Tudo que você precisa saber sobre a UEL

Tudo que você precisa saber sobre a UEL

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está no seu radar de universidades para tentar uma vaga no Ensino Superior? Saiba que estará arrasando na escolha, caso seja aprovado, sendo uma instituição que investe em ensino de qualidade para seus alunos.

Porém, para quem apenas conhece ela pelo nome, é importante, antes de tomar essa decisão, conhecer todos os detalhes da instituição. Neste guia completo vamos apresentar todos os detalhes sobre a UEL. 

Mas, já damos um spoiler: ela tem uma excelente nota no MEC, formando excelentes profissionais para o mercado. Saiba mais a seguir!

CONTEÚDO DESTE POST

A Universidade Estadual de Londrina: uma visão geral 

A Universidade Estadual de Londrina é uma das universidades públicas mais respeitadas do Brasil. Ela também tem uma longa história, com mais de 50 anos de tradição, além de ter uma excelente estrutura e importância para a região.

Com uma trajetória sólida e foco em excelência no Ensino Superior, a UEL se tornou referência no Paraná e em todo o país. Vamos falar mais sobre isso a seguir!

História da UEL

A UEL foi criada em 1970 e, como diversas universidades fundadas nesse período, ela foi formada da união de faculdades isoladas (Direito, Filosofia e Odontologia) que já estavam em atividade na região de Londrina. A ideia era oferecer educação universitária fora das capitais, descentralizando o acesso ao Ensino Superior.

Desde então, ela cresceu, e muito! Hoje são mais de 50 cursos de graduação presenciais e 191 de Pós-Graduação, incluindo residências, especializações, mestrado e doutorado. Ela também se destaca pela sua produção científica, que vem ganhando espaço e reconhecimento nacional.

A Universidade também foi pioneira em várias políticas públicas de inclusão no Ensino Superior, além de ser uma das principais universidades estaduais do Brasil. Além disso, ela também ajudou a região a se tornar um polo agrícola e de saúde no Paraná.

Infraestrutura da UEL

O campus universitário principal da UEL tem mais de 200 hectares de área construída, com salas de aula modernas, laboratórios equipados, clínicas, biblioteca central, restaurantes, quadras, ginásios e, até mesmo, fazenda-escola para ajudar na formação dos alunos.

A universidade também dispõe de hospital universitário, centros de pesquisa e núcleos de extensão, que atendem a comunidade externa. Ou seja, quem faz a sua formação na UEL conta com uma infraestrutura que o ajudará a ter a melhor formação e chegar preparado para o mercado de trabalho!

UEL

Importância da UEL para o desenvolvimento da região

A UEL contribuiu muito para o desenvolvimento da região de Londrina e de toda a região norte do Paraná. A universidade movimenta a economia, atrai estudantes de outros estados, gera empregos e, também, é responsável por levar inovação tanto para o setor público quanto privado.

Por isso, ao longo dos mais de 50 anos de sua existência, ela ajudou a tornar a região um dos pólos de agronegócio do país, além de ser um importante centro financeiro e tecnológico da região Sul. Ou seja, onde tem desenvolvimento nessa região, tem influência da UEL.

Ranking da UEL entre as universidades do Brasil 

A Universidade Estadual de Londrina ocupa o 27º lugar geral entre as melhores universidades do Brasil no Ranking Universitário Folha (RUF) de 2024, colocando-se em uma posição privilegiada no Ensino Superior nacional. 

Além disso, ela também se destaca nos outros critérios avaliados pelo RUF:

  • Ensino: 36º lugar;
  • Pesquisa: 34º lugar;
  • Mercado: 27º lugar;
  • Inovação: 36º lugar;
  • Internacionalização: 59º lugar.

Campus

A Universidade Estadual de Londrina tem sede na cidade de Londrina, no Paraná. Com mais de 200 hectares de extensão, possui 9 centros acadêmicos e mais de 50 cursos presenciais, atendendo a toda a comunidade acadêmica. Ele é de fácil acesso por transporte público e bem integrado à cidade.

Campus sede da Universidade Estadual de Londrina

Endereço: Rodovia Celso Garcia Cid, PR-445, Km 380 – Campus Universitário, Londrina – PR

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 21h.

Destaques da UEL nos rankings acadêmicos

  • Entre as 30 melhores universidades do Brasil: a UEL está entre as 30 melhores instituições de ensino superior públicas e privadas do país, segundo o Ranking Universitário Folha, destacando-se especialmente em pesquisa universitária e qualidade de ensino;
  • Melhor universidade do Paraná: segundo o QS World University Rankings 2025, a UEL é a melhor universidade estadual do Paraná e a 5ª melhor universidade estadual do Brasil;
  • Entre as 20 melhores universidades do Brasil em ranking internacional: o Times Higher Education 2024 pontuou que a UEL é a 16ª melhor universidade do país;
  • Avaliação do MEC: o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2022 apontou a UEL como a 2ª melhor universidade estadual do Paraná e a 10ª melhor universidade estadual do Brasil.

Processo seletivo e formas de ingresso

Para entrar na UEL, o candidato pode contar com diversas formas de ingresso: vestibular próprio da instituição, via SiSU, vagas remanescentes, transferência externa e entrada para quem já possui diploma.

Com uma forte reputação na área acadêmica, a instituição atrai milhares de candidatos todos os anos. Por isso, você precisa conhecer mais sobre os processos seletivos para se preparar e conquistar a sua vaga!

Confira mais a seguir!

UEL

Vestibular UEL

O vestibular UEL é a principal forma de ingresso da universidade para a maioria dos cursos. A prova acontece uma vez por ano, sempre no segundo semestre e, por isso, é importante estar atento ao calendário para não perder o prazo.

O exame é composto por duas fases:

  • Primeiro dia: prova de conhecimentos gerais com 60 questões sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Matemática e Química;
  • Segundo dia: redação (pode ter até 2 propostas) e prova de conhecimentos específicos, com questões discursivas nas áreas de Sociologia e duas disciplinas que estão mais próximas com o seu curso.

Alguns cursos exigem a realização da Prova de Habilidades Específicas (PHE). É o caso das graduações de:

  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Artes Visuais;
  • Design de Moda;
  • Design Gráfico;
  • Música. 

A organização e aplicação são feitas pela própria universidade, e o nível de exigência costuma ser alto. O vestibular da UEL é conhecido por ser bem elaborado e valorizar o raciocínio crítico — uma excelente preparação para quem já está focado no curso superior com qualidade desde o começo.

Quer se preparar para o vestibular? Então aproveite e confira as provas anteriores, que estão disponíveis no site da Coordenadoria de Processos Seletivos, da UEL.

ENEM e SISU

A UEL é uma das participantes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso em universidades públicas no Brasil.

O candidato pode optar por fazer tanto o vestibular quanto concorrer pelo SiSU, sendo uma espécie de “plano B” para garantir a sua vaga. O processo seletivo é feito em chamada única, no começo do primeiro semestre, distante da data do vestibular.

O SiSU permite que o candidato possa escolher entre duas opções de cursos, que devem ser escolhidos na ordem de prioridade. Ele adota o sistema de cotas, de acordo com a Lei de Cotas atualizada recentemente.

Então, se você mandou bem no Enem e quer tentar uma vaga sem precisar de uma nova prova, vale a pena acompanhar o cronograma do SiSU e tentar as opções de graduação disponíveis no primeiro semestre. Aí, caso não seja aprovado, pode investir no vestibular!

Vagas remanescentes

A UEL permite que os candidatos tentem ingressar na universidade por meio das vagas remanescentes. Elas surgem quando os aprovados no vestibular ou SiSU não realizam matrícula, a lista de espera se encerra e as vagas ficam disponíveis para novos candidatos.

A universidade costuma abrir editais voltados para essas vagas, com regras específicas, que podem incluir aproveitamento da nota do Enem, análise do histórico escolar ou realização de provas internas simplificadas.

É sempre bom ficar de olho no site oficial da universidade para não perder essas oportunidades que aparecem fora do cronograma tradicional.

UEL

Transferência externa

Se você já está fazendo uma graduação em outra instituição de Ensino Superior e quer fazer sua formação na UEL, pode contar com a transferência externa para isso. A universidade costuma abrir editais específicos para esse tipo de processo, geralmente uma vez por ano.

Ele possui vagas limitadas e pode não estar disponível para todos os cursos. Por isso, é preciso acompanhar as publicações oficiais.

Para participar, é preciso ter feito já uma parte da graduação, apresentar o histórico escolar e o programa das disciplinas cursadas e estar com a documentação completa no momento da inscrição.

As vagas são preenchidas com base em critérios como rendimento acadêmico e compatibilidade entre os cursos. Então, fique atento ao site da Pró-Reitoria de Graduação para não perder os prazos!

Portador de diploma de ensino superior

Algumas vagas remanescentes da UEL podem ser disponibilizadas para alunos que desejam fazer uma nova graduação, já sendo portadores de diploma de Ensino Superior. 

Confira no edital de vagas remanescentes, quando for publicado pela PROGRAD.

Aprova Paraná Universidades

O Aprova Paraná Universidades é uma iniciativa do Governo do Estado voltado para a ampliação do acesso às universidades estaduais paranaenses:

  • UEL (Universidade Estadual de Londrina);
  • UEM (Universidade Estadual de Maringá);
  • UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná);
  • UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa);
  • Unespar (Universidade Estadual do Paraná);
  • Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná);
  • Unicentro.

A ideia é facilitar o processo seletivo para os estudantes do Ensino Médio. A previsão é de que 20% das vagas nas graduações sejam destinadas ao programa.

Ainda em processo de ampliação e consolidação, o Aprova Paraná tem potencial para se tornar uma porta importante de entrada para jovens que buscam uma vaga em faculdades públicas do estado.

Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná

A UEL também participa do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, promovido em conjunto com outras universidades estaduais e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Esse processo seletivo é exclusivo para estudantes indígenas de etnias residentes no território nacional. O formato da avaliação respeita a diversidade cultural e linguística dos povos originários. A cada ano, a prova é organizada por uma universidade diferente. 

Cotas e ações afirmativas

A UEL adota o sistema de cotas, assim como outras universidades públicas, tal como prevê a Lei nº 12.711/2012, que instituiu a Política de Cotas. Essa é uma ação afirmativa importante para ampliar o acesso à educação universitária para estudantes de escolas públicas, pessoas negras, indígenas e pessoas com deficiência.

UEL

Com ela, é possível democratizar o acesso para grupos que, socialmente, são discriminados e têm menos oportunidades. Com um diploma de Ensino Superior, é possível aumentar as chances de contratação e de mobilidade social.

Atualmente, 50% das vagas em cada curso, tanto no SiSU quanto no vestibular próprio, são destinadas aos candidatos cotistas. Confira as regras de cada um dos grupos para saber em qual se encaixa.

Além disso, a universidade também possui políticas de inclusão específicas, como atendimento a estudantes com deficiência e suporte pedagógico. Essas ações tornam o ingresso na universidade mais justo e acessível, sem abrir mão da qualidade do ensino. Também mostra o comprometimento com justiça social da UEL.

Dúvidas frequentes sobre o ingresso na UEL

1. Posso usar minha nota do ENEM de anos anteriores para entrar na UEL pelo SISU?

Não. Você só pode usar a nota do Enem do último ano, que é a válida para o SiSU. Isso significa que, caso deseje usar esse exame como forma de ingresso, precisará fazer a próxima edição. 

2. É possível tentar o Vestibular UEL e participar do SISU?

Com certeza! Nada impede que você se inscreva para o vestibular UEL e, ao mesmo tempo, use sua nota do ENEM para disputar vagas via SISU. Na prática, você amplia suas chances de conquistar a sonhada vaga na universidade.

3. A nota da redação do ENEM é considerada no SISU da UEL?

Sim! A nota da redação tem um peso importante no processo de seleção via SISU. Cada curso da UEL pode atribuir pesos diferentes às áreas do ENEM, mas a redação sempre entra na média final. Então, invista forte nessa preparação para ter uma nota 1000 no exame.

4. O vestibular da UEL cobra leitura obrigatória de livros?

Sim. A prova costuma trazer uma lista de obras literárias obrigatórias, previstas no edital e estarão indicadas no conteúdo programático. Então, vale a pena ir se preparando para organizar as leituras.

5. Estrangeiros ou brasileiros que estudaram fora podem participar?

Sim, mas com algumas condições. Candidatos estrangeiros ou brasileiros que fizeram o ensino médio fora do país precisam apresentar documentação validada e podem concorrer a vagas via vestibular UEL. Já no SISU, é necessário ter feito o ENEM e atender às exigências previstas no edital desse processo seletivo.

Programas de auxílio permanência da UEL

A Universidade Estadual de Londrina entende o seu compromisso de promover maior facilidade de acesso no Ensino Superior e garantir a permanência ao longo de toda a graduação.

Afinal, alunos que tenham condições financeiras mais delicadas podem ter uma maior dificuldade de conseguirem se dedicar integralmente aos estudos e, com isso, desistirem do curso.

Por isso, caso você seja aprovado e se enquadre nos critérios, não deixe de concorrer às ações afirmativas e auxílio permanência da UEL. Vale a pena conhecer os apoios disponíveis. 

Confira a seguir!

UEL

Bolsa Permanência UEL

A Bolsa Permanência é uma das principais formas de apoio oferecidas pela UEL. Ela é dedicada aos alunos de graduação em situação de vulnerabilidade econômica e a avaliação é feita por assistentes sociais do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC) da universidade.

Para participarem, os candidatos devem comprovar que possuem renda mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. Quem for contemplado com a bolsa não poderá receber outra bolsa concomitantemente, precisando escolher uma delas.

O auxílio é pago por um ano e paga o valor de R$500, sendo o último reajuste no ano de 2024.

Auxílio moradia

A UEL oferece vagas na Moradia Estudantil, oferecidas anualmente por meio de processo seletivo. Os alunos de graduação possuem prioridade, mas alguns discentes de pós-graduação podem ser contemplados, caso tenham vagas disponíveis.

A seleção é feita de forma unificada, junto com os demais programas de permanência (Bolsa Permanência, Subsídio Ampliado do RU, Vagas na Moradia Estudantil e Empréstimo Instrumental Odontológico).

Subsídio ampliado do RU

A UEL também facilita o acesso dos estudantes à alimentação de qualidade, por meio do subsídio ampliado do RU. Quem é selecionado paga apenas R$1 por refeição, diminuindo o peso dos custos com alimentação do orçamento. 

Com isso, os alunos conseguem ficar tranquilos para estudarem e se dedicarem à formação, com menos preocupações financeiras!

Programa de Empréstimos Odontológicos

O Programa de Empréstimos Odontológicos da UEL é voltado para os estudantes do curso de Odontologia, para que eles possam ter acesso aos kits necessários para atividades práticas. Nesse caso, o Colegiado de Odontologia empresta os equipamentos para os alunos, conforme a classificação deles no edital do programa.

Cursos de graduação disponíveis na UEL

A UEL é conhecida por ter uma ampla variedade de cursos de graduação, permitindo que a maioria dos candidatos consiga encontrar uma opção dentro do que desejam.

Conheça a seguir todas as graduações oferecidas pela instituição!

Quais são os cursos mais procurados da UEL?

UEL

Entre as opções com maior concorrência* na edição do SiSU 2025 da instituição, estiveram:

  • Direito: 608 candidatos/vaga;
  • Biomedicina: 472 candidatos/vaga;
  • Farmácia: 190 candidatos/vaga;
  • Odontologia: 184,5 candidatos/vaga;
  • Medicina Veterinária: 109 candidatos/vaga.

*Vários cursos da UEL só são acessíveis via vestibular e não pelo SiSU, como é o caso de medicina, por exemplo. Importante checar a relação candidato/vaga do vestibular oficial também.

Quais são os cursos mais difíceis de passar?

Os cursos mais difíceis de passar são aqueles que possuem maior nota de corte, ou seja, vão exigir que você se dedique ainda mais às provas. No SiSU de 2025, na modalidade de ampla concorrência, os cursos com maior pontuação de corte foram:

  • Biotecnologia: 775,38;
  • Biomedicina: 772,86;
  • Direito: 763,70;
  • Odontologia: 757,46;
  • Ciência da Computação: 754,42.

Ou seja, como você pode perceber, geralmente as graduações mais concorridas são, também, as mais difíceis de conquistar a sua vaga. Então, foco na preparação!

*Vários cursos da UEL só são acessíveis via vestibular e não pelo SiSU. Importante checar a nota de corte do vestibular oficial.

Mestrado e doutorado na UEL

A UEL não é referência apenas na graduação! Ela tem se destacado nacionalmente pelos seus programas de pós-graduação stricto sensu, muitos deles com conceito alto na avaliação da CAPES, órgão que regula e avalia a qualidade da educação desse nível de ensino.

Se você tem interesse em seguir uma carreira acadêmica, vale a pena considerar seguir na sua formação nessa instituição. Confira!

Programas de pós-graduação de destaque da UEL 

A Universidade Estadual de Londrina tem cursos de pós-graduação com conceitos altos segundo a avaliação da CAPES. Inclusive, dois deles alcançaram nota máxima na última avaliação quadrienal realizada.

Entre as opções que mais se destacam, com conceitos altos, estão:

  • Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (CCA): nota 7 (máxima);
  • Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental (CCB): nota 7 (máxima);
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM): nota 7 (máxima);
  • Programa de pós-graduação em Agronomia (CCA): nota 6;
  • Programa de pós-graduação em Biotecnologia (CCE): nota 6

Esses programas são referências dentro e fora do Brasil, atraindo estudantes de diversas regiões e consolidando a UEL como polo de pós-graduação avançada no Sul do país.

Opções de mestrado e doutorado na UEL

A UEL possui programas tanto de Mestrado Acadêmico e Profissional e, também, de Doutorado. Vamos conhecer todas as opções agora!

UEL

Mestrado Acadêmico

Entre as opções de Mestrado Acadêmico da UEL, estão:

  • Estudos da Linguagem
  • Filosofia
  • História Social
  • Letras
  • Sociologia
  • Análise do Comportamento 
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Fisiológicas
  • Genética e Biologia Molecular
  • Microbiologia
  • Multicêntrico em Ciências Fisiológicas
  • Patologia Experimental
  • Psicologia
  • Bioenergia
  • Biotecnologia
  • Ciência da Computação
  • Ensino de Ciências e Educação
  • Física
  • Geografia
  • Matemática Aplicada e Computacional
  • Química
  • Administração
  • Direito Negocial
  • Economia
  • Serviço Social e Política Social
  • Ciências da Reabilitação
  • Ciências da Saúde
  • Enfermagem
  • Fisiopatologia Clínica e Laboratorial
  • Saúde Coletiva
  • Ciência da Informação
  • Comunicação
  • Educação
  • Agronomia
  • Ciência Animal
  • Ciência de Alimentos
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica
  • Educação Física

Mestrado Profissional

Entre as opções de Mestrado Profissional da UEL, ou seja, cuja pesquisa é feita para resolver uma dor do mercado, estão:

  • Letras;
  • Letras Estrangeiras Modernas;
  • Sociologia em Rede Nacional;
  • Ensino de Física;
  • Matemática em Rede Nacional;
  • Química em Rede Nacional;
  • Clínicas Veterinárias.

Doutorado

UEL

Entre as opções de Doutorado da UEL, estão:

  • Estudos da Linguagem;
  • Filosofia;
  • Letras;
  • Sociologia;
  • Análise do Comportamento;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Fisiológicas;
  • Genética e Biologia Molecular;
  • Microbiologia;
  • Multicêntrico em Ciências Fisiológicas;
  • Patologia Experimental;
  • Psicologia;
  • Bioenergia;
  • Biotecnologia;
  • Ensino de Ciências e Educação;
  • Física;
  • Geografia;
  • Química;
  • Direito Negocial;
  • Serviço Social e Política Social;
  • Ciências da Reabilitação;
  • Ciências da Saúde;
  • Enfermagem;
  • Fisiopatologia Clínica e Laboratorial;
  • Saúde Coletiva;
  • Ciência da Informação;
  • Educação;
  • Agronomia;
  • Ciência Animal;
  • Ciência de Alimentos;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia Elétrica;
  • Educação Física.

A importância do mestrado e doutorado para carreira acadêmica

Se você sonha em atuar no universo acadêmico ou trabalhar com produção científica, fazer o Mestrado e Doutorado são, praticamente, etapas obrigatórias. 

Eles não só aprofundam seu conhecimento em uma área específica, mas ensinarão a você a desenvolver autonomia intelectual, pensamento crítico e produção de conhecimento.

Na UEL, os programas são fortemente conectados com os principais grupos de pesquisa tanto do Brasil quanto internacionais. Além disso, por ter programas fortes, a instituição é contemplada com um alto número de bolsas da CAPES e do CNPq, facilitando a permanência e o foco total na obtenção do título.

Pela parceria com instituições internacionais, os alunos conseguem mais facilmente participar de intercâmbios acadêmicos, especialmente o programa de doutorado sanduíche. 

Isso amplia as chances de colaboração científica e abre portas para que você possa atuar fora do país ou, então, em redes de pesquisa globalizadas.

UEL

Depoimentos de ex-alunos do Mestrado e Doutorado da UEL

O Mestrado e Doutorado da UEL pode trazer mudanças significativas para muitas pessoas, abrindo portas para experiências únicas em sua vida. Separamos a seguir alguns depoimentos de quem já passou por esse momento para inspirá-lo!

Mais que um título, participar do programa de pós-graduação do Mestrado em Educação da UEL foi um passo importante para a realização de um sonho, o Doutorado. Durante a nossa formação o envolvimento nas atividades propostas pelo programa, o aprofundamento das leituras, a colaboração nos eventos propostos e primordialmente ser convidado pela minha Orientadora Maria Leoni Padilha Henning para apresentar temas de minha pesquisa para os alunos do programa foi extremamente enriquecedor e motivador” 

Walace Soares de Oliveira, egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL.

Desde o processo de seleção à banca de defesa tive a oportunidade de aprender com os docentes, colegas de turma das mais diversas áreas que se alinhavam na busca de aprimorar conhecimentos e formação acadêmica” 

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, egressa do doutorado em educação da UEL.

Pesquisa, extensão universitária e mobilidade acadêmica

As universidades públicas atuam com o tripé ensino, pesquisa e extensão e a UEL também investe bem nessas três áreas. Além disso, também proporciona excelentes oportunidades para os estudantes de mobilidade para universidades nacionais e internacionais.

Veja mais sobre essas possibilidades a seguir!

Pesquisa

A Universidade Estadual de Londrina é um forte centro científico no Brasil. Ela tem uma cultura forte de pesquisa universitária, estimulando alunos desde a graduação a atuarem em projetos relevantes para a sociedade.

Atualmente, são mais de 600 projetos de pesquisa ativos, muitos deles com financiamento das maiores agências de fomento do país, como a CAPES, CNPq e Fundação Araucária.

Há grupos de pesquisa em diversas áreas, como saúde, ciências agrárias, tecnologia, meio ambiente, educação, direitos humanos, inovação e mais!

Além disso, a estrutura também colabora muito com isso. A UEL conta com laboratórios equipados, centros de pesquisa multidisciplinares, acesso a importantes bancos de dados e artigos científicos e diálogos com a comunidade internacional, fazendo parcerias com universidades importantes.

Ou seja, há o ambiente ideal para desenvolver ideias que fazem a diferença no mundo real. A UEL também acredita que o incentivo da aproximação dos alunos da graduação com o mundo da pesquisa é importante.

Por isso, a instituição incentiva programas de iniciação científica (como o PIBIC e o PIBITI), oferecendo bolsas para que esses alunos possam dar os primeiros passos nesse universo. Com a ajuda de um professor orientador, essa é uma forma de aprender na prática.

Durante o período de duração da bolsa, o estudante aprenderá sobre como pensar cientificamente, escrever projetos, coletar dados e apresentar resultados. Será incentivado, inclusive, a participar de congressos e eventos, apresentando resultados das suas pesquisas iniciais.

Extensão universitária

A UEL também é forte no oferecimento de ações de extensão universitária, conectando a instituição com o mundo fora dos muros da universidade. Ela promove centenas de projetos que integram o saber acadêmico com as necessidades da sociedade.

Eles envolvem ativamente os estudantes da graduação, pós-graduação e servidores da universidade, gerando impacto positivo real em Londrina e região.

Entre as principais ações de extensão da UEL, estão:

  • Hospital Universitário (HU) da UEL: referência em saúde pública, o HU atende pacientes do SUS e funciona como campo de prática para estudantes de diversas áreas da saúde (Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Farmácia, entre outros). Ele é um dos maiores hospitais universitários do Paraná e oferece atendimentos de alta complexidade para população que não pode contar com atendimento particular;
  • Clínicas-escola de Psicologia e Odontologia: ambas oferecem atendimento gratuito ou a preços acessíveis (geralmente preço de custo de materiais). Elas são reconhecidas tanto pela qualidade técnica do serviço quanto pelo acolhimento psicológico à comunidade;
UEL
  • Cursos de extensão em idiomas, música e outras áreas: a UEL oferece cursos abertos à comunidade tanto no ensino de línguas estrangeiras (inglês, espanhol e francês) quanto de música, inclusão digital, artes, entre outros;
  • Projetos sociais e comunitários: alguns projetos atuam diretamente em escolas, ONGs, bairros periféricos da região e áreas rurais. Eles realizam ações de educação ambiental, cidadania, saúde preventiva, empreendedorismo, agricultura familiar, direitos humanos, cultura e esporte.

Essas atividades mostram que a UEL não é uma instituição limitada apenas à sala de aula. Os projetos de extensão ajudam a ampliar a formação do aluno não só pela possibilidade de aplicar seus conhecimentos na prática, mas também a ter contato com outras realidades, fortalecendo o compromisso social da universidade.

Participar de um projeto de extensão também faz toda a diferença no currículo e na vivência da vida estudantil. É ali que muita gente descobre sua vocação, amplia repertório e se conecta com realidades que nunca imaginou.

Mobilidade acadêmica interna e externa

A mobilidade acadêmica é uma oportunidade incrível para os estudantes que desejam ampliar os horizontes, conhecer novas realidades e enriquecer sua trajetória na educação universitária. Com ela, o aluno pode estudar por um tempo em outra instituição de ensino.

Ela é oferecida em duas modalidades: interna (em instituições nacionais) ou externa (intercâmbio internacional acadêmico). O processo seletivo é organizado pela Assessoria de Relações Internacionais, que publica os editais de participação quando há oportunidades abertas. 

Confira quais são os critérios e documentos exigidos e deixe-os preparados. Especialmente no caso do intercâmbio internacional, que pode exigir documentos de proficiência no idioma nativo do país de destino.

No caso da mobilidade nacional, a experiência vale como parte do curso e, ao retornar, os créditos são aproveitados. É uma forma de explorar o Brasil e ter contato com novas práticas acadêmicas, sem perder o vínculo com a faculdade de origem.

No intercâmbio internacional, você poderá viver uma experiência fora do país e estabelecer contatos com instituições que poderão recebê-lo para uma pós-graduação no futuro. Além disso, pode fazer networkings que proporcionarão contratações após a sua formação.

UEL

Principais oportunidades de intercâmbio e extensão universitária oferecidas pela UEL

  • Programa de Mobilidade Internacional (PMI/ARI): são publicados editais anuais para universidades conveniadas na América Latina, Europa e Ásia. Pode ser feito por alunos de graduação e pós-graduação;
  • Programa BRACOL e BRAMEX: possui parcerias com instituições de países como Colômbia e México. O estudante realiza um semestre letivo no exterior e, ao voltar, pode aproveitar as disciplinas na sua formação;
  • Programa PILA (Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano): programa que realiza o intercâmbio entre universidades da Argentina, México, Colômbia, Brasil e Paraguai.
    PMN (Programa de Mobilidade Nacional): parceria com mais de 50 universidades públicas estaduais e municipais. Permite que o aluno possa estudar em outra universidade brasileira por 1 ou 2 semanas.

Ensino à Distância na UEL

A Universidade Estadual de Londrina também está antenada com uma das principais tendências na área da educação no momento: a possibilidade de fazer graduação à distância. Com estrutura consolidada e polos de apoio, ela oferece cursos EAD gratuitos e reconhecidos pelo MEC.

Essas são ótimas opções para quem precisa de flexibilidade para estudar, mora longe do campus universitário ou quer conciliar o estudo com outras responsabilidades. Então, vem com a gente conhecer o que a UEL oferece no formato remoto.

Por que fazer uma graduação à distância?

Fazer um curso superior EAD na UEL não significa abrir mão da qualidade de formação, muito pelo contrário! Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação e contam com professores da própria universidade, seguindo o mesmo rigor acadêmico das graduações presenciais.

Além disso, a flexibilidade é um dos grandes diferenciais desse modelo. Você pode organizar seus horários de estudo, acessar as aulas de qualquer lugar e ter maior autonomia na construção do seu conhecimento.

Esse é um modelo ideal para quem trabalha, cuida da família ou prefere aprender no seu ritmo. Além disso, poderá ter o apoio presencial nos polos UAB (Universidade Aberta do Brasil), onde poderá fazer provas, tirar dúvidas com tutores e usar a estrutura física do espaço.

Cursos EAD da UEL

A UEL oferece suas graduações à distância por meio da UAB, com cursos voltados, principalmente, para formação de professores e em áreas estratégicas da educação. 

São as opções que a instituição disponibiliza:

  • Licenciatura em Computação;
  • Tecnologia em Gestão Pública.

Além das graduações, também é possível fazer especializações lato sensu na modalidade EAD:

  • Especialização em Educação Física Inclusiva;
  • Especialização em Ensino de Inglês para Crianças;
  • Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • Especialização em Tecnologias de Informática na Educação.
UEL

Processo seletivo do Ensino à Distância da UEL

Para ingressar nos cursos EAD da UEL, o aluno deve se inscrever no processo seletivo, nas datas previstas no edital, quando ele for publicado pelo Núcleo de Educação à Distância (NEAD).

Entre as formas de ingresso, estão:

  • Nota obtida no vestibular da UEL;
  • Nota do Exame Nacional do Ensino Médio;
  • Seleção para portadores de diploma de curso superior.

É importante ficar atento aos prazos, já que os cursos são oferecidos por meio de editais anuais ou bienais. As informações atualizadas são sempre divulgadas no site oficial da UEL.

E o mais importante: os cursos são gratuitos e com a mesma validade dos presenciais. Isso significa que você conquista seu diploma com o prestígio de uma instituição de ensino reconhecida nacionalmente — com direito a nota do MEC altamente positiva.

Vida acadêmica e custos

Uma das principais vantagens de fazer um curso em uma universidade pública de ponta, como a UEL, é a sua gratuidade. Porém, há outros custos que precisam ser levados em consideração, como material acadêmico, inscrição em eventos e congressos, moradia, alimentação, entre outros.

Saber mais sobre esses detalhes ajuda o estudante a se preparar com calma para essa fase e fazer o curso com maior tranquilidade. Confira a seguir mais detalhes sobre eles e comece já a se planejar para essa jornada!

Material acadêmico

Mesmo que muitos conteúdos, hoje, estejam disponíveis em formato digital, o estudante poderá ainda ter alguns gastos com material acadêmico. Isso passa tanto por livros e apostilas a, até mesmo, materiais e itens que são específicos de um curso. Estão entre os principais deles:

  • Jaleco;
  • Calculadora científica;
  • EPIs;
  • Instrumental para parte prática;
  • Pagamento de licenças de software para realização de trabalhos e atividades práticas;
  • Materiais utilizados em áreas como Artes, Arquitetura e Design;
  • Manutenção de equipamentos musicais.

Eventos e congressos

A inscrição em eventos acadêmicos e congressos é um investimento na sua formação. Participar de semanas de curso, jornadas científicas, simpósios e congressos ajuda a expandir sua experiência universitária, além de permitir conhecer pessoas que farão parte da sua carreira.

Além de enriquecer a sua formação, eles contam como atividades extracurriculares obrigatórias, necessárias para conseguir se formar. Vale a pena acompanhar quais são gratuitos, especialmente os organizados dentro da UEL.

Assim, você consegue diminuir os custos e garantir os benefícios de estar presente nesses eventos. Porém, programe-se para participar de congressos que vão exigir taxas de inscrição, gastos com transporte, alimentação e hospedagem, caso aconteçam fora de Londrina.

UEL

Moradia

Para os estudantes que vêm de outras cidades, vão precisar se programar para arcar com os custos de moradia. Em Londrina, há desde opções de repúblicas estudantis a kitnets e apartamentos compartilhados, com faixas de preço variadas.

Uma dica para ajudar a baratear os custos é analisar bem o bairro onde vai morar. Considere a segurança, a proximidade do campus e a facilidade de acesso ao transporte.

Para quem tem uma renda mensal inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, pode tentar alojamento estudantil gratuito na UEL. Porém, é preciso passar no processo de seleção para ser contemplado com uma vaga.

Alimentação

A alimentação pode ser um custo elevado para os estudantes, comprometendo o seu orçamento mensal. Uma das formas de conseguir reduzir custos é contar com um dos grandes aliados da comunidade acadêmica: o Restaurante Universitário (RU).

Ele oferece refeições completas com valores acessíveis e pode ser ainda mais barato para quem é contemplado com o auxílio alimentação – nesse caso, ele pagará apenas R$ 1* por refeição.

Para os demais alunos da graduação, o valor por refeição (almoço e jantar) é de R$ 4,70*. O cardápio é disponibilizado toda semana, com opções com carne e veganas para atender as necessidades da maioria dos estudantes, produzidas com supervisão nutricional.

Para quem precisa economizar ou tem uma rotina intensa de aulas no campus, essa opção pode ser essencial para não precisar gastar muito no dia a dia. Fora do RU, Londrina conta com várias lanchonetes e restaurantes populares próximos à universidade.

Transporte

A Universidade Estadual de Londrina fica em uma região bem estruturada, atendida por diversas linhas de ônibus que passam pela região. Os estudantes têm direito ao cartão de estudante, dependendo da sua situação financeira, podendo conquistar entre 50% ou 100% de isenção.

Para ter direito ao benefício, o estudante precisa morar a mais de 1500 metros da UEL e o cartão só pode ser utilizado nos dias e horários de aula.

O valor do transporte público em 2025 em Londrina é de R$ 5,75*.

Lazer

A vida acadêmica vai além dos livros e é importante também investir no seu lazer. A boa notícia é que Londrina oferece várias opções de lazer acessível para os estudantes. Você poderá aproveitar cinemas, parques, cafés, centros culturais, shows e eventos estudantis.

A vida cultural dentro da UEL também é bem efervescente, com atividades culturais, feiras, exposições, saraus e mostras organizadas pelos cursos e centros acadêmicos. Geralmente, são gratuitas e podem acontecer dentro do campus.

Ou seja, sempre tem algo rolando para você se distrair e aproveitar a vida universitária! Essa é uma experiência incrível e vale a pena investir nela. 

UEL

Custo de vida na cidade

Londrina é considerada uma cidade com um custo-benefício equilibrado e atrativo para os estudantes. Comparado com a capital Curitiba e outros centros urbanos no Brasil, os gastos com moradia, transporte e alimentação costumam ser mais baixos.

O custo de vida vai variar conforme o seu estilo, localização da moradia e seus hábitos. Mas, com planejamento, é possível viver em Londrina com conforto e aproveitar tudo que a Universidade Estadual de Londrina tem a oferecer, sem comprometer o seu bolso.

* Valores consultados em abril de 2025. Favor consultar a página oficial para acessar os valores atuais. Não nos responsabilizamos por mudanças nos valores informados.

A carreira acadêmica e o mercado de trabalho

A experiência que a Universidade Estadual de Londrina oferece vai muito além da sala de aula. Já desde os primeiros períodos da graduação, os estudantes poderão ter acesso a experiências que os preparam para o mercado de trabalho ou, até mesmo, para quem deseja seguir carreira acadêmica.

Você poderá participar de projetos de extensão, grupos de pesquisa e buscar estágios com parceiros da UEL. Quanto antes mergulhar nessas possibilidades, mais facilmente conseguirá desenvolver habilidades, ganhar experiência e criar uma rede de contatos que facilitará contratações futuras. 

A seguir, confira algumas das principais oportunidades oferecidas pela UEL para impulsionar sua trajetória profissional.

Estágios dentro da universidade

A UEL oferece vagas de estágio não obrigatório em diferentes setores da própria instituição: bibliotecas, laboratórios, setores administrativos, clínicas, projetos de extensão e mais.

Além de proporcionarem a experiência prática que vai agregar no seu currículo, elas contam como atividade complementar, ajudando a bater o número de horas obrigatório.

Bolsas de pesquisa

Os alunos que desejam entrar na carreira acadêmica, ou querem conhecer sobre pesquisa, podem concorrer às bolsas de pesquisa de programas como o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e o PIBITI (voltado para tecnologia e inovação).

Elas permitem que os estudantes de graduação desenvolvam projetos de pesquisa com orientação de professores, aprendendo o passo a passo de como se desenvolve uma investigação científica.

Esse pode ser o primeiro passo para quem deseja seguir no Mestrado, Doutorado, ou atuar em áreas que exigem pensamento crítico e analítico.

Grupos de estudo e monitorias

A UEL oferece experiência com grupos de estudo e monitorias acadêmicas, sendo excelentes espaços de aprendizado. 

Os grupos de estudos são formados por alunos de graduação, pós-graduação e professores. A ideia desses espaços é que, coletivamente, os participantes aprofundem temas específicos da sua área. Isso pode, até mesmo, ajudar a dar origem a projetos de extensão ou pesquisa.

UEL

Já as monitorias da UEL permitem que um aluno mais avançado consiga auxiliar outros colegas em disciplinas nas quais ele já foi aprovado. A ideia é que ele dê suporte ao trabalho do docente, tirando dúvidas e ajudando colegas com dificuldades.

Geralmente, essa oportunidade aparece para matérias que sejam mais desafiadoras e que, portanto, os seus colegas precisam de um suporte maior para aprenderem. Para quem deseja, no futuro, se tornar um professor, essa experiência pode ser interessante para se acostumar com as dinâmicas de sala de aula.

Ambas as oportunidades ajudam no desenvolvimento de autonomia, reforçam o conhecimento que teve e são super valorizadas, tanto na academia quanto no mercado de trabalho.

Projetos de extensão com aplicação prática

Muitos projetos desenvolvidos na UEL têm forte ligação com áreas como saúde, educação, direito, cultura, economia e meio ambiente. Participar desses projetos ajuda a colocar o aluno em contato direto com problemas reais e com a comunidade como um todo.

Ao longo dessa experiência, você poderá ter contato direto com problemas reais e com a comunidade, desenvolvendo competências que fazem toda a diferença no mundo do trabalho: comunicação, trabalho em equipe, responsabilidade social e visão de mundo.

Orientação de carreira e empregabilidade

Um diferencial da UEL são os serviços de apoio à inserção profissional para os alunos. Ela realiza ações como feiras de estágio, encontros com ex-alunos e parcerias com empresas da região. Isso ajuda a trazer maior clareza sobre o mercado e tirar dúvidas que os estudantes tenham.

Os cursos também mantêm convênios com empresas, hospitais, escolas e instituições públicas, facilitando a contratação para estágios supervisionados obrigatórios ou extracurriculares.

O contato constante entre a universidade e o mercado facilita o desenvolvimento de competências práticas, além de aumentar as chances de colocação no mercado após a conclusão da formação.

Por que escolher a UEL?

Escolher onde vai se formar é uma das decisões mais importantes da vida, já que é o nome da instituição que estará no seu currículo. Se você está em dúvida, a Universidade Estadual de Londrina tem muitos motivos para entrar (ou continuar) na sua lista de favoritas.

Vem com a gente ver os principais motivos para isso a seguir!

Qualidade de ensino reconhecida nacionalmente

A UEL está entre as 30 melhores universidades do Brasil segundo os principais rankings nacionais e internacionais. Isso aconteceu devido ao seu destaque na produção científica, inclusão dos alunos no mercado de trabalho e qualificação do corpo docente.

A maioria dos professores tem título de doutores, além de continuarem atuando com pesquisas em suas áreas de interesse. Por isso, eles estão sempre atualizados e conectados com as principais tendências e desafios do momento e passam isso em sala de aula.

UEL

Muitos cursos da UEL tem nota máxima em avaliações como Enade, como:

  • Engenharia Civil;
  • Agronomia;
  • Fisioterapia;
  • Medicina Veterinária;
  • Enfermagem;
  • Psicologia;
  • Direito;
  • Jornalismo;
  • Música;
  • Química.

Ou seja, seus futuros contratantes vão reconhecer um nome de peso no seu diploma, o que facilitará na hora de buscar sua sonhada vaga no mercado de trabalho!

Estrutura de ponta para ensino, pesquisa e extensão

O campus universitário da UEL tem mais de 200 hectares, com uma infraestrutura completa para a comunidade acadêmica: laboratórios, clínicas-escola, biblioteca central, centros de pesquisa, fazenda-escola, hospitais e núcleos de extensão.

Com isso, todos os alunos têm suporte para realizarem atividades práticas do seu curso e saírem preparados para o mercado de trabalho.

Além disso, ela é responsável pelo Hospital Universitário, uma das instituições de saúde mais importantes do Paraná, oferecendo serviços de saúde de ponta para a comunidade, com atendimento pelo SUS.

Oportunidades reais de intercâmbio e mobilidade acadêmica

Estudantes da UEL podem participar de intercâmbio acadêmico em universidades da América Latina, Europa e outras regiões, além de programas de mobilidade nacional com universidades públicas brasileiras.

A universidade auxilia desde o processo seletivo até o suporte na viagem. Tudo isso permitirá que você amplie sua vivência acadêmica e cultural — e ainda fortalece seu currículo para o mercado ou para seguir carreira acadêmica.

Vida universitária rica e acessível

Além de aulas excelentes ministradas por professores experientes, a UEL oferece uma vida estudantil vibrante, com eventos culturais, projetos de extensão, esportes, centros acadêmicos ativos e um ambiente de troca constante com estudantes de diversas áreas.

Londrina é conhecida por ser um dos melhores lugares do interior do Brasil para estudar. É uma cidade que possui um bom custo de vida, estrutura urbana desenvolvida, muitas áreas verdes e clima agradável.

Programas de apoio à permanência

A UEL leva a sério o compromisso com o acesso à educação. Por isso, oferece bolsas de estudo, auxílio moradia, alimentação gratuita no RU, alojamento estudantil e atendimento psicológico e social por meio do SEBEC.

Esses programas ajudam que estudantes de diferentes contextos socioeconômicos tenham suporte real para permanecerem na universidade, sem perder qualidade de vida e podendo focar na sua formação.

Formação conectada com o mercado

A universidade mantém parcerias com empresas e instituições públicas, além de estimular a participação em estágios, monitorias e pesquisa desde o início da graduação. Isso prepara o estudante para entrar no mercado de trabalho com mais segurança e competitividade.

Além disso, a UEL promove feiras de empregabilidade, eventos de carreira e incentiva a participação em grupos de pesquisa, projetos de extensão e cursos de capacitação. Tudo isso ajuda a aumentar as suas possibilidades de networking e conhecer quem poderá contratá-lo no futuro.

UEL

Compromisso com inovação e impacto social

A UEL desenvolve projetos com impacto direto na sociedade — seja em comunidades locais, na saúde pública ou em políticas educacionais. Também investe em sustentabilidade, tecnologia e inclusão, preparando estudantes para atuarem com consciência social e espírito inovador.

Muitas de suas pesquisas, inclusive, refletem esse compromisso. Estão entre elas:

Além disso, outros projetos da UEL também se destacam nesse quesito:

Ou seja, ela é o tipo de universidade que forma profissionais com bagagem técnica, mas também com visão crítica e senso de propósito.

Veja também! Saiba como se preparar mentalmente para o vestibular:

Prepare-se para entrar na UEL com o Stoodi!

Agora que você sabe tudo sobre a Universidade Estadual de Londrina e ela entrou no seu radar de possíveis universidades para fazer sua graduação, é hora de começar a preparação de milhões! E o Stoodi vai ajudá-lo nisso!

Com o Stoodi, você aprende com professores que são super experientes na aprovação em vestibulares mega concorridos no Brasil. Eles também usam uma metodologia avançada, com base nos últimos estudos em neurociências, para criar conteúdos que serão atrativos e ajudarão no seu aprendizado.

Além disso, terá acesso não só as videoaulas, mas também a mapas mentais, apostilas e poderá tirar dúvidas tanto com nossos monitores quanto com a Tutor IA, nossa tutoria inteligente.

Ou seja, você aumenta muito suas chances de aprovação com o melhor cursinho online para Enem e vestibulares!

Não perca tempo: comece já sua preparação para entrar na UEL e faça sua inscrição no Stoodi!