
Anhembi Morumbi: O guia completo!
Tudo sobre a Anhembi Morumbi
Uma das maiores universidades particulares do Brasil é a Anhembi Morumbi. Quem está pensando em fazer graduação em São Paulo e aproveitar a cidade grande, com certeza já pesquisou sobre a universidade e seus métodos diferenciados de processos seletivos.
Isso porque ela é conhecida por trazer inovação para os candidatos, possibilitando diversos acessos ao ensino superior, como o vestibular tradicional, o top 50 e o Enem.
Se você está terminando o ensino médio ou fazendo cursinho pré-vestibular, desenvolvemos este guia completo sobre a Universidade Anhembi Morumbi (UAM) para você. Confira os principais conteúdos que abordaremos e boa leitura!
- como funciona o vestibular Anhembi Morumbi;
- cursos, notas de corte e prova;
- o que estudar;
- vestibular específico de Medicina;
- calendário 2019.
Como funciona o vestibular da Anhembi Morumbi?
Como comentamos, o vestibular da faculdade Anhembi Morumbi traz bastante versatilidade para os candidatos, sendo possível optar pela prova tradicional, o top 50 e a entrada pela nota do Enem além de ter um exame específico para o curso de Medicina.
Cada um dos processos tem suas características particulares e, por isso, separamos abaixo todas as informações necessárias para você realizar uma boa prova e garantir o início de uma carreira de sucesso. Confira!
O que levar e o que não levar no dia da prova?
Em qualquer concurso, precisamos estar muito atentos para o que permitido levar no dia da prova. Afinal, o uso de objetos não autorizados pode desclassificar o candidato, assim como a falta de algum item obrigatório pode impedir a realização da prova.
Mas, fique tranquilo! Abaixo, separamos tudo o que você precisa levar no dia do vestibular:
- documento original de identidade;
- comprovante de inscrição e do seu pagamento;
- lápis preto;
- caneta esferográfica azul ou preta.
Fique atento, ainda, para os objetos não permitidos:
- calculadoras ou similares;
- aparelhos de comunicação e dispositivos eletrônicos, como telefone celular, pager, tablet, máquinas fotográficas e filmadoras;
- equipamentos sonoros;
- gorros, bonés e chapéus;
- óculos escuros;
- materiais impressos ou anotações próprias;
- fones de ouvido e protetores auriculares;
- corretivos e canetas não esferográficas.
- No dia da prova, lembre-se de levar água e alimentos leves para manter o corpo hidratado e resistente, garantindo resultados ainda melhores.
Resultado do vestibular da Anhembi Morumbi: onde encontrar?
A página da faculdade Anhembi Morumbi facilita — e muito! — o acesso à informação. Para encontrar os resultados das provas, basta acessar o portal da universidade e informar seu o número de inscrição. Em seguida, você será redirecionado para o endereço com os resultados.
Para quem realizou a prova de Medicina, o site solicita o número do RG e a data de nascimento para divulgar o resultado.
Como fazer sua inscrição na Anhembi Morumbi?
Uma das partes mais importantes para os estudantes em fase pré-vestibular é o período de inscrição. Isso porque é bastante comum confundir as datas de cada processo seletivo e perder algum prazo importante.
É possível fazer a inscrição do vestibular Anhembi Morumbi de forma online, no site da faculdade, presencial — em qualquer campus universitário — e, ainda, via teleinscrição.
Tendo definido o melhor método, é necessário preencher a ficha de inscrição e indicar a primeira e segunda opção de curso, escolhendo os turnos, tipo de formação — licenciatura, bacharelado, tecnológico e formação específica — e locais de interesse, visto que a universidade conta com diversos campos pelo estado de São Paulo.
Para confirmar o processo, é necessário pagar a taxa de inscrição — entre R$ 20 e R$ 30 —, tanto para o vestibular tradicional quanto para a prova agendada. No entanto, se você obteve uma boa pontuação no Enem e optar por esse método de seleção, não precisa realizar o pagamento.
Se o seu curso de preferência é Medicina, atenção: a realização da prova e, consequentemente, da inscrição, é diferenciada. O concurso, então, acontece em uma única fase, com 352 vagas de período integral disponíveis por semestre para os campi de Piracicaba, São José dos Campos e São Paulo.
As inscrições, diferentemente do vestibular tradicional, são realizadas exclusivamente pela internet, acessando o Portal da Fundação Vunesp, sendo necessário o pagamento da taxa sem a possibilidade de isenção.
Anhembi Morumbi: SISU
Como comentamos, a Anhembi Morumbi apresenta a possibilidade de entrada utilizando a nota do ENEM para qualquer curso, menos Medicina, que tem o seu próprio vestibular.
A universidade aceita, ainda, edições anteriores da prova, desde que sejam a partir de 2009 e que apresentem uma pontuação igual ou acima de 300 em conjunto com a redação acima de zero.
Por fim, para realizar a sua inscrição é preciso acessar o site da universidade e agendar a data da matrícula na sua unidade de preferência. Em seguida, é só reunir alguns documentos para efetuar a matrícula no curso de preferência. Confira:
- boletim de desempenho no exame nacional, podendo ser o original ou cópia autenticada;
- histórico escolar;
- certificado de conclusão do Ensino Médio;
- CPF próprio ou do responsável;
- documento de identificação com foto, de preferência o RG;
- comprovante de residência.
Nota de corte Anhembi Morumbi
Se você está se preparando para o vestibular, com certeza já ouviu e pesquisou sobre a temida nota de corte. Afinal, é por meio dela que você saberá o qual a pontuação necessária em cada vestibular para entrar no ensino superior.
O cálculo é bastante simples, já que é baseado na quantidade de vagas disponíveis para determinado curso e o número de candidatos por vaga. Abaixo, você pode conferir as maiores e menores notas de corte da Anhembi Morumbi.
Maiores notas de corte
Listamos os 10 cursos mais concorridos da UAM e a pontuação necessária para entrar em cada um com base no Fies.
- design de games, período noturno no campus Paulista II: 775;
- medicina, período integral no campus Anhembi Morumbi Mooca: 740;
- design gráfico, período noturno no campus Morumbi: 731;
- produção fonográfica, período noturno no campus Mooca: 702;
- design de moda, período noturno no campus Morumbi: 700;
- ciências econômicas, período noturno no campus Anhembi Morumbi Vila Olímpia — sede: 692;
- arquitetura e urbanismo, período noturno no campus Morumbi: 686;
- rádio e TV, período matutino no campus Mooca: 686;
- biomedicina, período matutino no campus Mooca: 676;
- gastronomia, período matutino no campus Mooca: 674.
Menores notas de corte
Tal como as maiores notas de corte, separamos os 10 cursos menos concorridos da UAM, dos mais baixos para os mais altos:
- turismo, período matutino no campus Mooca: 464;
- ciência da computação, período noturno no campus Vila Olímpia — sede: 469;
- tecnologia da informação, período noturno no campus Mooca: 469;
- jornalismo, período vespertino no campus Mooca: 475;
- podologia, período integral no campus Mooca: 508;
- recursos humanos, período noturno no campus Paulista: 509;
- educação física, período vespertino no campus Mooca: 515;
- cosmetologia e estética, período noturno no campus Mooca: 515;
- publicidade e propaganda, período noturno no campus Mooca: 517;
- fisioterapia, período noturno no campus Mooca: 520.
Provas Anhembi Morumbi
Mas, afinal, como funcionam as provas Anhembi Morumbi? Todas elas envolvem conceitos estudados durante o Ensino Médio e as subáreas do conhecimento de cada matéria. Dessa forma, elas apresentam questões de múltipla escolha que totalizam 80 pontos.
O exame tradicional é realizado em datas determinadas pela universidade, sendo que acontecem normalmente aos domingos pela manhã e à tarde, no campus da instituição de escolha.
Na prova, é necessário responder dez questões sobre língua portuguesa, cinco de língua inglesa, cinco de geografia, dez de história, cinco de matemática, bem como cinco de física, química e biologia.
Por fim, o vestibular também cobra a redação em língua portuguesa, valendo 30 pontos no total.
Vale lembrar a importância de chegar sempre com antecedência, de preferência uma hora antes do horário marcado. Assim, você garante segurança e estabilidade para a realização do vestibular.
No dia seguinte a própria universidade disponibiliza o gabarito preliminar para você verificar seus acertos e erros, caso tenha levado o caderno de prova para casa.
Se você optar pelo método agendado, isto é, agendar um dia específico para a realização do vestibular, o número de questões e os conteúdos são os mesmos, alterando apenas as perguntas da prova tradicional.
Prova de medicina
O curso de medicina é, com certeza, um dos mais concorridos em todo o Brasil. A cada ano o número de interessados aumenta e, por consequência, a concorrência também. Para não prejudicar o andamento do vestibular tradicional, a UAM desenvolveu uma prova exclusiva para os interessados na biologia humana.
Nesse caso, o processo seletivo ocorre em uma única fase, com duas provas contendo questões dissertativas e objetivas, em conjunto com a redação em língua portuguesa.
Abaixo, explicamos o que cada exame contém:
- primeira prova: de caráter eliminatório, essa prova apresenta oito questões dissertativas de química e biologia, quatro para cada disciplina, em que cada pergunta vale quatro pontos;
- segunda prova: também de caráter eliminatório, ela apresenta 40 questões objetivas, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de matemática, cinco de geografia, assim como cinco de história, língua inglesa e física. Todas as questões apresentam cinco alternativas e totalizam 40 pontos;
- redação: da mesma forma que as anteriores, é de caráter eliminatório e apresenta a pontuação máxima de 28.
Para quem for realizar a prova, é preciso ficar atento ao gabarito. Enquanto que na tradicional é o site da Anhembi Morumbi que disponibiliza as informações, o gabarito do vestibular de Medicina é liberado pelo site da Funesp.
Como entrar na Anhembi Morumbi: o que estudar para o vestibular?
Em qualquer processo seletivo, manter-se focado nos estudos faz toda a diferença no final. Isso porque é por meio da concentração e da fixação do conhecimento que você conseguirá passar nos vestibulares com facilidade.
Pensando nisso, nós listamos os assuntos mais importantes da Anhembi Morumbi para você aprofundar durante os seus estudos e garantir uma excelente nota. Vamos lá?
Disciplinas Anhembi Morumbi
Inicialmente, vamos explicar sobre cada disciplina do ensino médio e as matérias exigidas pelo vestibular Anhembi Morumbi. Em seguida, abordaremos como deve ser feita a redação. Confira!
Matemática
A matemática é, para muitos, uma das disciplinas mais complicadas. Entre funções logarítmicas e análises combinatórias, é muito comum se perder entre os números e desviar o foco durante a prova.
Se esse for o seu caso, fique tranquilo! Existem técnicas de estudo que trazem bastante facilidade para memorizar fórmulas, compreender conceitos e mandar bem nos exames.
A UAM cobra, entre outras matérias, conjuntos numéricos, polinômios, equações algébricas, análise combinatória, probabilidade, matrizes, determinantes e sistemas lineares, além de geometria analítica, funções, trigonometria, geometria plana e espacial.
Física
Depois de estudar tantos conteúdos de matemática, está na hora de focar na física para conquistar a tão desejada vaga na faculdade. Para isso, atente-se aos temas:
- fundamentos da física;
- mecânica;
- física térmica;
- óptica e ondas;
- eletricidade.
Estudando cada um deles e seus subtemas, você com certeza fará uma boa pontuação!
Química
Para química, os conteúdos se tornam mais extensos e complexos, trazendo diferenças entre a prova tradicional e de Medicina. A seguir, você pode dar uma olhada nos conteúdos mais cobrados para a prova comum:
- transformações químicas;
- uso de materiais;
- água na natureza;
- transformações químicas e energia;
- estudo dos compostos de carbono.
Já para Medicina, além dos conteúdos acima é importante estudar sobre gases, substâncias metálicas, iônicas e moleculares, bem como ácido, bases, sais e óxidos.
Biologia
As questões de biologia são bem variadas: desde biologia celular até qualidade de vida das populações humanas. Para estudar com qualidade, lembre-se de fazer boas revisões ao final de cada conteúdo, ok?
A seguir, confira os temas mais cobrados, tanto para prova comum quanto para de Medicina:
- biologia celular;
- diversidade dos seres vivos;
- hereditariedade e evolução;
- seres vivos, ambientes e suas interações;
- transformações de substâncias químicas e energia;
- qualidade de vida das populações humanas (somente para medicina);
- identidade dos seres vivos (somente para medicina);
- a biologia dos animais (somente para medicina);
- transmissão da vida e manipulação gênica (somente para medicina);
- genes ligados e permutação (somente para medicina);
- origem e evolução da vida (somente para medicina).
Geografia
O conteúdo de geografia, do mesmo modo que o de biologia, é extenso e variado. É preciso ter bastante conhecimento sobre a regionalização do espaço mundial, os sistemas socioeconômicos, a divisão territorial do trabalho, tanto quanto conhecer os grandes domínios geoecológicos e os conceitos de cartografia.
Quem vai prestar o vestibular de Medicina, precisa ficar atento, ainda, às grandes paisagens naturais da Terra, relacionando conceitos como gênese, evolução, transformação e interpretação dos fenômenos geográficos.
História
Já as questões de história, para quem pretende fazer a prova Anhembi Morumbi tradicional, são mais tranquilas, apresentando temas como civilizações antigas, Europa medieval, ocidente moderno, mundo contemporâneo, história do Brasil e seus subtemas.
No entanto, se você quer entrar para Medicina, precisa preparar o lápis, a caneta e os livros para se aprofundar mais nesses conteúdos e estudar com calma e dedicação. Isso porque os temas são extensos e exigem conhecimento. Confira:
- história geral;
- antiguidade oriental;
- antiguidade clássica;
- período medieval;
- mundo moderno e contemporâneo;
- história da América;
- conquista espanhola e estratégias de dominação;
- colonização inglesa, francesa e holandesa na América;
- emancipação política, formação e consolidação dos estados nacionais na América;
- Estados Unidos e América Latina: imperialismo e resistência;
- regimes militares e redemocratizações na América Latina;
- povos indígenas na América portuguesa;
- colonização portuguesa no Brasil;
- Brasil imperial;
- Brasil república.
Língua inglesa
É comum encontrar estudantes que se questionam sobre a necessidade de avaliar o nível de inglês para entrar no curso superior. Afinal, será mesmo utilizado no futuro acadêmico?
A maioria dos cursos investe em artigos e livros em outro idioma como base disciplinar, garantindo versatilidade e diversidade de temas na graduação. Por isso, as universidades cobram o inglês nos seus vestibulares.
Dessa forma, as questões do vestibular Anhembi Morumbi têm como objetivo avaliar a capacidade de compreensão de textos em outro idioma, considerando o conteúdo aprendido no ensino médio. Em outras palavras, a prova analisa a habilidade do candidato de localizar, identificar, parafrasear, deduzir e sintetizar ideias de um texto estrangeiro.
Tudo isso é cobrado por meio de questões interpretativas e gramaticais, muitas vezes retiradas de publicações, artigos científicos, livros e textos jornalísticos conhecidos, sendo necessário o estudo aprofundado da gramática inglesa.
Língua portuguesa
Finalmente, a prova de português também exige cuidado e atenção. Afinal, ela apresenta um peso considerável na média final. Entre outros conteúdos, os mais cobrados são:
- língua falada e escrita;
- morfossintaxe;
- processos sintático-semânticos;
- textualidade;
- produção de interpretação de texto;
- literatura brasileira e portuguesa (apenas para medicina).
Prova de redação Anhembi Morumbi
A redação é realizada junto com o vestibular tradicional — que acontece em um único dia — e no segundo dia de prova do exame de Medicina. Em ambos os casos, exige-se a produção de um texto dissertativo-argumentativo, isto é, com a escrita na terceira pessoa e utilizando argumentos para sustentar suas ideias, sempre com uma linguagem clara e adequada.
O importante é manter a coesão e coerência entre os parágrafos, assim como prestar atenção na gramática, pontuação e estética, fazendo uma boa revisão antes de passar a limpo.
Anhembi Morumbi: livros do vestibular
Diferentemente de outros vestibulares, a Anhembi Morumbi não cobra livros específicos para sua prova. No entanto, as questões de língua portuguesa exigem interpretação de texto e, por isso, podem apresentar obras brasileiras famosas.
Assim, mantenha sua leitura em dia e não deixe de conferir as obras mais cobradas no ENEM e outros processos seletivos. Dessa forma, você amplia a sua capacidade de interpretação e treina a sua leitura para o grande dia!
Isenção Anhembi Morumbi: Como solicitar isenção da taxa de inscrição?
Você se lembra de que mencionamos sobre as taxas de inscrição? Em outros vestibulares, ela é isenta em casos como baixa renda familiar e candidatos doadores de sangue.
Todavia, a Anhembi Morumbi optou por não apresentar essa opção, visto que o valor da taxa é considerado baixo em comparação com os outros vestibulares. Dessa forma, é preciso pagar quantidade determinada pelo edital para poder fazer a inscrição.
Se você optar por realizar o processo seletivo tradicional, deverá pagar cerca de R$ 30. Já os participantes do vestibular Top 50 — que concorrem a bolsa de estudo — deverão pagar R$ 50 para participar.
Anhembi Morumbi: cursos
Agora que você já sabe tudo sobre a prova, os conteúdos mais cobrados e como fazer a sua inscrição, está na hora de escolher o seu curso favorito e mandar bem no vestibular! Por isso, listamos todos eles abaixo.
Mas atenção: lembre-se de verificar o período de cada graduação e o seu respectivo campus na hora da inscrição.
- administração;
- arquitetura e urbanismo;
- aviação civil;
- biomedicina;
- ciência da computação;
- ciências biológicas;
- ciências contábeis;
- ciências econômicas;
- cinema e audiovisual;
- comércio internacional;
- dança;
- design de animação;
- design de games;
- design de moda;
- design digital;
- design gráfico;
- direito;
- educação física;
- enfermagem;
- engenharia ambiental e sanitária;
- engenharia civil;
- engenharia da computação;
- engenharia de produção;
- engenharia elétrica;
- engenharia mecânica;
- estética;
- farmácia;
- fisioterapia;
- hotelaria;
- jornalismo;
- marketing;
- medicina;
- medicina veterinária;
- naturologia;
- negócios da moda;
- nutrição;
- podologia;
- produção editorial;
- psicologia;
- publicidade e propaganda;
- quiropraxia;
- rádio, TV e internet;
- relações internacionais;
- relações públicas;
- sistemas de informação;
- teatro;
- turismo;
- dança;
- pedagogia;
- teatro;
- análise e desenvolvimento de sistemas;
- comércio exterior;
- design de interiores;
- estética e cosmética com ênfase em maquiagem profissional;
- eventos;
- gastronomia;
- gestão da tecnologia da informação;
- gestão de recursos humanos;
- marketing;
- produção fonográfica — produção de música eletrônica;
- produção fonográfica — produção de musical;
- produção multimídia — comunicação em mídias digitais;
- produção publicitária;
- tecnologia em estética e cosmética — visagismo e terapia capilar;
Anhembi Morumbi EAD
Em questão de inovação, a Anhembi Morumbi não fica para trás. Além de apresentar diversas formas de ingressar no ensino superior, ela ainda garante a oportunidade de realizar uma graduação a distância (EAD) e semipresencial.
Esse processo surgiu de uma parceria com a rede EAD Laureate, que disponibiliza uma plataforma para diversas instituições realizarem seus cursos a distância. Isso facilita o acesso ao ensino superior, principalmente para quem tem uma rotina corrida de trabalho.
Vale lembrar que, como qualquer entrada na faculdade, o ensino a distância também exige a realização de um processo seletivo. Assim, você deverá redigir uma redação no período de uma hora, valendo 40 pontos no total.
Além disso, é possível optar pela validação da nota do ENEM. Dessa forma, só é preciso mandar bem no exame nacional e garantir a sua vaga no ensino superior!
Pós-graduação Anhembi Morumbi
E mais, se você pensa em realizar uma pós-graduação depois de terminar a faculdade, a Anhembi Morumbi também disponibiliza muitos cursos de bastante qualidade para assegurar continuidade nos estudos, tanto na modalidade presencial quanto à distância.
Provas anteriores Anhembi Morumbi para você estudar
Em meio a tantos conteúdos, às vezes fica difícil saber por onde começar, não é mesmo? Você já pensou em estudar por meio de provas antigas? Além de ser uma excelente forma de fixar o conteúdo e revisar o seu conhecimento, você se familiariza com a prova e, de quebra, treina o seu ritmo para o vestibular.
Para ajudar, a própria faculdade Anhembi Morumbi disponibiliza os exames antigos para seus candidatos. Aproveite e consulte-as para conferir sua média e aumentar seu rendimento!
Calendário Anhembi Morumbi
No início deste artigo, ressaltamos a importância de se manter organizado para não perder nenhum prazo importante, você se lembra? Para ajudá-lo nessa tarefa, a universidade desenvolve seu próprio calendário com todas as informações necessárias.
Você pode acessar os editais de cada ano e conferir as datas das inscrições e os dias de prova, os cursos disponíveis, o local da realização da prova, os documentos essenciais para a inscrição e matrícula e, também, os conteúdos específicos.
Ufa! Agora você já sabe tudo sobre a Universidade Anhembi Morumbi e está pronto para mandar bem no vestibular. Lembre-se de estudar bastante, chegar no horário certo, conferir a documentação e manter a calma e concentração para realizar uma boa prova.
E aí, gostou do nosso guia? Então aproveite para colocar em prática os estudos e aprofundar-se nas matérias cobradas!