Faculdade Pitágoras: o guia completo!

Tudo sobre a Faculdade Pitágoras

Quem está em clima de vestibular sabe: não é fácil alinhar a rotina corrida de estudos aos calendários de todas as faculdades e universidades do Brasil. Em meio a datas distantes e processos seletivos variados, é comum se perder nesse mar de informações.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo! Aqui explicaremos tudo sobre a Faculdade Pitágoras — uma grande instituição privada do Brasil — para você. Confira um pouquinho do que nós abordaremos:

  • como funciona o vestibular da Faculdade Pitágoras;
  • onde encontrar o resultado das provas;
  • como fazer sua inscrição;
  • quais são as matérias mais cobradas;
  • como funcionam as provas.

E então, preparado para fazer um bom exame? Boa leitura!

A Faculdade Pitágoras

Em 2000, a Faculdade Pitágoras tomou forma e conquistou seu espaço em Belo Horizonte, encontrando formas de se sobressair no universo acadêmico, sendo que, na época, o único curso oferecido era de Administração.

Com o passar dos anos, a faculdade foi se expandindo, criando novos campi e desenvolvendo diversas áreas do conhecimento a fim de facilitar o acesso ao ensino superior, tanto para quem está saindo do Ensino Médio quanto para quem quer fazer o reingresso ou, até mesmo, uma pós-graduação.

Garanta seu desconto com a nota do Enem

Como funciona o vestibular da Faculdade Pitágoras?

O processo seletivo da Faculdade Pitágoras pode parecer confuso à primeira vista, já que apresenta diversas datas e estilos de provas diferenciados, além de ter um edital para cada unidade de ensino.

Inicialmente, você precisa ter em mente que existem diversas formas de ingressar na Faculdade Pitágoras: pelo vestibular tradicional, prova agendada e nota do Enem. Neste tópico, vamos aprofundar na prova tradicional e agendada, ok?

Vestibular tradicional

A Faculdade Pitágoras oferece cinco vestibulares diferentes, conhecidos como vestibular geral I, II, III, IV e V. Cada um deles é realizado em dias diferentes e apresentam questões variadas.

Mas, então, você precisa realizar cinco provas para ingressar no ensino superior? Na verdade, não. A faculdade disponibiliza cinco datas para realizar as provas, e você pode optar por aquela que mais se ajusta à sua rotina.

No entanto, é sabido que o vestibular geral I apresenta o maior número de vagas disponíveis em todos os cursos, já que é o primeiro. Dessa maneira, se você optar por um curso concorrido, é difícil que sejam abertas vagas nas provas seguintes.

Então, embora haja diversas possibilidades de datas, o ideal é investir no primeiro vestibular para garantir a sua vaga.

Prova agendada

E o que acontece com quem não pode realizar a prova nas datas disponíveis? Para ampliar o acesso ao ensino superior, a Faculdade Pitágoras trabalha com provas agendadas, isto é, você marca um dia específico para realizar o vestibular.

Nesses casos, o número de vagas é reduzido, ampliando a concorrência. Então, a dica aqui é manter o foco no primeiro vestibular tradicional.

O que levar e o que não levar no dia da prova?

Uma das grandes dúvidas de quem está estudando para prestar vestibular é o que obrigatório e proibido no grande dia. Afinal, é importante prestar atenção para não esquecer nenhum documento importante, muito menos utilizar algum objeto que possa causar desclassificação, não é mesmo?

A seguir, você pode conferir os objetos permitidos e obrigatórios no dia da prova, seja ela tradicional ou agendada:

  • documento original de identidade;
  • comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  • caneta esferográfica transparente azul ou preta.

Separou tudo? Agora, conheça aqueles objetos que não podem ser levados e utilizados na hora:

  • dispositivos eletrônicos, como celular, tablet, pager, câmeras fotográficas etc.;
  • relógios;
  • óculos escuros;
  • gorros, chapéus e bonés;
  • calculadoras e similares;
  • materiais impressos e objetos de consulta.

Por fim, lembre-se de levar bastante água para manter-se hidratado e algum alimento leve para realizar pequenas pausas durante a prova. Assim, você fica tranquilo e mantém o foco e a concentração para garantir um excelente resultado!

Nós sabemos que, no grande dia, pode ser muita coisa para se lembrar: lanches, água, canetas, documentos… entre tantas informações, como garantir que nada será esquecido?

Uma excelente forma de conferir se tudo está dentro do esperado é fazer um checklist alguns dias antes da prova, elencando tudo o que deve ser separado para fazer o exame com calma e perfeição.

Resultado do vestibular da Faculdade Pitágoras: onde encontrar?

Depois de ter separado todos os documentos, estudado bastante para as provas, realizado com calma as questões e ter mandado muito bem no vestibular da Faculdade Pitágoras, chega o momento decisivo de qualquer vestibulando: o resultado.

Para acalmar as emoções dos estudantes, a universidade agiliza a divulgação, colocando o resultado na área do candidato em até dois dias após a realização da prova. Para acessá-lo, é só entrar com o seu CPF na página da Faculdade.

Dentro do portal do aluno (Faculdade Pitágoras), você pode conferir todas as informações sobre o seu curso, processo de inscrição para o vestibular, situação da matrícula e outros detalhes importantes para entrar na graduação.

Como fazer sua inscrição na Faculdade Pitágoras?

A Faculdade Pitágoras preza pela facilidade de acesso ao ensino superior. Por isso, realizar a inscrição é bastante simples. Independentemente do processo seletivo de sua preferência — agendado ou tradicional — as inscrições são feitas de maneira virtual.

Dessa forma, basta entrar no portal Faculdade Pitágoras, selecionar a localidade de preferência, assim como o curso desejado. Logo após completar essa etapa, a página redireciona para uma lista de cursos disponíveis nas mais variadas modalidades, isto é, presencial, semipresencial ou a distância.

Então, você precisa selecionar aquele que mais condiz com a sua rotina, fazendo o cadastro na plataforma. Assim que completo, o site redireciona para a página do pagamento da inscrição e você já pode organizar o seu calendário para o grande dia.

Ainda, você pode realizar a sua inscrição até um dia antes do processo seletivo ou, até, no dia da prova. Nesse último caso, é necessário chegar com antecedência e dirigir-se imediatamente à Secretaria da unidade de escolha, entregando todos os documentos necessários.

Vale lembrar que, para a realização do vestibular tradicional, é preciso realizar o pagamento da taxa de inscrição, que custa cerca de R$ 30,00, podendo ser paga via boleto bancário.

Faculdade Pitágoras: Sisu

Hoje em dia, muitas universidades querem facilitar o acesso ao ensino superior. Dessa maneira, não é difícil encontrar faculdades que adotam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de entrada na graduação.

Nas instituições públicas, a seleção é feita por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Já as particulares adotam o Prouni (Programa Universidade para Todos), em que o aluno consegue bolsas de estudo de 50% ou 100%.

O estudante ainda pode recorrer ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil. Veja qual é o melhor para a sua situação.

Agora, para apenas fazer uso da nota do Enem, durante a própria inscrição — você se lembra como é que faz? —, basta selecionar a opção para utilizar essa nota e completar o cadastro pessoal. Vale lembrar que só são aceitas as provas dos últimos três anos e uma nota acima da nota de corte do seu curso de preferência — que explicaremos a seguir!

Cálculo da nota do Enem: como funciona na Faculdade Pitágoras?

Embora a pontuação do Enem seja amplamente utilizada pelas universidades públicas por meio do SiSU, na Faculdade Pitágoras não acontece da mesma forma.

Isso porque a coordenação de cada unidade precisa realizar um cálculo básico para conferir se a sua nota do Exame Nacional condiz com as pontuações do vestibular tradicional. Em outras palavras, eles realizam uma conta para transformar a sua pontuação do Exame na pontuação da prova.

O cálculo é bastante simples e consiste no somatório de todas as categorias do Enem (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática e suas tecnologias), dividindo o resultado por 100. O valor final compõe a nota da prova objetiva.

Em seguida, eles analisam a nota da redação e dividem o total por 100, para compor a nota da prova discursiva do vestibular tradicional. Fácil, não é mesmo?

Nota de corte Faculdade Pitágoras

No tópico anterior, comentamos sobre a importância da nota de corte para o vestibulando, você lembra? É por meio desse pequeno número que você decidirá o seu futuro profissional. Afinal, é a nota de corte que define quem entra ou não no ensino superior.

Por isso, é um dos dados mais importantes — e assustadores — para os estudantes. Para facilitar, listamos abaixo as maiores e menores notas de corte da Faculdade Pitágoras para você.

Maiores notas de corte

A seguir, você pode conferir uma lista com os 10 cursos mais concorridos da Faculdade Pitágoras, de acordo com os dados do Prouni.

  • Medicina: UNIFIPMoc (Montes Claros), turno integral — 765.76;
  • Direito: UNIFIPMoc (Montes Claros), turno matutino — 716.04;
  • Nutrição: Faculdade Pitágoras Ipatinga – Cidade Nobre, turno noturno — 713.56;
  • Engenharia Elétrica: Faculdade Pitágoras Uberlândia, turno noturno — 704.78;
  • Engenharia de Produção: Faculdade Pitágoras Imperatriz, turno matutino — 698.4;
  • Engenharia Mecânica: Faculdade Pitágoras Divinópolis, turno noturno — 696.06;
  • Biomedicina: Faculdade Pitágoras BH – Timbiras, turno matutino — 690.04;
  • Engenharia Mecânica: Pitágoras BH – Venda Nova, turno matutino — 688.24;
  • Engenharia Civil: UNIFIPMoc (Montes Claros), turno noturno — 688.04;
  • Direito: UNIFIPMoc (Montes Claros), turno noturno — 685.38.

Menores notas de corte

Não encontrou o seu curso na lista acima? Quem sabe, ele é menos concorrido e pode estar presente nos 10 cursos com as menores notas de corte? Confira:

  • Pedagogia, Faculdade Pitágoras Londrina – Gleba Palhano, turno noturno — 565.2;
  • Gestão Comercial, campus Tom Jobim (Contagem), turno noturno — 575.12;
  • Pedagogia, Faculdade Pitágoras Londrina – Gleba Palhano, turno matutino — 575.14;
  • Administração, Faculdade Pitágoras Londrina – Gleba Palhano Gleba Palhano de Londrina, turno matutino — 576.62;
  • Educação Física, Faculdade Pitágoras Linhares, turno noturno — 576.8;
  • Engenharia de Produção, Faculdade Pitágoras São Luís, turno matutino — 577.74;
  • Administração, Faculdade Pitágoras Maceió, turno noturno — 583.18;
  • Ciências Contábeis, Faculdade Pitágoras Londrina – Gleba Palhano, turno noturno — 584.36;
  • Engenharia de Produção, Faculdade Pitágoras Votorantim (Sorocaba), turno noturno — 584.38;
  • Agronomia, Faculdade Pitágoras Londrina – Gleba Palhano, turno noturno — 584.82.

Provas Faculdade Pitágoras

No início deste artigo, você pode perceber que existem três formas de ingressar na Faculdade Pitágoras, certo? São elas: vestibular tradicional, prova agendada e nota do Enem.

Mas, afinal, como são essas provas? Como você deve se preparar para conquistar um bom resultado e realizar o sonho de entrar na graduação? Via de regra, os exames são compostos por 40 questões objetivas de múltipla escolha — com cinco alternativas cada —, variando entre as disciplinas do ensino médio. Ainda, o vestibulando deve realizar uma redação sobre algum tema da atualidade.

Vale destacar que a prova objetiva vale 40 pontos no total e a nota é somada à prova discursiva, que vale 10 pontos. No final, a pontuação máxima é 50, sendo que o candidato precisa tirar acima de zero na redação para não ser desclassificado.

Esse procedimento é igual tanto para o vestibular geral quanto para o processo seletivo agendado, podendo acontecer de forma semestral ou anual. Essa frequência é definida pelas unidades da Faculdade Pitágoras e pela oferta de vagas em cursos específicos.

alunos faculdade pitágoras

Como entrar na Faculdade Pitágoras: o que estudar para o vestibular?

Agora que você já tem toda a base, está na hora de partir para a ação e estudar os conteúdos mais cobrados na Faculdade Pitágoras. Confira!

Disciplinas Faculdade Pitágoras

A seguir, você pode dar uma olhada em todas as disciplinas e analisar as matérias que mais caem no vestibular, montando um plano de estudo eficiente.

Matemática

Na área da Matemática, a Faculdade Pitágoras foca nos temas mais comuns do ensino médio, como:

O importante é manter o foco e a concentração durante as questões de cálculo e lógica para garantir um bom resultado.

Física

A Física é conhecida por pegar os conceitos matemáticos e aplicá-los no nosso dia a dia. Por isso, a Faculdade Pitágoras foca em matérias que tenham alguma relação com o cotidiano do ser humano, como:

Química

Para gabaritar a prova de Química, procure voltar a sua atenção para conteúdos como:

Biologia

Não podemos negar: a Biologia é uma disciplina extensa, rica em detalhes e conteúdos minuciosos. Por isso, pode provocar confusões em questões de múltipla escolha. Para garantir um resultado satisfatório, inclua na sua rotina de estudos os seguintes temas:

Geografia

A Geografia é conhecida por apresentar diversas relações com outras disciplinas: de conceitos históricos a dados estatísticos, é importante prestar bastante atenção na hora da prova.

Assim, volte seus estudos para os temas:

História

Para fazer uma excelente pontuação em História, procure revisar bastante os conteúdos de história geral, focando nas eras mundiais e civilizações antigas, assim como na história do Brasil e seus processos políticos e sociais.

Língua estrangeira

Pronto. Estudou as matérias mais densas? Então está na hora de revisar os conteúdos de línguas estrangeiras. Na Faculdade Pitágoras, é possível optar pelo Espanhol ou Inglês. Independentemente da sua escolha, é importante estudar sobre interpretação textual em outra língua e gramática e ortografia estrangeiras.

Língua portuguesa

Por fim, a prova de Língua Portuguesa também é complexa e exige atenção. Aqui, estude bastante sobre as obras literárias do cenário brasileiro, sem deixar de lado estes conteúdos:

Prova de redação Faculdade Pitágoras

A prova de redação da Faculdade Pitágoras avalia os seus conhecimentos em relação à construção textual, coerência e coesão entre as ideias, estética da escrita, análise do contexto temático e o foco na modalidade solicitada.

A dica aqui é treinar bastante em casa, pesquisar os temas da atualidade e conferir ideias de dissertações cobradas em outros vestibulares. Assim, você monta uma boa base e consegue articular facilmente os conceitos estudados em sala, criando um texto argumentativo impecável.

Isenção Faculdade Pitágoras: como solicitar isenção da taxa de inscrição?

Embora muitas universidades deem oportunidade de isenção de taxa de inscrição, a Faculdade Pitágoras optou por não disponibilizar nenhuma forma de isenção. No entanto, é possível fazer o pagamento por boleto bancário, além de sempre ter a chance de entrar pela nota do Enem, sem ter que cobrir o valor.

Faculdade Pitágoras: cursos

Com quase 30 unidades espalhadas pelo Brasil — marcando sua presença em Minas Gerais —, a Faculdade Pitágoras apresenta diversos campi com uma grande variedade de cursos. Confira as principais graduações a seguir:

Pós-graduação: Faculdade Pitágoras

Você já deve ter percebido que existem muitas oportunidades na Faculdade Pitágoras, não é mesmo? Para quem pensa em dar continuidade aos estudos, é possível fazer a pós-graduação em diversos campi, nas mais variadas áreas de conhecimento, como:

  • Agricultura e Veterinária;
  • Ciências Sociais, Serviços e outros;
  • Ciências Exatas e Tecnologia;
  • Comunicação, Artes e Humanidades;
  • Direito;
  • Educação;
  • Engenharia e Arquitetura;
  • Esporte, Estética e Saúde;
  • Negócios/MBA.

Além disso, você pode optar por realizá-la a distância, presencial ou semipresencial —, assim como os cursos de graduação —, o que potencializa as chances de se tornar um profissional qualificado e especializado no mercado de trabalho.

Mestrado: Faculdade Pitágoras

É importante ter em mente que os cursos de pós-graduação ofertados são da modalidade lato sensu, isto é, somente especialização e MBA. Assim, não existem programas de mestrado e doutorado em nenhum campus da Faculdade Pitágoras.

Provas anteriores Faculdade Pitágoras para você estudar

Você, que está estudando para o vestibular, sabe como é fácil se perder em meio de tantos conteúdos e informações, não é mesmo? Uma excelente forma de lidar com a quantidade de disciplinas e questões de provas é realizando provas anteriores para fixar os conteúdos e se familiarizar com o estilo de prova.

No portal Faculdade Pitágoras ainda não existe nenhum registro de provas antigas. No entanto, como os vestibulares são similares ao Enem, você pode treinar para o grande dia utilizando os cadernos antigos do Exame Nacional.

Calendário Faculdade Pitágoras

Ao longo do nosso artigo, frisamos a importância de ser organizado para não perder prazos importantes, esquecer documentos obrigatórios ou deixar de estudar um conteúdo específico.

Para garantir que a sua organização seja potencializada, você pode — e deve! — acessar os editais da Faculdade Pitágoras e conferir as datas das inscrições da prova da sua unidade de ensino, assim como os horários de matrícula e os conteúdos que são mais cobrados.

Manual do candidato Faculdade Pitágoras

Você lembra que comentamos sobre a existência de diversas unidades da Instituição de Ensino, como a Faculdade Pitágoras Uberlândia e Faculdade Pitágoras Divinópolis? Cada uma delas apresenta o seu próprio edital, podendo conter suas peculiaridades em relação a datas, horários e estilos avaliativos.

Por isso, é fundamental analisar a fundo o edital da sua unidade de escolha, avaliando ponto por ponto para não perder nenhuma informação relevante, ok?

Inscrições

Também falamos bastante sobre o processo de inscrição. Em 2018, elas começaram em setembro, iniciando o processo seletivo em outubro do mesmo ano. Ainda, a última prova será realizada em março, antes dos exames agendados.

Se o seu curso ainda tiver vagas disponíveis, investir na realização da prova pode trazer diversos benefícios no seu futuro profissional. Por isso, aproveite para conferir o edital da sua unidade e as datas específicas para o vestibular geral.

Nossa! Muita coisa, não é mesmo? Agora você já está preparado para mandar muito bem na prova da Faculdade Pitágoras e entrar no tão sonhado curso superior. Lembre-se de manter a calma, o foco e a concentração para ter um excelente resultado e começar com o pé direito sua vida profissional.

E então, o que achou do nosso guia? Aproveite para colocar em prática tudo o que você aprendeu e aprofundar-se nas matérias mais cobradas com os nossos exercícios!