de Brumadinho sofreu um incidente semelhante. Os rejeitos tóxicos advindos da mineração de ferro na rota da Mina Córrego do Feijão inundaram a área administrativa da empresa Vale e uma comunidade próxima, denominada Vila Ferteco. Como resultado, houve grande perda social e ambiental, com centenas de mortes e a contaminação do Rio Paraopeba, fonte de alimentos, água potável e atividades econômicas, como a pesca. Diante dessa situação, a negligência do Estado se mostra uma questão relevante a ser discutida, ligada intimamente à busca incessante de grandes empresas por lucro, desconsiderando a carga social e ambiental de suas ações.

Primeiramente, é importante mencionar que, segundo o inciso I do § 1° do artigo 225 da Constituição Federal, é dever do Poder Público a proteção de espécies e ecossistemas, a qual não foi verificada no caso de Brumadinho. Isso demonstra desinteresse do Estado com relação a seus deveres, uma vez que um relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) já apontava alto potencial de danos provindo da Barragem 1 antes de o acidente se concretizar. Assim, a catástrofe se mostra como resultante da baixa atividade governamental a respeito da fiscalização das normas de segurança empregadas a situações como essa, com forte envolvimento ambiental e risco social, já que, além da perda de importante parte da fauna e flora, diversos cidadãos, que deveriam estar resguardados pela Constituição Federal, perderam suas vidas.

Além disso, de acordo com um documento revelado pela agência de notícias britânica Reuters, a barragem tinha duas vezes mais chances de rompimento que o tolerado pela política de segurança da própria Vale. Por isso, fica clara a decisão da empresa de ignorar riscos relacionados ao rompimento da barragem, em detrimento da atividade de mineração exercida, motriz de seu lucro. Esse ponto, unido à falta de fiscalização estatal mencionada, corrobora a desvalorização da preservação ambiental e dos impactos sociais, pois, ainda que a empresa seja multada, os danos infligidos são permanentes e irreversíveis, com inutilização de água potável, desequilíbrio ecossistêmico, contaminação química dos habitantes das redondezas e perda das atividades econômicas prevalentes na região. Os prejuízos se estendem, portanto, a diversas esferas: ambiental, social e econômica.

Dessa forma, para buscar minimizar os impactos do incidente de Brumadinho e criar perspectivas de futuro mais otimistas, é necessário que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), como braço central do Ministério do Meio Ambiente na luta pela preservação ambiental, aplique duras multas à Vale, por meio da lei de proteção ao meio ambiente, exigindo também indenização às famílias afetadas pela catástrofe. Com a verba adquirida, o Governo Federal deve investir em projetos de pesquisa que visem ao descobrimento e aplicação em escala de novas técnicas de despoluição ambiental, com o intuito de conter os efeitos destrutivos do vazamento de rejeitos de minério de ferro na natureza.

Como Brumadinho pode cair no Enem?

E aí, gostou do texto? Então não deixe de mandar a sua redação com o mesmo tema para a nossa correção de redação do Stoodi! Mandamos sua redação corrigida em 10 dias úteis e assim, você pode certificar que vai mandar muito bem na prova!