
UFSC: o guia completo!
Tudo o que você precisa saber sobre o tema!
INTRODUÇÃO
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma instituição de ensino superior pública e federal que está entre as maiores da região sul do Brasil e a maior de Santa Catarina.
Entre as dez melhores universidades do Brasil, a UFSC oferece vários cursos de graduação e pós-graduação de altíssima qualidade. Com grande concorrência em seu vestibular, a UFSC é, sem dúvidas, uma das instituições de maior renome do país.
Quer saber tudo sobre a UFSC e como ingressar nessa universidade? Então continue lendo esse guia completo!
A UFSC
A UFSC surgiu em 1960, como resultado da união das faculdades até então existentes em Florianópolis: Bioquímica, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Filosofia, Medicina e Serviço Social.
Apesar de a junção das instituições ter acontecido apenas na década de 1960, essas escolas já existiam há muito mais tempo. As de Ciências Econômicas, Direito, Farmácia e Odontologia, por exemplo, são oriundas do Instituto Politécnico, de 1917.
A partir de então, a UFSC passou a incorporar outras unidades e criar novas faculdades, como a Escola de Engenharia e o Colégio de Aplicação. Denominada Universidade de Santa Catarina até o ano de 1965, a ideia era seguir o exemplo da USP (Universidade de São Paulo) como uma Universidade Estadual. Com os rumos da federalização da instituição, o planejamento deu origem à UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), fundada também em 1965.
A construção do campus da UFSC foi rodeada de polêmicas, já que havia um forte embate sobre sua localização. Enquanto João David Ferreira Lima (o primeiro reitor da universidade) defendia a instalação da UFSC em uma região mais central de Florianópolis, Henrique da Silva Fontes, idealizador do campus, propunha a construção na Fazenda Assis Brasil, no bairro de Trindade, região mais afastada da área urbana.
O reitor Ferreira Lima manteve seus protestos, mesmo com a decisão do Conselho Universitário pela construção na Fazenda, o que gerou uma série de ações do movimento estudantil contra ele.
A construção da UFSC em uma área mais afastada foi fundamental para a expansão da malha urbana de Florianópolis em direção ao norte da ilha. A disputa e as polêmicas com relação à construção da universidade foram tratadas mais tarde como um conflito de interesses econômicos e políticos.
Apesar da grande atuação do regime militar na repressão contra os estudantes, incluindo a presença de uma filial do Serviço Nacional de Informações (SNI) na própria reitoria, com o objetivo de coletar informações sobre os movimentos estudantis, a UFSC se beneficiou com a expansão da sua estrutura.
O principal movimento de expansão está ligado ao surgimento dos Centros de Ensino, entre os anos de 1967 e 1969. Até meados da década de 1970, os Centros foram se configurando no que existe até hoje.
Já na década de 1990, após a queda da Ditadura Militar, vários projetos de expansão começam a ser consolidados, como a Praça da Cidadania, de idealização de Burle Marx. O Laboratório de Ensino a Distância, um dos primeiros do Brasil, surge em 1995.
Finalmente, no ano de 2009 a UFSC se expande para além de Florianópolis, com três campi em Curitibanos, Joinville e Araranguá, a aglutinação à FURB, de Blumenau, e a criação de diversos novos cursos, formatando a UFSC como é conhecida nos dias de hoje.
Como funciona o vestibular da UFSC
O vestibular da UFSC é a forma principal para conquistar uma vaga nos vários cursos de graduação disponíveis na instituição. Para 2019, pelo menos 4.500 vagas estão disponíveis em 101 cursos de graduação. É recomendado que o vestibulando leia todas as instruções presentes neste texto e no edital publicado.
O vestibular da UFSC conta com três provas que são realizadas em três dias distintos. No primeiro dia de provas, o candidato responderá a questões de:
- Primeira Língua: Língua Portuguesa e Libras ou Literatura Brasileira (são 12 questões de múltipla escolha);
- Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano (9 questões de múltipla escolha);
- Matemática (10 questões abertas e/ou de múltipla escolha);
- Biologia (10 questões abertas e/ou de múltipla escolha).
No segundo dia de provas, o candidato deverá responder a questões de:
- Ciências Humanas e Sociais (20 questões), sendo:
- Geografia (7 questões de múltipla escolha);
- História (7 questões de múltipla escolha);
- Sociologia (2 questões de múltipla escolha);
- Filosofia (2 questões de múltipla escolha);
- Questões interdisciplinares (2 questões de múltipla escolha).
- Física (10 questões de múltipla escolha e/ou abertas);
- Química (10 questões de múltipla escolha e/ou abertas).
Por fim, no terceiro dia o vestibulando deverá realizar uma prova de redação que consiste em quatro questões discursivas. É possível realizar as provas em pelo menos 20 cidades do estado de Santa Catarina.
As inscrições começaram no dia 4 de setembro e vão até o dia 03 de outubro de 2018. A inscrição só é confirmada com o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 135,00 (vale para todos os cursos).
SiSU
Além do vestibular tradicional, é possível concorrer a 30% das vagas da UFSC via SiSU. Para participar dessa seleção, é necessário realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior ao da concorrência. Ou seja, para concorrer às vagas da UFSC em 2019, é obrigatório fazer o Enem de 2018.
O que levar e o que não levar no dia da prova
Para realizar as provas do Vestibular da UFSC, o candidato deve portar o documento de identidade válido e oficial, com foto, que tenha sido utilizado no processo de inscrição, além da confirmação de Inscrição Definitiva.
Como a prova é entregue via cartão-resposta e folha oficial de redação, é obrigatório o uso de uma caneta de material transparente azul ou, preferencialmente, preta. Para o rascunho das provas, é permitido o uso de lápis, borracha (sem capa ou nenhum outro tipo de cobertura) e lapiseira, desde que fabricada em material transparente.
A organização do Vestibular da UFSC proíbe, terminantemente, o porte de qualquer material didático, como livros e apostilas, além de telefone celular, relógios, controle remoto, fones de ouvido, armas, chapelaria (boné, gorro, lenço, turbante), óculos escuros e qualquer tipo de aparelho eletrônico, exceto aqueles voltados para candidatos com algum tipo de deficiência previamente comprovada.
UFSC resultado: onde encontrar
Todos os documentos como editais, erratas, solicitações de isenção de taxa de inscrição e, claro, os resultados, são publicados no portal oficial do Vestibular UFSC/2019.
Como fazer inscrição UFSC
Como explicamos logo acima, o processo de inscrição para o Vestibular 2019 da UFSC é realizado completamente por meio de seu portal oficial. O site aceita inscrições até o dia 3 de outubro. Até o dia 24 de setembro é possível pedir a isenção da taxa de inscrição.
De todas as 4.555 vagas disponíveis nos mais de 100 cursos da UFSC, metade é destinada a cotas e outros 22% a pessoas com deficiências.
Nota de corte: UFSC
Diferentemente de outras universidades, a UFSC divulga com clareza um relatório de cada vestibular, incluindo as notas de corte. Abaixo, listamos as 10 maiores e 10 menores notas de corte, nas modalidades Vestibular Tradicional e SiSU.
Maiores notas de corte
Abaixo, as 10 maiores notas de corte do Vestibular e do SiSU.
Vestibular Tradicional
- Medicina (Campus Florianópolis – Diurno), com 83,96 pontos;
- Direito (Campus Florianópolis – Diurno), com 73,66 pontos;
- Engenharia Mecânica (Campus Florianópolis – Diurno), com 72,78 pontos;
- Engenharia Química (Campus Florianópolis – Diurno), com 69,61 pontos;
- Engenharia de Produção Mecânica (Campus Florianópolis – Diurno), com 68,65 pontos;
- Arquitetura e Urbanismo (Campus Florianópolis – Diurno), com 68,48 pontos;
- Engenharia Aeroespacial (Campus Joinville – Diurno/Noturno), com 68,31 pontos;
- Direito (Campus Florianópolis – Noturno), com 68,15 pontos;
- Psicologia (Campus Florianópolis – Diurno), com 66,93 pontos;
- Engenharia Civil (Campus Florianópolis – Diurno), com 66,10 pontos.
SiSU
- Medicina (Campus Florianópolis – Integral), com 818,00 pontos;
- Engenharia Aeroespacial (Campus Joinville – Integral), com 788,00 pontos;
- Engenharia Química (Campus Florianópolis – Integral), com 788,00 pontos;
- Engenharia Mecânica (Campus Florianópolis – Integral), com 783,00 pontos;
- Direito (Campus Florianópolis – Matutino), com 780,00 pontos;
- Direito (Campus Florianópolis – Noturno), com 774,00 pontos;
- Engenharia Civil (Campus Florianópolis – Integral), com 772,00 pontos;
- Engenharia Mecatrônica (Campus Joinville – Integral), com 770,00 pontos;
- Engenharia Naval (Campus Joinville – Integral), com 769,00 pontos;
- Arquitetura e Urbanismo (Campus Florianópolis – Integral), com 768,00 pontos.
Menores notas de corte
Abaixo, as 10 menores notas de corte do Vestibular e do SiSU.
Vestibular Tradicional
- Agronomia (Campus Curitibanos – Diurno), com 23,20 pontos;
- Tecnologia da Informação e Comunicação (Campus Araranguá – Noturno), com 27,37 pontos;
- Zootecnia (Campus Florianópolis – Diurno), com 27,41 pontos;
- Serviço Social (Campus Florianópolis – Noturno), com 27,87 pontos;
- Engenharia Florestal (Campus Curitibanos – Diurno), com 28,30 pontos;
- Arquivologia (Campus Florianópolis – Diurno), com 28,46 pontos;
- Matemática (Campus Florianópolis – Diurno), com 29,17 pontos;
- Engenharia de Energia (Campus Araranguá – Diurno/Noturno), com 29,35 pontos;
- Museologia (Campus Florianópolis – Diurno), com 29,83 pontos;
- Geografia (Campus Florianópolis – Diurno), com 29,89 pontos.
SiSU
- Tecnologia da Informação (Campus Araranguá – Noturno), com 649,00 pontos;
- Arquivologia (Campus Florianópolis – Integral), com 651,00 pontos;
- Matemática (Campus Florianópolis – Noturno), com 655,00 pontos;
- Biblioteconomia (Campus Florianópolis – Noturno), com 658,00 pontos;
- Letras – Libras (Campus Florianópolis – Integral), com 660,00 pontos;
- Interdisciplinar em Mobilidade (Campus Florianópolis – Integral), com 662,00 pontos;
- Agronomia (Campus Curitibanos – Integral), com 664,00 pontos;
- Serviço Social (Campus Joinville – Noturno), com 666,00 pontos;
- Matemática (Campus Blumenau – Integral), com 667,00 pontos;
- Engenharia de Aquicultura (Campus Florianópolis – Integral), com 669,00 pontos.
Prova UFSC
Como falamos anteriormente, a prova do vestibular da UFSC consiste na aplicação de três etapas distintas, contendo questões de múltipla escolha, discursivas e a redação.
Assim a pontuação das questões de múltipla escolha variará de acordo com um cálculo específico, descrito no edital do Vestibular. Cada questão contará com uma pontuação de até duas casas decimais, o que explica as notas de corte serem expressas da mesma maneira.
Questões abertas não serão avaliadas parcialmente, podendo indicar uma pontuação de 0 (em caso de erro) ou 1 (em caso de acerto). Já as questões discursivas poderão ter sua pontuação variando de 0 (zero) a 2,50 (dois e meio), sendo admitidos acertos parciais. Essas questões serão avaliadas em relação a:
- domínio do conteúdo;
- capacidade de se expressar claramente;
- capacidade de organizar as ideias;
- capacidade de síntese;
- nível de informação e argumentação;
- capacidade de interpretar dados e fatos;
- capacidade de estabelecer relações;
- correlação com fatos do cotidiano e da atualidade.
Já a redação é avaliada em uma escala que varia de 0,00 (zero) a 10,00 (dez) pontos, sendo analisados o conteúdo e a escrita quanto a:
- adequação à proposta (tema e gênero textual) – 0,00 a 2,50 pontos;
- emprego da modalidade escrita na variedade padrão – 0,00 a 2,50 pontos;
- coerência e coesão do texto – 0,00 a 2,50 pontos;
- nível de informatividade e de argumentação ou narratividade, dependendo da proposta textual apresentada – 0,00 a 2,50 pontos.
O limite para o texto é de 30 linhas, delimitadas pela própria folha oficial de redação. Por isso, qualquer texto escrito no verso da folha é automaticamente descartado da avaliação. Textos que fogem totalmente ao tema, são resultantes de plágio, estão escritos em versos ou, ainda, contam com a identificação do candidato são sumariamente zerados.
Como entrar na UFSC: o que estudar para o vestibular
O edital do Vestibular UFSC 2019 traz o programa de disciplinas e seus respectivos assuntos que podem vir a ser cobrados no vestibular. Abaixo, separamos os temas principais de cada matéria.
Disciplinas UFSC
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
- Compreensão e interpretação de textos;
- Análise de recursos linguísticos;
- As obras:
- Quarto de despejo – diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus (Editora Ática);
- Capitães da areia, de Jorge Amado (Editora Companhia das Letras);
- Melhores contos (seleção Eduardo Portella), de Lygia Fagundes Telles (Editora Global);
- Melhores poemas (seleção Francisco de Assis Barbosa), de Manuel Bandeira (Editora Global);
- Valsa nº 6, de Nelson Rodrigues (Editora Nova Fronteira);
- Nós, de Salim Miguel (Editora UFSC).
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
- Compreensão e Interpretação de textos
- Aspectos linguísticos
Segunda Língua (Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, Alemão e Libras)
- Identificação de tipos textuais
- Capacidade de análise e interpretação textual
- Elementos Linguísticos
- Expressões e equivalência
Matemática
- Conjuntos numéricos
- Funções
- Sequências e Progressões
- Análise Combinatória
- Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares
- Trigonometria
- Polinômios e Equações Algébricas
- Geometria Plana
- Geometria Espacial
- Geometria Analítica
Biologia
- A Investigação nas Ciências Biológicas
- Biologia Celular e Molecular
- Histologia
- Reprodução e desenvolvimento dos seres vivos
- Os seres vivos
- Genética
- Biotecnologia
- Origem da vida e evolução
- Ecologia
- Biologia e saúde humana
História
- Fontes e escrita da História
- Ásia, Europa, África e Oceania
- América
- Brasil e Santa Catarina
Geografia
- O globo terrestre e a situação geográfica do Brasil e de Santa Catarina
- A dinâmica da natureza e sua importância na organização do espaço
- A formação econômico-social e espacial do Brasil e de Santa Catarina
- O espaço mundial contemporâneo
Filosofia
- Obras:
- A República (livro VII) – Platão
- Meditações Metafísicas (livros I, II e III) – Descartes
- Compreensão da unidade temática dos textos
- Identificação dos conceitos principais e relações
- Percepção da linha argumentativa de cada autor
Sociologia
- Indivíduo e sociedade
- Ideologia e cultura
- Estado e relações de poder
- Desigualdades e marcadores de diferença
- Democracia e cidadania
- Diversidade cultural
- Trabalho
Física
- Mecânica
- Grandezas físicas e medidas
- Cinemática
- As leis de Newton
- Conservação de energia
- Conservação da quantidade de movimento
- Gravitação universal
- Hidrostática
- Termologia
- Temperatura e dilatação
- Comportamento dos gases
- Leis da termodinâmica
- Mudanças de fase
- Ótica e Ondas
- Ótica geométrica
- Movimento ondulatório
- Ondas sonoras
- Eletricidade e Eletromagnetismo
- Carga elétrica
- Campo elétrico
- Potencial elétrico
- Capacitores
- Corrente elétrica
- Circuitos elétricos
- Campo magnético
- Indução eletromagnética – ondas eletromagnéticas
- Noções de Física Moderna
- Limites da Mecânica Clássica
- Princípios da Mecânica Relativística
- Efeito Fotoelétrico
- Dualidade onda-partícula
Química
- Estrutura atômica
- Classificação periódica dos elementos
- Ligações químicas
- Funções químicas
- Reações químicas e energia
- Estados físicos e estrutura da matéria
- Soluções e propriedades coligativas
- Termoquímica
- Cinética química e equilíbrio químico
- Equilíbrio iônico
- Eletroquímica
- Química orgânica
- A Química aplicada e o Meio Ambiente
Redação UFSC
Como citado anteriormente, a redação da UFSC vale 10,00 pontos e consiste em uma proposta de produção textual, podendo ser de gênero variado (crônica, conto, carta, artigo de opinião, dissertação, entre outros).
Cabe ao candidato analisar os textos de base e desenvolver, com argumentação concreta, coerência e coesão a redação, em até 30 linhas, atendendo à proposta solicitada no enunciado.
UFSC: cursos
A Universidade Federal de Santa Catarina oferece dezenas de cursos espalhados em seus vários campi. São eles:
- Administração (9º melhor do Brasil, segundo o RUF 2017)
- Agronomia
- Agronomia – Curitibanos
- Animação
- Antropologia
- Arquitetura e Urbanismo
- Arquivologia
- Artes Cênicas
- Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade – Joinville
- Biblioteconomia
- Ciência da Informação
- Ciência e Tecnologia de Alimentos
- Ciências Biológicas
- Ciências Contábeis
- Ciências da Computação
- Ciências Econômicas
- Ciências Sociais
- Cinema
- Design
- Design de Produto
- Direito
- Educação Física
- Enfermagem
- Engenharia Aeroespacial – Joinville
- Engenharia Automotiva – Joinville
- Engenharia Civil
- Engenharia de Alimentos
- Engenharia de Aquicultura
- Engenharia de Computação – Araranguá
- Engenharia de Controle e Automação
- Engenharia de Controle e Automação – Blumenau
- Engenharia de Energia – Araranguá
- Engenharia de Infraestrutura – Joinville
- Engenharia de Materiais
- Engenharia de Materiais – Blumenau
- Engenharia de Produção Civil
- Engenharia de Produção Elétrica
- Engenharia de Produção Mecânica
- Engenharia de Transportes e Logística – Joinville
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Eletrônica
- Engenharia Ferroviária e Metroviária – Joinville
- Engenharia Florestal – Curitibanos
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Mecatrônica – Joinville
- Engenharia Naval – Joinville
- Engenharia Química
- Engenharia Sanitária e Ambiental
- Engenharia Têxtil – Blumenau
- Farmácia
- Filosofia
- Física
- Fisioterapia – Araranguá
- Fonoaudiologia
- Geografia
- Geologia
- História
- Jornalismo
- Letras – Libras
- Letras – Língua Alemã
- Letras – Língua Espanhola
- Letras – Língua Francesa
- Letras – Língua Inglesa
- Letras – Língua Italiana
- Letras – Língua Portuguesa
- Matemática – Bacharelado
- Matemática – Licenciatura
- Matemática – Licenciatura – Blumenau
- Medicina
- Medicina Veterinária – Curitibanos
- Meteorologia
- Museologia
- Nutrição
- Oceanografia
- Odontologia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química
- Química – Licenciatura – Blumenau
- Relações Internacionais
- Secretariado Executivo
- Serviço Social
- Sistemas de Informação
- Tecnologias da Informação e Comunicação – Araranguá
- Zootecnia
Mestrado e Doutorado UFSC
Além dos vários cursos de graduação, a Universidade Federal de Santa Catarina conta com um complexo programa de pós-graduação, incluindo cursos strictu sensu de Mestrado e Doutorado nas seguintes áreas:
- Administração
- Administração Universitária
- Agroecossistemas
- Antropologia Social
- Aquicultura
- Arquitetura e urbanismo
- Assistência Farmacêutica
- Biologia Celular e do Desenvolvimento
- Biologia de Fungos, Algas e Plantas
- Bioquímica
- Biotecnologia e Biociências
- Ciência da Computação
- Ciência da Informação
- Ciência e Engenharia de Materiais
- Ciências da Reabilitação
- Ciências dos Alimentos
- Ciências Médicas
- Contabilidade
- Cuidados Intensivos e Paliativos
- Desastres Naturais
- Design
- Direito
- Ecologia
- Economia
- Ecossistemas Agrícolas e Naturais
- Educação
- Educação Científica e Tecnológica
- Educação Física
- Energia e Sustentabilidade
- Enfermagem
- Engenharia Ambiental
- Engenharia Civil
- Engenharia de Alimentos
- Engenharia de Automação e Sistemas
- Engenharia de Produção
- Engenharia de Sistemas Eletrônicos
- Engenharia de Transportes e Gestão Territorial
- Engenharia e Ciências Mecânicas
- Engenharia e Gestão do Conhecimento
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Química
- Ensino de Biologia em Rede Nacional
- Ensino de Física
- Ensino de História
- Estudos da Tradução
- Farmácia
- Farmacologia
- Filosofia
- Física
- Geografia
- Gestão do Cuidado em Enfermagem
- História
- Informática em Saúde
- Inglês: Estudos Linguísticos e Literários
- Interdisciplinar em Ciências Humanas
- Jornalismo
- Letras
- Linguística
- Literatura
- Matemática em Rede Nacional
- Matemática Pura e Aplicada
- Métodos e Gestão em Avaliação
- Multicêntrico em Ciências Fisiológicas
- Nanotecnologia Farmacêutica
- Neurociências
- Nutrição
- Oceanografia
- Odontologia
- Perícias Criminais Ambientais
- Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação
- Psicologia
- Química
- Recursos Genéticos Vegetais
- Relações Internacionais
- Saúde Coletiva
- Saúde Mental e Atenção Psicossocial
- Serviço Social
- Sociologia Política
- Tecnologias da Informação e Comunicação
UFSC: provas anteriores
As provas anteriores do vestibular da UFSC, de 1998 a 2018, estão disponíveis para download, em arquivo formato pdf, no próprio sistema do Vestibular UFSC. É possível obter, com facilidade, cada caderno de prova e o respectivo gabaritos.
Calendário UFSC
O calendário do Vestibular 2019 da UFSC teve início em 04 de setembro de 2018 e segue o seguinte cronograma:
- Inscrição: 04 de setembro a 03 de outubro de 2018;
- Prazo de pagamento da taxa de inscrição: 04 de setembro a 04 de outubro;
- Confirmação Preliminar de Inscrição: 08 de outubro;
- Correção da Inscrição: até 15 de outubro;
- Confirmação de Inscrição Definitiva: até 22 de novembro;
- Processo de Isenção: 04 a 24 de setembro;
- Provas:
- 1º dia – 08 de dezembro de 2018 (14h às 18h);
- 2º dia – 09 de dezembro de 2018 (14h às 18h);
- 3º dia – 10 de dezembro de 2018 (14h às 18h).
- Resultado: ainda não divulgado. O resultado do Vestibular UFSC 2018 foi divulgado em 09/01/2018.
Curtiu nosso guia sobre o vestibular da UFSC? Vai prestar o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina? Então que tal começar logo sua preparação, conferindo nosso banco de exercícios e nossa plataforma de videoaulas? Você também pode ver muito mais conteúdos como esse no Blog do Stoodi!